Uma parceria anunciada recentemente entre o Banco Central da Colômbia, Banco de la República, a Ripple e a empresa de desenvolvimento de software Peersyst visa a exploração da tecnologia blockchain no XRP Ledger (XRPL).
No Twitter, a Peersyst explicou que o objetivo da parceria é:
“Avaliar as possíveis eficiências de uma solução usando a Plataforma Ripple CBDC baseada na tecnologia central do XRP Ledger para melhorar os casos de uso no sistema de pagamento de alto valor. Continuaremos a fornecer informações durante o andamento do programa, projetado para este 2023″.
O Banco Central, em conjunto com o Ministério de Tecnologias de Informação e Comunicação (MinTIC), vai realizar um teste com casos de uso que aprimorarão o sistema de pagamento de alto valor da Colômbia usando a Plataforma CBDC da Ripple, alimentada pelo XRP Ledger (XRPL), explicou em nota.
O XRPL É um sistema aberto e com eficiência energética blockchain de origem. De acordo com o anúncio, este piloto será desenvolvido como parte da terceira fase de experimentação de blockchain liderada pelo MinTIC. O projeto será executado até o final de 2023.
O objetivo da terceira fase da experimentação de blockchain do MinTIC será educar entidades públicas nacionais e territoriais por meio de aplicativos interativos e colaborativos do mundo real experimentos de como a velocidade, escalabilidade e transparência inigualáveis da tecnologia blockchain podem revolucionar os sistemas de pagamento e o gerenciamento de dados.
A Plataforma CBDC da Ripple será experimentada e testada em um ambiente controlado sem comprometer os recursos públicos, de acordo com o anúncio.