Em 28 de julho, o Oasis anunciou uma parceria com a Meta e lançou uma plataforma para avaliar a justiça do produto e proteger a privacidade dos usuários do Instagram.
Oasis Labs Partners with @Meta to Assess Fairness for its AI Models
This is a first-of-its kind initiative enabling inclusiveness and fairness
Read more 👇🧵
— Oasis Labs (@OasisLabs) July 28, 2022
Sob o acordo de parceria, o Oasis Labs construirá uma plataforma que usa Secure Multi-Party Computing (SMPC) para proteger as informações do usuário do Instagram. Essa primeira plataforma desempenhará um papel fundamental para determinar se um modelo de IA é justo e mitiga adequadamente.
A Meta está abrindo uma pesquisa para quem está usando o Instagram. Os dados serão coletados e agregados por um provedor de serviços de pesquisa terceirizado, e a Meta não poderá saber os resultados da pesquisa do usuário. As técnicas criptográficas utilizadas na plataforma, na escala em que serão utilizadas, são inéditas. Este é o início de uma nova jornada. Esteban Arcuate, diretor de IA da Meta, disse:
“Estamos constantemente trabalhando para mostrar os benefícios adicionais que a IA trará às pessoas e à sociedade, o que exige uma colaboração profunda interna e externamente. Secure Multi-Stakeholder Computing é uma técnica centrada na privacidade desenvolvida em parceria com o Oasis Labs que permite a medição da eficácia baseada principalmente na equidade ao preservar a privacidade de qualquer pessoa na linha de frente.”
Descentralizado e Web3 podem alcançar indivíduos em todo o mundo. Quando combinado com a privacidade de dados, isso abre a possibilidade de as empresas alcançarem públicos globais, usar dados confidenciais para proteger a privacidade e criar ótimos produtos em vez de tratar todos igualmente. Oasis anunciou a cooperação de desenvolvimento de IA com a Meta desde novembro de 2021, mas o anúncio não trouxe uma resposta positiva.