- Casa Branca avalia troca ouro/Bitcoin.
- “Bitcoin Act de 2025” em pauta.
- EUA buscam liderança em Bitcoin.
A Casa Branca está considerando uma proposta ousada: trocar parte das reservas de ouro dos Estados Unidos por Bitcoin (BTC). A troca poderia impulsionar os preços do mercado de criptomoedas, elevando o BTC a um novo nível diante da maior confiança no futuro do ativo.
A ideia ganhou força após declarações do diretor executivo do Conselho de Assessores do Presidente sobre Ativos Digitais, Bo Hines. Em uma entrevista recente, Hines, sugeriu que a venda de reservas de ouro poderia ser uma forma neutra em relação ao orçamento visando o aumento das reservas de Bitcoin dos EUA.
“Se realmente realizarmos os ganhos com o ouro, essa seria uma maneira neutra em termos de orçamento para adquirir mais Bitcoin”, afirmou.
The U.S. is suggesting it may sell its gold reserves to buy more Bitcoin
“If we actually realize the gains on gold, that would be a budget-neutral way to acquire more Bitcoin.”
– Bo Hines in referencing the Bitcoin Act of 2025 pic.twitter.com/QSm4d0471r— Coin Bureau (@coinbureau) March 21, 2025
A proposta está ligada ao “Bitcoin Act de 2025”, um projeto de lei da senadora americana Cynthia Lummis, que prevê a compra de 1 milhão de Bitcoins pelos EUA (~5% do fornecimento total). A aquisição seria financiada pela venda de certificados de ouro do Federal Reserve (Fed), evitando assim que fosse utilizado o dinheiro dos contribuintes.
FMI Reconhece Bitcoin como ‘Ouro Digital’ e Amplia sua Posição nas Reservas Globais
O Fundo Monetário Internacional (FMI) está implementando mudanças significativas em sua abordagem ao Bitcoin, agora classificando-o como “Ouro Digital” e incluindo-o em suas reservas monetárias. As recentes atualizações nas regras BPM7, adotadas pelo FMI, posicionam o Bitcoin paralelamente a ativos globais tradicionais como ouro e terra, reconhecendo-o nas transações internacionais.
Além disso, o Bitcoin agora é considerado um ativo de capital de acordo com essas novas diretrizes. Rumores circulam sobre a possível inclusão do Bitcoin no índice de Direitos Especiais de Saque (SDR) do FMI, embora esta informação ainda não tenha sido oficialmente confirmada. Max Keiser, um proeminente defensor do Bitcoin, destacou que o FMI pode estar se movendo discretamente em direção à aceitação das criptomoedas, apesar de sua anterior resistência à classe de ativos.