O vice-presidente sênior de sucesso do cliente e diretor administrativo da APAC e MENA da Ripple, Brooks Entwistle, comentou sobre as metas da empresa referentes à Moeda Digital do Banco Central (CBDC) durante uma entrevista com a Forkast.
Entwistle destacou seu otimismo com a Àsia, bem como, os diálogos com mais de 20 bancos sobre CBDCs. “A Ásia está do lado da fintech, blockchain e cripto – o lugar mais inovador e de crescimento mais rápido do mundo”, disse Entwistle, que acredita que Ásia pode liderar a política de regulamentação cripto.
O vice-presidente sênior da Ripple afirmou que a interação e o tempo que são gastos com os reguladores são “inestimáveis” e que os Estados Unidos será afetado no longo prazo por não participar deste tipo de interação.
“Na maior parte do mundo, podemos fazer isso sem restrições. Os reguladores dão as boas-vindas a essa interação aqui em Cingapura, em Tóquio, na Suíça, no Reino Unido – fazemos parte desse diálogo. Você está em painéis, em salas com os reguladores falando sobre o que estamos vendo, o que estamos aprendendo, e é um processo de mão dupla. Esse claramente não é o caso nos EUA no momento, no que se refere à nossa capacidade de fazer parte desse processo. Isso afeta os EUA a longo prazo, com certeza, na frente da inovação”.
O executivo acredita que os CBDCs são um dos casos mais fortes para a utilidade existente. Entwistle destacou que a Ripple está em discussão sobre o tema com diversos bancos centrais ao redor do mundo.
“Existem mais de 200 países por aí. Existem muitos bancos centrais e eles têm necessidades diferentes e há diferentes partes dessa jornada. (…) Existem alguns países que estão muito longe – o yuan digital na China, outros. Mas existem muitos países emergentes que talvez sejam menores, que podem ter menos recursos, que podem ter problemas diferentes para os quais estão resolvendo, onde Ripple e outros como nós podem entrar e fazer parte desse diálogo. Portanto, estamos em diálogo não com dez, nem com vinte, mas com um monte de bancos centrais ao redor do mundo sobre essas discussões”.
Vale lembrar que, em 9 de fevereiro, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, tentou deixar a comunidade à vontade, chamando a atenção para os esforços regulatórios positivos em outros países.
De fato, Garlinghouse descreveu como ‘energizando’ o número de desenvolvimentos regulatórios globais positivos no mundo apenas nas últimas semanas, diante da ofensiva que o mercado de criptomoedas está enfrentando atualmente nos EUA.
“Afastando-se por um momento do que está acontecendo nos EUA – apenas nas últimas semanas, o número de desenvolvimentos regulatórios globais positivos (ou pelo menos direcionados na direção da CLARIDADE) é energizante!”.