O uso crescente da solução de escalonamento Ethereum camada 2 da Polygon Network permitiu que o token dessa plataforma (MATIC) escapasse em grande parte do destino de outras criptomoedas em maio, devido à queda no preço do bitcoin (BTC, + 0,84%).
Éter (ETH, + 3,73%) polkadot (DOT, + 3,83%) cardano (ADA, + 3,12%) XRP (+ 2,23%)
MATIC foi capaz de resistir aos piores efeitos do downdraft graças ao uso crescente do Polygon e ao crescimento constante no congestionamento e aos altos custos que atormentam o blockchain Ethereum que domina o DeFi, conforme a empresa analítica IntoTheBlock mencionou em sua nota de pesquisa publicada em 2 de junho.
“Ao longo de 2021, as taxas Ethereum dispararam até 845% em comparação com o ano anterior; atualmente, uma transação na rede custa cerca de US $ 4,819 ”, disse IntoTheBlock . “Por outro lado, as transações na rede Polygon custam apenas cerca de US $ 0,001 para transferir US $ 200 ”.
Como tal, vários protocolos DeFi reuniram-se no Polygon – uma cadeia lateral tangente ao blockchain da Ethereum, oferecendo alta produção de transações e custos relativamente baixos sem comprometer a segurança. O dimensionamento refere-se ao aumento da taxa de transferência do sistema, medida por transações por segundo.
O desempenho impressionante do MATIC prova que uma criptomoeda apoiada por fundamentos sólidos pode se manter em grande parte contra uma queda de preço do bitcoin. Como tal, o token pode continuar a se valorizar nos próximos meses, a menos que a Ethereum veja uma queda sustentada nos custos de transação ou no uso.
Rivais Ethereum como Polkadot, Solana e Binance Smart Chain também parecem prontos para ganhar. No entanto, como o Polygon é uma cadeia lateral que funciona em conjunto com o Ethereum, ele se beneficia dos efeitos de rede dominantes do Ethereum e, portanto, tem uma vantagem sobre os blockchains que buscam substituir o gigante líder de mercado. Talvez seja por isso que os tokens que alimentam os rivais da Ethereum, Polkadot, Solana e Binance Smart Chain, sofreram perdas de dois dígitos em maio, mesmo com a MATIC estendendo uma série de ganhos de quatro meses. Uma recente série de ataques instantâneos de empréstimos a produtos construídos na Binance Smart Chain provavelmente também não ajudou a reputação dos aspirantes a destronadores Ethereum.
Embora o MATIC tenha se mostrado extremamente resistente à queda do preço do bitcoin, ele não estava completamente imune. A maioria dos ganhos aconteceu na primeira metade do mês, antes que a maior criptomoeda caísse de US $ 58.000 para US $ 30.000 nos oito dias até 19 de maio devido a preocupações com relação ao impacto ambiental negativo da mineração de criptografia e temores regulatórios da China. O preço do MATIC atingiu um recorde histórico de $ 2,72, para um ganho de 248% no acumulado do ano, antes que os problemas com o bitcoin cobrassem seu preço.
Rally acompanhado pelo crescimento da rede
Antes que o MATIC começasse a devolver alguns dos seus ganhos em meados de maio, o desempenho do token estava aumentando em linha com o uso crescente do próprio protocolo. Durante o mês, o número médio de usuários ativos diários no Polygon aumentou 285%, de 7.500 para 28.873, de acordo com o provedor de dados blockchain Covalent. A sidechain ficou mais ocupada do que nunca à medida que mais usuários acessavam o DeFi por meio da solução de escalonamento de baixo custo.
Por covalente, o número de endereços exclusivos usando o protocolo Aave no Polygon aumentou em 156% para 15.769 em maio. O gigante do mercado monetário descentralizado recebeu mais de US $ 5 bilhões em liquidez por meio da solução de escalonamento de camada 2. Aave anunciou integração com o Polygon em abril.
Enquanto isso, a média diária de usuários únicos no QuickSwap descentralizado baseado em Polygon aumentou 302%, para mais de 10.000, e a liquidez na plataforma aumentou 68%, para US $ 924,78 milhões, disse Covalent em um e-mail.
“As ofertas de negociação quase sem taxas do Polygon ofereceram uma lufada de ar fresco para os comerciantes DeFi experientes que têm sofrido com o peso dos preços do gás extremamente altos [taxas Ethereum] por alguns meses”, disse Tim Frost, CEO do aplicativo Yield, enquanto explica as razões do sucesso do Polygon e QuickSwap.
Olhando para a frente
O desempenho do Polygon levou o protocolo a receber validação de investidores proeminentes como Mark Cuban. Além disso, o token foi adicionado ao Bitwise 10 Large Cap Crypto Index (BITX) com uma ponderação de 1,03%, de acordo com LiveMint . O índice é gerenciado pelo Bitwise Asset Management, um gerenciador de ativos criptográficos com US $ 1,5 bilhão em ativos sob sua gestão.
“A recuperação inicial parecia ter sido impulsionada por uma mistura de usuários e varejistas experientes do DeFi, mas agora investidores populares como Mark Cuban estão se envolvendo publicamente”, disse Nick Mancini, diretor de comunidade da Trade The Chain.
Cuban confirmou ser investidor da Polygon em 26 de maio, mas se absteve de revelar o tamanho ou a composição de sua participação. No entanto, o cofundador do Polygon, Sandeep Nailwal, disse ao Economic Times em 27 de maio que seu projeto recebeu um “investimento considerável” do empresário bilionário e não por meio de uma simples compra de fichas.
“Eu era um usuário do Polygon e comecei a usá-lo cada vez mais”, disse Cuban em um e-mail para a CoinDesk na época. Seu site descreve a Polygon como “a primeira plataforma bem estruturada e fácil de usar para escalonamento Ethereum e desenvolvimento de infraestrutura”.
Mancini, da Trade The Chain, disse esperar mais fluxos institucionais para os ativos do DeFi e uma recuperação contínua do MATIC, embora após alguma queda em junho. O token ficou sob pressão esta semana, caindo 15%, para US $ 1,58. Ainda assim, os preços subiram 8.800% no acumulado do ano.
O CEO da Yield, Tim Frost, disse que o ímpeto da Polygon e do QuickSwap pode diminuir quando o Ethereum 2.0 (atualização de prova de participação) for concluído. Os desenvolvedores estimam que a atualização acontecerá no final deste ano ou no início de 2022. Depois disso, o fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, planeja implementar a atualização de fragmentação para aliviar o congestionamento e reduzir as taxas.
No entanto, o CEO da Polygon, Sandeep Nailwal, disse estar confiante de que as soluções de escalonamento da camada 2 prevalecerão mesmo após a atualização permitir que os custos de transação da Ethereum diminuam.
“O Ethereum 2.0 se tornará 64 vezes mais escalável do que o Ethereum é agora, mas a demanda é 1.000 vezes maior do que onde estamos. Você precisará de escalabilidade L2 ”, disse Nailwal