- Ouro e Bitcoin emergem como líderes na nova ordem financeira
- Mudanças nos déficits dos EUA podem redefinir reservas globais
- Potencial desvinculação do Bitcoin do Nasdaq destacada
Arthur Hayes, fundador da BitMEX e destacado investidor de criptomoedas, declarou recentemente que o ouro e o Bitcoin estão suplantando títulos do Tesouro dos EUA e ações como os principais ativos de reserva ao redor do mundo.
Em uma nova publicação na rede social X, Hayes analisou a eleição de Donald Trump, atribuindo parte de seu sucesso eleitoral ao descontentamento de americanos que se sentiram excluídos da prosperidade desde o abandono do padrão ouro em 1971. Hayes especula que uma possível redução da dívida dos EUA e do déficit em conta corrente poderia obrigar outras nações a financiar suas próprias economias, vendendo seus ativos americanos. Esta mudança poderia redefinir a ordem financeira global.
Hayes alerta: “O FIM: Dos títulos do Tesouro dos EUA e, em menor extensão, das ações dos EUA como o ativo de reserva global. Se o déficit da conta corrente dos EUA for eliminado, os estrangeiros não terão dólares para comprar títulos e ações. Se os estrangeiros tiverem que abastecer as economias de suas próprias nações, eles venderão o que possuem, títulos e ações dos EUA, para financiar suas políticas de nação em primeiro lugar.”
THE END:
Of US Treasuries and to a lesser extent US stocks as the global reserve asset. Since Nixon took the US off the gold standard in 1971, US treasury debt outstanding grew by 85x. The US had to create the credit dollars necessary for the growth in the world economy. This was… pic.twitter.com/sR9p2lwK47— Arthur Hayes (@CryptoHayes) April 5, 2025
Além disso, ele prevê uma grande ascensão para o ouro e o Bitcoin neste novo cenário. “O RETORNO: Do ouro como ativo de reserva neutro. O dólar ainda será a moeda de reserva, mas as nações manterão reservas em ouro para liquidar o comércio global. Trump deu a entender isso porque o ouro é isento de tarifas! O ouro deve fluir livremente e barato na nova ordem monetária mundial.”
Para quem busca adaptar-se à nova ordem financeira, Hayes recomenda: “Para aqueles que querem se adaptar a um retorno às relações comerciais anteriores a 1971, compre ouro, mineradores de ouro e BTC.”
Ademais, ele sugere que as políticas econômicas impulsionadas por Trump podem ter desvinculado finalmente o Bitcoin do Nasdaq. Hayes explica: “Os detentores de BTC precisam aprender a amar tarifas, talvez finalmente tenhamos quebrado a correlação com a Nasdaq e possamos passar para a forma mais pura de um alarme de fumaça de liquidez fiduciária.”