Na quarta-feira, 8 de setembro, Verkhovna Rada – o parlamento da Ucrânia – introduziu uma lei que legaliza o uso de Bitcoin (BTC) e outras criptomoedas. De acordo com a documentação oficial , um total de 276 legisladores ucranianos votaram a favor do projeto.
O uso de criptomoedas na Ucrânia aumentou nos últimos meses. Se a lei for assinada pelo presidente Volodymyr Zelensky, ela protegerá os proprietários de ativos digitais, juntamente com trocas de criptografia, de atividades ilícitas e fraudes. Além disso, também dará um direcionamento claro para outras criptomoedas que operam no país.
Em declarações à publicação de notícias local Kyiv Post, um porta-voz do Ministério da Transformação Digital da Ucrânia disse que o governo também planeja abrir o mercado de criptografia para empresas e investidores até 2022.
No entanto, o parlamento terá primeiro de apresentar um conjunto de leis que alteram o Código Tributário e o Código Civil. A lei aprovada recentemente trata as criptomoedas como ativos intangíveis expressos na forma de dados eletrônicos.
Moedas virtuais não são alternativas para Hryvnia
Embora o uso de moedas virtuais se torne legal, elas não têm o status de moedas oficiais e, portanto, não são a substituição da moeda nacional, Hryvnia. A lei só legaliza a troca e negociação de ativos digitais por meio de bolsas regulamentadas no país. As notas de publicação:
A lei sobre ativos virtuais permite que empresas de criptografia trabalhem oficialmente na Ucrânia e paguem impostos aqui. Para registrar um negócio de criptografia, uma empresa precisa provar que é transparente e tem uma excelente reputação. A permissão para iniciar um negócio custa mais de US $ 3.100. Para evitar a lavagem de lucros e o terrorismo financeiro, as empresas de criptografia precisam declarar suas atividades ao estado.
Mykhailo Fedorov, Ministro da Transformação Digital da Ucrânia, disse que as criptomoedas são extremamente populares entre os cidadãos do país. Ele ainda acrescentou:
“Apenas alguns países no mundo têm ativos criptográficos legalizados – Alemanha, Luxemburgo, Cingapura. A Ucrânia será um deles. Condições favoráveis permitirão que as empresas se registrem na Ucrânia, e não no exterior. Os empresários vão pagar impostos para o orçamento, mas serão protegidos pelo Estado ”.
Os principais órgãos reguladores que regem o mercado de criptografia da Ucrânia serão o Ministério da Transformação Digital da Ucrânia, o Banco Nacional da Ucrânia e a Comissão Nacional de Valores Mobiliários.