O OpenSea tem sido criticado há muito tempo por muitos problemas pendentes que permanecem sem solução, como roubar direitos autorais de arte para liberar NFTs ou hacks de NFT. Quando o NFT de uma conta é roubado, o OpenSea congela a conta do usuário para comprar o NFT roubado, mesmo que o comprador não saiba que o NFT foi hackeado. Os compradores perderão o dinheiro gasto para comprar NFT e terão suas contas suspensas sem motivo razoável. Em uma série de postagens no Twitter na manhã de 11 de agosto, os representantes da plataforma anunciaram as últimas propostas para resolver o problema acima.
1/ Can we address the 🐘 in the room? We want to provide you more clarity and transparency around our stolen items policy ↯
— OpenSea (@opensea) August 10, 2022
A lei dos EUA proíbe a venda e transação de ativos roubados, então a exchange será forçada a selar todos os NFTs relatados como roubados por hackers. Para evitar que os usuários sejam congelados injustamente, a OpenSea recomenda que os usuários denunciem o roubo à polícia para que a exchange possa verificar as informações e recuperá-las.
7/ For all reports going forward, if we don't receive a police report within 7 days, we’ll re-enable buying & selling for the reported item. This change will help prevent false reports. We think this is a good 1st step & we’re grateful for the community’s suggestions.
— OpenSea (@opensea) August 10, 2022
No entanto, a reação da maioria dos comentários no post foi de desaprovação. A razão mais óbvia é que nem todos os usuários da bolsa são cidadãos dos EUA e podem solicitar um certificado de roubo de propriedade facilmente em 7 dias. Isso sem contar ter que explicar à polícia o que é um NFT e se a lei reconhece ou não o NFT como propriedade.
Alguns usuários sugeriram que a coisa mais fácil e lógica que o OpenSea pode fazer é bloquear transações dentro de 24 horas dos ativos transferidos sem taxas, porque eles podem se enquadrar na categoria de suspeita de hackers, dando tempo à vítima para denunciar. Em 10 de agosto, a OpenSea também postou uma nova atualização que aborda o problema de copiar NFT e redistribuição de outra pessoa, também conhecido como copymint.
1/ A few months ago, we announced some big changes to our verification/badging process and an automated system to help identify, remove, and prevent copymints on OpenSea.
We’ve made some great progress, & wanted to share an update 👇https://t.co/f7F5i0mbrL
— OpenSea (@opensea) August 9, 2022
A exchange também afirma ser capaz de resolver até 90% das solicitações de verificação em apenas 1 hora, além de detectar e remover NFTs que copiam outras dentro de 2 horas após o relatório.