Em uma postagem em seu blog, Vitalik Buterin disse que a AI ainda tem muito que avançar para substituir os programadores humanos, segundo ele, a AI simplesmente não é tão bom ainda.
O fundador do Ethereum disse que verificou no ChatGPT, um chatbot de IA desenvolvido pela OpenAI, para ver se ele poderia escrever um código útil. Houve uma explosão de interesse no bot desde que seu criador OpenAI o lançou gratuitamente, com os desenvolvedores explorando até que ponto podem confiar nele.
De acordo com Buterin, em seu blog, o novo chatbot até pode ser útil no auxílio da programação, porém ele cometeu vários erros quando foi solicitado para fornecer códigos específicos:
Neste ponto, a IA está muito longe de ser um substituto para os programadores humanos, disse Buterin.
O ChatGPT usa processamento de linguagem natural, um tipo de inteligência artificial avançada, para responder em tempo real. Entre muitos de seus casos de uso, o ChatGPT também pode ser empregado para procurar determinados códigos que podem ajudar os desenvolvedores a escrever aplicativos específicos para blockchains ou outros tipos de software.
Buterin acrescentou:
Em muitos casos, pode ser bem-sucedido e escrever um código muito bom, especialmente para tarefas comuns.
Embora eficiente, o ChatGPT requer atenção, diz Buterin
Embora o ChatGPT possa ser uma maneira eficiente de os desenvolvedores encontrarem respostas para perguntas, é possível que um código incorreto seja fornecido. Portanto, é importante que os desenvolvedores tenham cuidado:
Dito isso, ele me apresentou alguns padrões de codificação que eu não tinha visto antes e escreveu o conversor básico mais rápido do que eu faria sozinho, disse Buterin.
Normalmente, os desenvolvedores dependem de sites como o StackOverflow para procurar manualmente o código pronto para uso, mas esse processo pode levar tempo.
Portanto, a conclusão é que os programadores humanos podem ficar tranquilos, ao menos por enquanto, as máquinas não irão substituí-los, mas sim, auxiliar.