Ethereum esteve em alta na semana passada, passando de uma baixa de dois meses onde saiu de $ 1.700 para seu nível atual em $ 3.223. Vários fatores do mercado levaram criptomoeda a um novo rali, mas é fato que a maioria parece gravitar em torno da ETH e seu ecossistema.
Após a implementação do EIP-1559, o token nativo da Ethereum tornou-se um ativo deflacionário devido à mudança em seu mecanismo de taxas . Para validar transações na rede, uma parte da ETH é “queimada”, ou seja, enviada para um endereço que ninguém pode acessar.
Como consequência, a ETH vem ganhando força como um ativo de reserva de valor, para alguns especialistas, ainda mais eficiente do que o Bitcoin. O pesquisador Lucas Outumuro registrou uma queda na emissão diária da ETH, menor do que a do Bitcoin pela primeira vez desde seu início.
Como mostra o gráfico abaixo, a inflação líquida do ETH está em 3574 ETH (1,11% anualizado) e a inflação líquida do BTC está em 900 BTC (1,75% anualizado), afirmou Outumuro.
A queda na emissão diária da ETH é atribuída ao aumento da atividade on-chain. A pesquisa rastreou isso até o aumento na atividade relacionada ao token não fungível (NFT).
Em 2021, os NFTs se tornaram uma nova mania na indústria de criptografia, com um nível aparentemente alto de adoção pelo mainstream.
Alguns dias atrás, a gigante de pagamentos VISA anunciou uma compra NFT da popular coleção CryptoPunks. Ao mesmo tempo, EtherRocks e jogos NFT estão contribuindo para o aumento da atividade neste setor . Como consequência, Outumuro disse:
A atividade de NFT aumentou significativamente as taxas de Ethereum e a quantidade de ETH que está sendo queimada junto com elas. Isso levou a várias horas em que mais ETH foi queimado do que emitido, tornando-o efetivamente deflacionário durante breves períodos de tempo.
Ethereum, do Digital Oil ao “Ultra-Sound Money”
A Ethereum desenvolveu uma infinidade de casos de uso em diferentes setores, NFTs, DeFi, jogos baseados em blockchain e muito mais. Além disso, sua natureza deflacionária recentemente adquirida poderia levá-lo a “desenvolver um prêmio monetário como o BTC”, afirma a pesquisa.
o Ethereum ultrapassou o Bitcoin em outras métricas, incluindo liquidação de valor diário. A primeira rede liquidou até US $ 24 bilhões diários, em comparação com os US $ 8,5 bilhões do Bitcoin.
Essa mudança e aumento de atividade ocorreram apesar das altas taxas de transação da Ethereum, 10 vezes mais altas do que a criptomoeda número um em valor de mercado. Outumuro adicionado:
Este também é o caso para o número de transações em cada blockchain, com ETH sendo valorizado mais próximo de sua atividade de transação. 5x o número de transações diárias, mas ainda atrasado na avaliação.
Dados adicionais também sugerem que o ETH é mais adotado, com mais de 20 milhões de endereços que o possuem. A pesquisa destacou que esses endereços podem possuir um número indeterminado de usuários, mas podem ser usados como um “proxy para observar o crescimento em uma comunidade de ativos criptográficos.
Os fatores acima mencionados fortalecem os fundamentos da Ethereum e mudam progressivamente a forma como os investidores avaliam o ativo subjacente, ETH.
Nos próximos meses, à medida que a rede fizer a transição para a ETH 2.0, mais fatores contribuirão para a tese de que a ETH se tornou a última reserva de valor. Outumuro disse:
Como NFTs e outras aplicações continuam a crescer no Ethereum, isso cria pressão deflacionária e reforça o prêmio monetário do Ether. Em última análise, isso alinha os usuários e titulares no sentido de que $ ETH se torne a reserva de valor da Internet descentralizada.
Perguntas frequentes
Como o fornecimento de ETH pode diminuir?
O fornecimento de ETH diminui sempre que mais ETH é destruída por meio da queima de tarifas do que ETH é criada por meio da emissão. A queima de taxas é um mecanismo de escassez alimentado pela utilidade transacional do Ethereum.
O que é a queima de taxa?
A queima de taxas é um mecanismo que destrói as taxas básicas de ETH pagas para a inclusão da transação no Ethereum. A queima de taxas começou em 5 de agosto de 2021 com a ativação do EIP-1559
O que são taxas básicas?
As taxas básicas são taxas mínimas cotadas pelo protocolo para a inclusão da transação em um bloco Ethereum. As taxas de prioridade pagas além das taxas básicas não são queimadas.