O renomado economista Peter Schiff, conhecido por sua postura crítica em relação às criptomoedas, recentemente expressou sua preocupação com a dinâmica de mercado envolvendo os ETFs Bitcoin e Bitcoin Spot. A discussão de Schiff gira em torno das complexidades e potenciais problemas desses instrumentos financeiros no contexto atual da criptoeconomia.
Segundo Schiff, há uma questão crucial com a venda de BTC por empresas requerentes antes da aprovação dos ETFs Bitcoin Spot. Ele argumenta que, com a aprovação destes ETFs, as mesmas empresas estão agora obrigadas a vender BTC, seguindo a tendência de venda desses produtos pelos investidores. Esta dinâmica, afirma Schiff, poderia ter um impacto significativo no mercado de BTC.
O economista destaca especialmente o caso do produto GBTC da Grayscale. Anteriormente um trust, o GBTC foi transformado em um ETF spot. Este movimento levou os investidores que já possuíam GBTC a vender seus produtos, resultando também na venda de BTC. Schiff enfatiza que, anteriormente, as vendas de GBTC apenas afetavam o preço do próprio GBTC. No entanto, agora, com a conversão em ETF Spot, essas vendas estão impactando diretamente o mercado de BTC.
Now all the #BitcoinETFs that bought #Bitcoin in advance of listing have to sell as shareholders dump shares. The biggest problem is $GBTC. In the past, investors selling shares just widened the discount. Now it results in large quantities of Bitcoin being dumped into the market.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) January 16, 2024
Esta análise de Schiff ocorre em um momento histórico para o mercado de criptomoedas. Recentemente, observou-se o lançamento de 10 ETFs Bitcoin à vista, um marco importante para o setor. Durante a semana do lançamento, os fluxos totais em produtos de investimento em criptomoedas ultrapassaram a marca de US$ 1 bilhão, um valor mais de cinco vezes superior ao registrado na semana anterior.