Em meio a uma atmosfera política acalorada, a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos passou por uma mudança significativa que pode ter implicações interessantes para o mundo das criptomoedas.
Na terça-feira, uma votação marcante destituiu Kevin McCarthy de sua posição como presidente da Câmara. Com uma diferença apertada, 216 a 210 votos e o inesperado apoio de oito republicanos, McCarthy viu seu reinado chegar ao fim. “O cargo de presidente da Câmara… é declarado vago”, anunciou o deputado Steve Womack (R-Ark.).
“Os mercados podem reagir negativamente à disfunção governamental”, observou Brian Gardner, estrategista-chefe de política de Stifel em Washington, sobre o possível impacto imediato no mercado. A votação de terça-feira terminou no final da tarde, após o fechamento dos mercados.
“Nunca vimos nada assim”, acrescentou Greg Valliere, estrategista-chefe de política norte-americana da AGF Investments, em nota aos clientes na manhã de terça-feira, antes da votação.
Embora a votação por si só já seja notícia, a subtrama que está atraindo a atenção dos entusiastas de criptomoedas é a figura de Patrick McHenry, o deputado republicano da Carolina do Norte que foi designado para ocupar o cargo interinamente. Para os que estão antenados no mercado de criptos, o nome de McHenry não é estranho. Ele tem sido uma voz pró-cripto no mar de incertezas políticas.
Em julho deste ano, McHenry deu seu aval à “Lei de Inovação Financeira e Tecnologia para o Século 21”, uma legislação que pode moldar o futuro das transações digitais nos Estados Unidos. Não apenas isso, mas sua disposição em confrontar figuras como Gary Gensler, presidente da SEC, sobre temas como a classificação do Ethereum, mostra o quanto ele está engajado com as nuances do setor.
A administração Biden tem adotado uma postura cautelosa em relação às criptomoedas, algo que McHenry, evidentemente, vê com um certo ceticismo. Ele tem sido vocal sobre a necessidade de o Congresso abraçar as novas tecnologias e reconhecer o potencial que as criptomoedas oferecem. Em um mundo onde a digitalização está rapidamente mudando a maneira como vivemos, trabalhamos e transacionamos, ter uma figura como McHenry em uma posição de destaque pode sinalizar tempos interessantes para os defensores das criptomoedas nos EUA.
Agora, resta esperar para ver como essa mudança na liderança da Câmara afetará as políticas relacionadas às criptos e se McHenry usará sua nova posição para promover uma legislação mais amigável à inovação digital.
No momento da publicação, o preço do BTC estava cotado em US$ 27.400,00 em queda de -0.4% nas últimas 24 horas.