Em apoio às finanças descentralizadas, 2020 foi um ano de rápido movimento em direção às finanças descentralizadas, já que os tokens DeFi , como o UniSwap, causaram uma grande agitação no mercado. A maioria dos projetos DeFi são hospedados no blockchain Ethereum. Na verdade, Coindesk disse, ‘Agora DeFi define Ethereum’. Esses projetos são executados por meio de aplicativos descentralizados, chamados DApps (Aplicativos Descentralizados, também chamados de ‘Dapps’). Neste post, daremos uma olhada em nossos melhores DeFi DApps em 2021.
O que é um DApp?
Aplicativos descentralizados (DApps) são aplicativos de software executados em um blockchain. Ao contrário dos aplicativos baseados na Internet, os dApps (DApps) não requerem um banco de dados central para funcionar. DApps (DApps) são executados em Ethereum, mas também em outros blockchains com contratos inteligentes, como EOS e TRON.
Alguns setores financeiros vêem o aplicativo DeFi como impulsionador de uma revolução, pois será capaz de conduzir negócios financeiros de uma forma completamente descentralizada, sem intermediários. Então, qual é o melhor DeFi DApp? A partir de agora, vamos explicar brevemente os 10 melhores DApps e cada DApp.
1. MakerDAO
MakerDAO, chamado ‘Defi Godzilla’ em CoinDesk, existe desde 2015 quando Ethereum foi lançado. MakerDAO é uma plataforma de empréstimo que permite aos usuários tomar emprestado o Dai (DAI), um stablecoin vinculado ao dólar americano. O segredo do sucesso da MakerDAO como plataforma de empréstimo foi sua descentralização.
Como todos os DApps (DApps), o MakerDAO não tem fronteiras. Qualquer pessoa no mundo pode usar o MakerDAO. Ninguém está sujeito a uma verificação de antecedentes ou de crédito como ao usar um serviço de empréstimo por meio de um banco. Dai (DAI) usa criptomoedas, como alguns tokens baseados em Ethereum (ERC-20) como garantia, incluindo BAT.
Essa criptomoeda fica bloqueada até que o usuário esteja pronto para pagar o empréstimo e quaisquer taxas incorridas. Assim que isso acontecer, Ethereum será lançado. No entanto, se o preço do Ethereum cair abaixo de um determinado nível, o Dai (DAI) emprestado será vendido com uma penalidade adicionada. Este método de liquidação de dívidas ajuda a estabilizar a governança do sistema MakerDAO.
2. Uniswap
Uniswap é uma bolsa descentralizada (DEX) onde qualquer pessoa pode participar da negociação de tokens ERC-20 sem o controle de instituições centralizadas ou intermediários. Ele permite o acesso não autorizado a serviços financeiros, tornando-o adequado para a utopia descentralizada do blockchain Ethereum.
O Uniswap é baseado no blockchain Ethereum utilizando contratos inteligentes. E substitui a função de negociação tradicional. Por exemplo, pedidos de livros usando um pool de liquidez automatizado, sem permissão, executado por um algoritmo. Este pool de liquidez é um par de tokens Ethereum (ETH) e ERC-20 trocados por negociadores. O Uniswap motiva os usuários a fornecer liquidez a esses pools, recompensando-os com o compartilhamento das taxas de transação. Quando fornecem liquidez, os usuários recebem um token denominado LP que rastreia a quantidade de liquidez que eles contribuíram.
Este método de fornecimento de liquidez elimina a necessidade de contar com os formadores de mercado. A vantagem de usar Uniswap ou DEX é que a taxa de uso é muito baixa. Como está hospedado no blockchain, requer custos mínimos de manutenção. Além disso, eles são muito seguros e menos perigosos.
3. Compound
Compound é outro DApp de empréstimo criado no blockchain Ethereum. Os usuários podem pedir emprestado e criptomoeda de outros usuários. Tudo feito por meio de protocolos de contrato inteligentes. Por outro lado, os mutuários podem ganhar juros sobre as criptomoedas colocando-as em um pool de liquidez. Para fazer isso, você deve primeiro conectar uma carteira Ethereum como a MetaMask.
Os tokens usados pelo Composto são chamados de cTokens. Portanto, quando um usuário deposita o ETH, ele recebe cETH em troca. Digamos que quando um usuário deposita USDT, ele recebe cUSDT em troca. Esses tokens permitem que os usuários rastreiem o valor do ativo emprestado e os juros acumulados sobre ele.
O interesse em todos os tokens irá flutuar de acordo com a demanda de criptomoeda nativa. No entanto, em geral, os juros das fichas serão maiores do que os juros da caderneta de poupança. Como outros DApps (DApps), Compound não requer identificação e tem a vantagem de taxas de transação baixas. Além disso, o risco de um empréstimo é muito baixo, pois os ativos estão sobrecolateralizados (uma medida de segurança de mais ativos do que o necessário).
4. Curve
O Curve ganhou popularidade rapidamente no final de 2020 e agora é um dos DApps mais usados em todo o mundo. Como o Uniswap, ele usa um pool de liquidez automatizado. No entanto, ao contrário do Uniswap, ele é projetado especificamente para ser capaz de trocar stablecoins e tokens ERC 20 apoiados por Bitcoin, como Wraped Bitcoin (WBTC). Como resultado, os custos de manutenção são reduzidos e as taxas também são menores.
A interface do Curve não é convencional. No entanto, isso pode ser uma manobra deliberada. O uso muito específico da curva mostra que ela não foi projetada para usuários comuns. Portanto, muitos investidores ou comerciantes não querem ou não precisam trocar por stablecoins. Semelhante ao Uniswap, os usuários podem ser recompensados por adicionar liquidez ao seu pool de liquidez. O Curve é popular entre os fazendeiros interessados, pois usa muitos stablecoins estáveis para a agricultura de rendimento.
Enquanto os criadores da curva afirmam que a falta de ativos negociáveis aumenta a eficiência operacional, o fato de que apenas stablecoins (e tokens ERC-20 apoiados por Bitcoin) podem ser negociados também pode ser uma desvantagem para os usuários.
5. DYdX
DYdX é outro DEX baseado no blockchain Ethereum, ou seja, um Descentralized Exchange (DEX). No entanto, ao contrário de outros DEXs, você pode pedir emprestado e negociar criptomoedas com uma margem em DYDX. Existem dois tipos de negociação de margem disponíveis. Negociação da margem isolada e da margem cruzada. Existem atualmente três pares de negociação na plataforma: Ethereum (ETH) e Dai (DAI), Ethereum (ETH) e USD Coin (USDC), e Dai (DAI) e USD Coin (USDC).
Além da negociação de margem, os usuários podem ganhar juros emprestando seus ativos e negociando-os regularmente. As transações têm uma pequena taxa de minerador.
Os usuários podem emprestar seus ativos a outros usuários e ganhar juros. Tal como acontece com outros dapps de empréstimo, o risco para o credor é baixo, uma vez que está sobrecolateralizado. Ao contrair um empréstimo, o rácio de garantia mínimo de DYDX é de 125%.
6. Aave
Aave é outro DApp de empréstimo criado no blockchain da Ethereum que permite aos usuários emprestar ativos e ganhar juros no processo. Para fazer isso, você precisa conectar sua carteira Ethereum a um DApp (DApp). Até certo ponto, é semelhante a um composto.
No entanto, Aave o diferencia de outros dApps com um recurso adicional chamado Flash Loan. Na verdade, um empréstimo rápido é aquele que só pode ser feito em uma transação blockchain. Isso permite empréstimos não garantidos. Mas como isso é possível?
Isso é possível porque você sempre pode reverter a transação se não pagar o empréstimo.
Ativos para empréstimos flash são adquiridos de um pool de contratos inteligentes. As taxas de Aave em empréstimos flash são tão baixas quanto 0,30%. Além disso, os empréstimos instantâneos abriram caminho para a arbitragem. Para fazer isso, os comerciantes podem tomar um empréstimo, arbitrar e pagar o empréstimo e os juros acumulados.
7. Yearn Finance (YFI)
Yearn Finance é uma das novas faces do blockchain lançado em julho de 2020, mas rapidamente se tornou um dos DeFi DApps mais populares. O agregador de rendimento faz praticamente todo o cultivo de juros para você. Ele procura automaticamente por DeFi DApps no blockchain Ethereum e produz os melhores retornos.
O token YFI teve um aumento de preço significativo desde o seu lançamento. Em julho, o preço de lançamento era de US $ 739 e, em setembro, havia disparado rapidamente para mais de US $ 43.000. Os analistas acreditam que as pessoas no espaço DeFi derivam de um forte senso de confiança na Soft Finance, cuja gama de produtos está se expandindo.
Os cofres são o principal produto da Yearn Finance, que permite aos usuários depositar criptomoedas e obter retornos em troca. O Vault usa uma estratégia mais complexa para ganhar mais juros do que o produto original. Isso é chamado de Ganhe. Assim, o termo Yearn, uma combinação de Yields e Earn, nasceu.
8. Synthetix
O Synthetix permite que os usuários usem tokens ERC-20 para investir no preço de ativos reais, como outras criptomoedas, ações e metais preciosos. Esses tokens, conhecidos como sintéticos ou ‘sintetizadores’, são capazes de rastrear o preço desses ativos.
Semelhante ao Maker DAO, onde os usuários precisam travar com Ethereum (ETH) para criar o stablecoin Dai (DAI), os usuários do Synthix são o stablecoin nativo da plataforma. Você deve bloquear um Synthetic Network Token (SNX) garantido em Synthetics USD (sUSD).
Para obter informações reais sobre o preço de um ativo, a Synthetix trabalha com a tecnologia Chainlink e Oracle para fornecer um feed de preço descentralizado.
9. New Dex (New DEX)
Até agora, focamos apenas em dApps baseados em Ethereum. Vamos compartilhar um pouco desse interesse com outros DApps baseados em blockchain. Newdex é a primeira Troca Descentralizada (DEX) baseada na blockchain EOS. Em dezembro de 2020, o Nudex era o EOS DApp mais popular em termos de volume. O Nudex também é executado no blockchain TRON.
Como outros DEXs, Newdex não exige KYC ou dá acesso direto aos seus fundos. Você pode negociar vários pares de negociação EOS (EOS) e usá-los em cadeias secundárias como BOS (BOS) e Telos (TLOS).
A alta escalabilidade do EOS (em comparação com o Ethereum) deu ao EOS dApp uma vantagem em termos de transações por segundo (TPS). No entanto, essas vantagens do EOS podem desaparecer depois que o Ethereum 2.0 for totalmente implementado. No entanto, o Nudex é uma excelente escolha para usuários que procuram uma alternativa ao Ethereum.
10. Augur
Conhecida como “sua plataforma de apostas global e ilimitada”, Augur permite que os usuários apostem em uma variedade de eventos do mundo real, como esportes, economia e eleições. Durante a Oferta Inicial de Moedas (ICO) em 2015, foram coletados 2.000 BTC (Bitcoin) e 100.000 ETH (Ethereum).
No coração do Augur está um token negociável conhecido como Reputação (REP). Esses tokens podem ser usados para fazer apostas, disputar apostas e comprar tokens de participação. Reputação (* reputação) é um nome adequado para um token, pois ele pode ser obtido apenas porque uma aposta está certa para ser discutível. A reputação também pode ser conquistada ao comprar e relatar apostas.
Os usuários compram ou vendem ações de acordo com o resultado do evento. Os criadores do Augur veem a plataforma como a resposta a um ecossistema de apostas ‘quebrado’, onde os usuários reduzem facilmente seus limites de aposta e fecham suas contas. Como Augur é 100% descentralizado e ponto a ponto, isso não pode acontecer.
Conclusão
À medida que o DeFi continua a crescer, os DApps (DApps) estão fadados a se tornar cada vez mais comuns. Os DApps (DApps) têm vantagens distintas sobre os aplicativos tradicionais: o fato de não haver tempo de inatividade, os usuários têm controle total sobre seus fundos e as taxas de transação são muito baixas. Além disso, quanto mais as criptomoedas forem utilizadas, mais pessoas as aceitarão como meio de negociação. DApps (DApps), como Uniswap, podem ser usados para obter renda não auferida.
O Blockchain Explorer prevê que “o tamanho do mercado de DApps deve chegar a US $ 21,72 bilhões até o final de 2025”. Apesar disso, ainda existem questões a serem abordadas. O desenvolvimento pode ser muito caro e tende a sofrer de falta de facilidade de uso. Embora esses fatores estejam melhorando, ainda pode levar algum tempo até que os dApps (DApps) se tornem totalmente convencionais no mercado.