Bindseil e Schaaf acreditam que a recente estabilização de preços do Bitcoin (BTC) será o seu “último suspiro” antes que a criptomoeda caia para a irrelevância. O caminho do Bitcoin para a queda já era previsível antes mesmo do colapso do império de criptomoedas FTX , que desencadeou a maior crise de criptomoedas até hoje.
A maior criptomoeda não ganhou força como meio de pagamento, ao mesmo tempo em que falhou em se apresentar como uma opção de investimento viável. O BCE diz que o Bitcoin só conseguiu se beneficiar das ondas de novos investidores que querem especular sobre o preço da criptomoeda.
Até agora, como dizem Bindseil e Schaaf, o Bitcoin conseguiu criar apenas um valor “limitado” para a sociedade, além de ser “um poluidor sem precedentes” devido ao seu algoritmo de mineração intensivo em energia. A postagem do blog também afirma que o Bitcoin carrega um risco de reputação “enorme” para as instituições bancárias. Portanto, as finanças tradicionais devem ter cuidado ao legitimar as criptomoedas, apesar dos possíveis lucros de curto prazo.
Conforme já observado, a presidente do BCE, Christine Lagarde, disse em abril que as criptomoedas não valiam “nada”. Antes disso, ela criticou o Bitcoin por facilitar a lavagem de dinheiro “repreensível”. O BCE está atualmente trabalhando em sua própria moeda digital do banco central. O desenvolvimento de um euro digital foi desencadeado principalmente pelo rápido crescimento de stablecoins privadas como o Tether.