Os desenvolvedores do projeto de dimensionamento Ethereum, Optimism, afirmaram nesta quinta-feira (10) que corrigiu um bug crítico no início deste mês, descoberto no fork do projeto Geth, a popular implementação do Ethereum.
O bug possibilitou a criação de ETH no Optimism acionando repetidamente o opcode SELFDESTRUCT em um contrato que mantinha um saldo de ETH”, disseram os analistas na publicação que falava sobre o bug.
A empresa chegou a disponibilizar uma recompensa para quem descobrisse e resolvesse o bug no valor de US $ 2.000.042 e o desenvolvedor Jay Freeman conseguiu repara o dano. Freeman ainda escreveu uma publicação separada da versão oficial, depois de identificar o bug. A falha foi relatada à equipe do Optimism em 2 de fevereiro.
Segundo analise dos desenvolvedores, o bug não chegou a ser explorado por nenhum hacker, exceto por uma ativação acidental de um funcionário da startup de dados Ethereum Etherscan.
Uma correção para o problema foi testada e implantada nas redes Kovan e Mainnet da Optimism (incluindo todos os provedores de infraestrutura) poucas horas após a confirmação. Gostaríamos de agradecer à Infura, QuickNode e Alchemy por seus tempos de resposta rápidos. Também alertamos vários forks e provedores de ponte do Optimism vulneráveis sobre a presença do problema. Todos esses projetos aplicaram a correção necessária”, afirmou a Optimism em nota.
O Optimism agora está focado no desenvolvimento de rollups, que operam na chamada segunda camada e agregam transações fora do blockchain Ethereum, em que as transações são finalmente liquidadas, com o objetivo de reduzir o custo de transação na rede. Contudo, como feito na divulgação desta quinta, os protocolos da camada dois estão sujeitos a problemas de segurança potencialmente arriscados.
Diversos rollups do Optimism estão em operação normal hoje, abrangendo mais de US$ 5 bilhões em valor total bloqueado (referente aos fundos contidos neles). O próprio rollup do Optimism contava com cerca de US$ 530 milhões em tokens ETH e ERC-20 bloqueados desde o último dia 10 de fevereiro, segundo a The Block Research.