NFTs de música prometem ser uma nova maneira de olhar para a indústria da música e como os artistas são recompensados por seu trabalho. Embora os sistemas baseados em blockchain de qualquer tipo sejam relativamente novos, eles oferecem muitas promessas. NFTs de música podem mudar a sorte dos artistas, podem criar um maior envolvimento dos fãs e, em última análise, podem mudar a indústria para melhor. Vamos dar uma olhada em como você pode usá-los como artista e fã.
O que são os NFTs?
NFTs representam ativos únicos com propriedade transparente. Ativos fungíveis como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e moedas fiduciárias são intercambiáveis. Essas unidades de conta são fungíveis porque um BTC no seu bolso vale o mesmo que um BTC no bolso de outra pessoa. Se você tomasse emprestado uma quantia desses ativos fungíveis, não seria obrigado a pagar a dívida usando exatamente as mesmas moedas ou tokens.
No entanto, os NFTs variam, pois cada um deles pode ser completamente individual. Além disso, um NFT pode representar dados exclusivos, concedendo aos detentores armazenamento imutável no blockchain. Isso permite que os detentores de NFT ou qualquer outra pessoa vejam uma trilha transparente do histórico de propriedade. Assim, qualquer pessoa pode visualizar os detalhes de cada transação em que a NFT muda de mãos.
Você pode tokenizar praticamente qualquer coisa no blockchain como um NFT. Entre os casos de uso mais proeminentes estão arte digital, colecionáveis e ativos no jogo. Além disso, os NFTs podem representar a propriedade de licenças, certificados, postagens de mídia social e até hashtags. Além disso, os NFTs estão sendo adotados em imóveis, jogos, música e entretenimento.
NFTs são uma maneira ideal de fornecer propriedade verificável de ativos raros ou exclusivos. Por exemplo, um artista pode lançar um lote limitado de peças únicas em um blockchain público como o Ethereum. Cada peça é rastreável na cadeia, o que tem o potencial de reduzir a falsificação e tranquiliza os compradores de que o produto que estão comprando é legítimo. Além disso, este modelo é replicável em uma ampla gama de indústrias. Como tal, qualquer ativo, físico ou digital, pode ser “tokenizado” no blockchain como um NFT.
O que são NFTs de música?
NFTs de música são a nova fronteira que se abriu para músicos e artistas independentes ganharem muito dinheiro. Simplesmente, a música NFT inclui um recurso digital que inclui música. Uma versão tokenizada de uma única música, um álbum, produtos digitais, uma chance de conhecer os artistas, ingressos exclusivos ou até mesmo um videoclipe podem ser incluídos. A escolha do artista sobre como organizar e apresentar os NFTs determinará o portfólio da música NFT.
Esses NFTs oferecem opções ilimitadas em comparação com a entrega de música digital convencional. Enquanto os serviços de streaming de música online simplesmente fornecem licenças para ouvir as faixas compradas sem direitos de propriedade. Ao contrário dos serviços de streaming de música, os NFTs de música fornecem aos clientes a propriedade conjunta ou exclusiva de um arquivo NFT específico e limitado.
A música NFT é por sua própria natureza distinta, preciosa e rapidamente aumentando em valor como colecionáveis. Eles dão aos músicos o poder de produzir suas próprias NFTs de música, que podem vender ou leiloar para fãs que pagam com criptomoedas como Bitcoin, Ethereum, e outros. Isso dá aos artistas mais controle, pois agora eles têm outra oportunidade de comercializar suas obras de arte ou outras formas de varejo digital sem usar intermediários ou terceiros.
Como funcionam os NFTs de música?
O princípio por trás dos NFTs musicais é o mesmo quando se trata de vendas ou produção. O músico ou banda decide qual conteúdo quer oferecer aos seus fãs. Isso pode ser mercadoria, ingressos para shows, arquivos de áudio, etc. Então, eles escolherão o blockchain no qual cunharão seu NFT. Eles escolherão qual plataforma NFT usar. Depois de identificar sua plataforma preferida, eles notificarão seus fãs sobre seus lançamentos de NFT e os colocarão em leilão pelo preço que escolherem.
NFTs de música e todos os outros NFTs não podem ser duplicados. Um produtor musical pode decidir fazer uma venda única de arquivos de áudio. Aqui, o maior lance é o proprietário do arquivo de áudio, mas não dos direitos autorais. Eles também podem decidir fazer um pequeno número de NFTs do mesmo arquivo de áudio e depois vendê-los em um mercado de música. Essencialmente, esta é uma nova forma de distribuição de música onde os intermediários das gravadoras são eliminados.
Cada fã que compra a música NFT torna-se proprietário do trabalho de seu músico favorito. Os NFTs podem ser armazenados em carteiras criptográficas e vendidos para licitantes mais altos, se desejado. O músico que criou o NFT pode não conseguir mais vendê-lo, mas ainda pode lucrar com as revendas dos NFTs. Esta é uma das muitas maneiras pelas quais os NFTs musicais podem capacitar os músicos.
Indústria de NFTs Musicais
Ao discutir NFT, a maioria das pessoas imediatamente evoca ideias de modelos das fotos digitais “únicas” que podem ser encontradas na rede blockchain no final do segundo trimestre de 2021. Dezenas de milhões de dólares foram pagos para comprar NFTs de macaco. As estatísticas mostram que meio bilhão de pessoas ouvem música regularmente todos os meses em aplicativos de streaming de música e que a indústria da música produz mais de US$ 57 bilhões em receita anualmente com a venda de gravações. através da Delphi Research.
A estreia de projetos de NFT que receberam muita atenção dos fãs e arrecadaram milhões de dólares indica que a indústria da música está finalmente tratando o NFT com seriedade. O Music NFT oferece novos caminhos para os músicos ganharem dinheiro enquanto preenchem a lacuna entre eles e seus seguidores. A música NFT inicialmente parece ser uma maneira de comprar músicas no Spotify ou iTunes usando a tecnologia Blockchain. Quando você compra através de uma plataforma típica, você apenas recebe uma licença para ouvir a música que acabou de pagar, no entanto, o NFT Music dá acesso ao áudio e, simultaneamente, concede a propriedade do arquivo de música pela NFT.
Benefícios dos NFTs de música
NFTs estão causando uma tempestade na indústria da música pelo simples fato de que eles não podem ser substituídos ou trocados por outra coisa idêntica que eles oferecem em um nicho de mercado. Como tal, artistas de NFTs, gravadoras, investidores e fãs podem ganhar muito dinheiro negociando NFTs.
Potencial para receitas lucrativas: Como o mercado NFT envolve itens digitais originais verificáveis e insubstituíveis, isso os torna muito mais valiosos – assim como itens colecionáveis no mundo real.Baixo custo de produção: as NFTs podem ser feitas com relativa facilidade e as avaliações são diretas, graças aos mercados de NFT existentes que tornam barato cunhar, vender e licitar NFTs de música.
Aumente as conexões e o engajamento: NFTs são mais do que colecionáveis de edição limitada ou peças de arte. Eles podem ser usados por empresas para aumentar o engajamento dos fãs e criar novidades para novos projetos, oferecendo acesso a ofertas exclusivas e oportunidades de ganhar recompensas.
Como investir em NFTs musicais?
Se você é um entusiasta de criptomoedas, a questão é se deve investir em NFTs de música. Isso pode ser lucrativo, além de apoiar vários artistas. Os NFTs de música podem revolucionar a indústria, mas o lucro não é uma garantia. Os distribuidores de música geralmente obtêm 50% ou mais das receitas de acordos de distribuição de música. Como mencionamos anteriormente, os artistas recebem pouca ou nenhuma receita. Os NFTs de música podem aumentar a receita dos artistas e até permitir que pequenos artistas escapem das restrições das gravadoras. Lutar por justiça é uma causa digna por si só. Existem três maneiras principais de investir em NFTs de música no momento:
- Financiamento de mercados NFT
- Iniciando coleções NFT
- Usando fundos NFT
Se você está pensando em cunhar NFTs, pode criar um vínculo mais próximo com os fãs por meio da tecnologia blockchain. No entanto, isso incorre em taxas de cunhagem. Se você decidir vender sua NFT mais tarde, suas receitas de revenda serão reduzidas pelas taxas de gás da rede Ethereum, taxas de mercado e royalties para o artista original. Você também precisará decidir sobre a música que comporá sua coleção. Lembre-se de que música e arte são subjetivas. No entanto, lembre-se também do princípio de raridade dos NFTs que discutimos anteriormente. Lançamentos físicos raros ou únicos de música costumam ser muito valiosos.
Muitos projetos de música NFT produzem um grande número de tokens digitais que representam a propriedade de cópias digitais de música e arte acompanhante. Por essa mesma definição, estes não são itens únicos ou mesmo raros. Eles podem ser substituídos por muitos outros como eles. Os projetos de NFT de maior sucesso se concentram no fornecimento desses tokens e não apenas na demanda dos fãs. Em outras palavras, um item colecionável NFT verdadeiramente raro leva a melhores perspectivas para os entusiastas de criptomoedas.
Principais mercados NFT para NFTs de música
Escolher o mercado NFT certo para sua necessidade é uma tarefa complicada. Como mencionado anteriormente, os NFTs de música são relativamente novos. Como consequência, as plataformas estão apenas abrindo e configurando. Ainda assim, se você deseja investir ou vender sua música agora, aqui estão 3 mercados NFT que vale a pena investigar.
Royal
A Royal promete vender direitos de músicas na forma de NFTs musicais e apresenta uma música original do rapper Nas com seu lançamento. Os usuários são incentivados a apoiar artistas cuja popularidade aumentará com o tempo.
Opulous
Opulous visa envolver os fãs no sucesso de seus artistas favoritos. Os compradores terão uma parte dos direitos autorais da música por meio de seus tokens. Esses NFTs geram receita mensal de royalties. Além disso, os NFTs podem se tornar mais valiosos à medida que a carreira de um artista avança.
BitSong
BitSong é um mercado de música NFT confiável e uma rede de distribuição que permite que os artistas ganhem royalties em tempo real. Os usuários podem cunhar e negociar tokens de fãs ou comprar e vender NFTs de música usando o token BTSG nativo. Além disso, os artistas recebem 100% de seus royalties. Assim, a BitSong visa unir artistas e capacitar a indústria da música. Além disso, a plataforma fornece uma alternativa equitativa baseada em blockchain aos serviços tradicionais de distribuição de música.
Conclusão
Os NFTs de música ainda estão em sua infância e o modelo de streaming atual é dominante demais para ser desfeito em breve. No entanto, as plataformas de streaming levaram menos de uma década para transformar a indústria da música desde o início, e as NFTs têm o potencial de fazer o mesmo. Seu crescimento é exponencial atualmente. A música é uma forma de arte e os NFTs podem ajudar a reimaginar a expressão cultural e artística. Music NFTs são mais do que apenas um jogo de números. Compreender a cultura popular e para onde o zeitgeist se moverá a seguir é importante se você for um investidor.