- PayPal USD Crypto ultrapassa US$ 1 bilhão em capitalização.
- Competição acirrada com outras stablecoins lastreadas em dólar.
- Expansão estratégica do PYUSD em plataformas e parcerias.
A stablecoin PayPal USD (PYUSD), vinculada ao dólar americano e operacionalizada pela gigante de pagamentos PayPal, alcançou uma capitalização de mercado superior a US$ 1 bilhão. Essa conquista destaca seu crescimento e aceitação no competitivo setor de criptomoedas. O PYUSD, introduzido no mercado em 2023, é totalmente lastreado em dólares americanos e é gerenciado pela Paxos Trust Company, uma entidade custodiante de criptomoedas aprovada pelas autoridades dos EUA.
O PYUSD disputa diretamente com outras stablecoins regulamentadas e lastreadas em dólares, como a USD Coin, desenvolvida pela Circle Internet Financial. “A mudança para moedas digitais requer um instrumento estável que seja nativo digitalmente e facilmente conectado à moeda fiduciária, como o dólar americano”, afirmou Dan Schulman, presidente e CEO do PayPal, em uma declaração de 2023.
Como um token ERC-20 compatível com a blockchain Ethereum, o PYUSD é a única stablecoin que pode ser utilizada diretamente nas plataformas de pagamento do PayPal. Seu design visa atender uma vasta comunidade de desenvolvedores, carteiras digitais e aplicativos baseados em Web3, oferecendo uma integração simplificada para exchanges de criptomoedas, conforme apontado pelo PayPal.
A empresa tem trabalhado ativamente para ampliar a acessibilidade do PYUSD, incluindo uma parceria com a Anchorage Digital para estabelecer um programa de recompensas para clientes que mantêm suas stablecoins do PayPal USD custodiadas pela empresa. Adicionalmente, em maio deste ano, o PayPal expandiu a presença do PYUSD na blockchain Solana, em colaboração com plataformas como Crypto.com, Phantom e Paxos, visando capturar uma maior base de usuários.