O chefe de pesquisa da Wintermute, Igor Igamberdiev, observou recentemente uma descoberta em que sugere que o implantador da criptomoeda de meme Bald (BALD) estava conectado à Alameda Research, que era antigamente o braço de pesquisa e comércio da falida exchange FTX.
“Estive sentado nesta notícia o dia todo, mas vamos olhar para o @BaldBaseBald instalador. Definitivamente, é alguém da Alameda, mas não acho que possamos dizer com segurança que é @SBF_FTX (mesmo ele sendo um psicopata)”, escreveu.
1/12
Alright, I’ve been sitting on this news all day, but let’s look at the @BaldBaseBald deployer.
This is definitely someone from Alameda, but I don’t think we can safely say that this is @SBF_FTX (even though he is a psycho)
Let’s go👇 pic.twitter.com/qs7e2nMTI1
— Igor Igamberdiev (@FrankResearcher) August 1, 2023
O pesquisador baseou seu argumento na identificação de uma carteira antiga (0x000f7f) que está vinculada ao implantador.
A ligação sugerida acontece pois o endereço do implantador Bald e a carteira estavam compartilhando a mesma conta de depósito na FTX, bem como a interação da Alameda com o endereço de carteira desde 2021.
“Este endereço tem movimentado muito mais por si só, principalmente interagindo com exchanges offshore A participação do FTX é muito maior aqui, e até a Alameda está presente, mas ainda faltam muitas transferências de FTT ou o endereço recebeu fundos imediatamente após o surgimento do CEX”.
No momento da publicação, o preço do Bald estava cotado em US$ 0,00616463 em queda de 73.8% nas últimas 24 horas.
Reinício FTX?
Vale lembrar que a FTX, uma exchange falida, divulgou, em 31 de julho, um plano para reorganização visando a proposta de implementação de uma exchange offshore “reiniciada” para clientes fora dos Estados Unidos.
Em seu projeto, a FTX destacou que o plano é classificar os reclamantes em vários grupos, sendo os clientes da plataforma offshore da FTX.com sendo denominados como “clientes pontocom” e os usuários da exchange nos EUA como “clientes dos EUA”.
O plano também ressalta que cada usuário de um direito de cliente pontocom vai receber uma parte proporcional dos recursos de um pool de ativos associados à FTX.
Em uma parte do plano, o documento sugere que os devedores poderiam abrir mão de um pagamento em dinheiro por uma participação na nova plataforma.