A Paxos Trust Company, a empresa cripto por trás da stablecoin Binance USD, abordou o aviso de Wells emitido pela Securities and Exchange Commission (SEC) dos EUA. O aviso, enviado à empresa em 3 de fevereiro de 2023, revelou a intenção do regulador de valores mobiliários de iniciar ações de execução contra a empresa de stablecoin, alegando que ela violou as leis de proteção ao investidor.
A SEC alegou que o BUSD, emitido pela Paxos, é um valor mobiliário e deveria ter sido registrado na agência de acordo com as leis federais de valores mobiliários.
Paxos discorda da SEC
De acordo com o comunicado de imprensa da Paxos, a empresa discorda categoricamente das alegações feitas pela equipe da SEC. O emissor do BUSD esclareceu que a stablecoin da marca Binance não era um título sob as leis federais de valores mobiliários. A declaração garantiu aos leitores que o BUSD emitido pela empresa é sempre lastreado 1:1 com reservas denominadas em dólares mantidas em contas remotas de falência.
Este aviso da SEC Wells refere-se apenas ao BUSD. Para ser claro, inequivocamente não há outras acusações contra Paxos. A Paxos sempre priorizou a segurança dos ativos de seus clientes.”
Para tanto, o emissor da stablecoin afirmou que entrará em contato com a SEC sobre esse assunto e está preparado para “litigar vigorosamente” se necessário. Hoje cedo, o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York ordenou que a empresa parasse de emitir novos BUSD. Um porta-voz da Binance afirmou que a empresa vai parar de cunhar BUSD, no entanto, a conversão automática de depósitos USDC, USDP e TUSD em sua plataforma continuará.
Paxos encerra parceria com a Binance, entenda
A decisão, que vem em estreita coordenação com o Departamento de Serviços Financeiros de Nova York (NYDFS), entrará em vigor em 21 de fevereiro de 2023.