Se você deseja comprar, vender ou gastar o Ethereum (ETH), verifique primeiro se o Ethereum é legal em seu país.
Diferentes países têm posições diferentes sobre criptomoeda e seus regulamentos. Enquanto as leis de alguns países destacam o Bitcoin, ainda é raro encontrar uma jurisdição que criou um conjunto diferente de regras sobre a rede Ethereum e seu éter de combustível nativo (ETH). Na maioria dos casos, ele apenas se enquadra nas regras gerais de criptomoedas.
Em alguns países, até mesmo a mera posse de criptos pode levar você à prisão, enquanto muitos deles nem mesmo se preocuparam em regulamentar isso, deixando Ethereum e outros criptos no limbo legal.
Países onde Ethereum é proibido
Embora o éter e as criptomoedas sejam bem-vindos em muitas partes do mundo, vários países proibiram seu comércio ou uso devido à sua natureza descentralizada, ameaça percebida aos sistemas monetários atuais, volatilidade ou suposto uso para facilitar atividades ilegais.
Em 2019, os países onde o Ethereum foi banido ou seus pagamentos foram banidos junto com outras criptomoedas (a partir de março de 2019) são:
- Afeganistão
- Paquistão
- Argélia
- Bolívia
- Bangladesh
- República da macedônia
- Arábia Saudita
- Vanuatu
- Vietnã
Além dos países onde o ETH é proibido, há mais países nos quais o Ethereum é restrito e não pode ser usado para pagamento. Nesses estados, os bancos e outros provedores de serviços financeiros estão proibidos de negociar com trocas de criptomoedas. Em casos mais extremos, como o da China, o país proibiu totalmente a troca de criptografia.
- China
- Índia
- Equador
- Indonésia
- Marrocos
- Zâmbia
- Nepal
- Egito
- Samoa Americana
- Catar
É importante notar que, apesar das proibições e restrições, leis estritas não erradicaram Bitcoin , Ether ou outras criptomoedas, seus negócios ou uso porque é quase impossível bani-los. Além disso, as pessoas ainda podem usar sites como Bitcoins locais para negociar criptomoedas usando dinheiro e outros métodos. Nenhum governo tem o poder de banir verdadeiramente as criptomoedas descentralizadas, a menos que proíbam o uso da Internet.
Países onde Ethereum é legal
Em uma nota positiva, existem pelo menos 111 estados onde Ethereum e outras criptomoedas são reconhecidas pela lei e têm um determinado status legal.
Por exemplo, os Estados Unidos e o Canadá têm uma atitude geralmente amigável com relação às criptomoedas, ao mesmo tempo que tentam fazer cumprir as políticas de combate à lavagem de dinheiro. De acordo com as leis da União Européia, os estados membros não podem lançar sua moeda, mas as criptomoedas podem ser legalizadas, dependendo dos regulamentos de cada país.
Considerando todas as coisas, os países mais amigáveis à criptografia que adotam criptomoedas e nos quais o Ethereum é legal são:
- Japão
- Gibraltar
- Malta
- Ucrânia
- Suíça
- Os Países Baixos
- Lituânia
- Estônia
- Reino Unido
- Alemanha
- Bermudas
- Eslovênia
- Cingapura
- Georgia
- Bielo-Rússia
- Hong Kong
Países onde Ethereum não é legal nem ilegal
Para tornar as coisas um pouco mais complicadas, há países em que a ETH é legal no sentido de que você pode possuí-la, mas não há diretrizes claras sobre seu status. Esses países já estão considerando uma estrutura legal específica ou adotaram uma abordagem de esperar para ver. Esses países são:
- Albânia
- Andorra
- Argentina
- Barbados
- Colômbia
- Guiana Francesa
- Gabão
- Jamaica
- Jordânia
- Cazaquistão
- Quênia
- Kosovo
- Quirguistão
- Malásia
- Maldivas
- Maurício
- Nigéria
- Panamá
- Paraguai
- Peru
- Tunísia
- Emirados Árabes Unidos
- Tanzânia
- Uruguai
Temores de repressão generalizada de criptomoedas tiveram um efeito de longa data na incipiente indústria de criptografia. Apesar disso, um número crescente de países e governos optam por adotar a inovação digital e desempenham um papel importante no futuro da indústria. Ao mesmo tempo, as jurisdições que se opõem à mudança correm o risco de se ver em uma desvantagem econômica avassaladora. Esses já são alguns dos países mais pobres do mundo, e o negócio de criptomoedas apresenta uma excelente oportunidade para trazer inovação, capital, mais receita tributária e melhor padrão de vida para toda a população.