Moonbirds são uma coleção de 10.000 tokens não fungíveis emitidos sob o padrão ERC-721 na rede da Ethereum que decolou em 16 de abril de 2022. De acordo com o site oficial, os Moonbirds NFTs representam “PFPs habilitados para utilitários que apresentam um conjunto ricamente diversificado e único de características de raridade”.
O que são Moonbirds NFTs?
Moonbirds é uma coleção de 10.000 NFTs lançada em 16 de abril de 2022. Foi criada pelo proeminente empresário americano da Internet Kevin Rose como parte de seu recém-criado Proof Collective um coletivo privado de colecionadores e artistas de NFT apenas para membros. Antes de Moonbirds e se tornar um nome de destaque na Web3/NFTs, Rose já havia se solidificado como uma celebridade da internet, investidor, podcaster e fundador do agregador de notícias Digg, entre outros empreendimentos.
Embora a coleção tenha um total de 10.000 NFTs, a oferta completa foi disseminada em três grandes blocos. Primeiro, 2.000 NFTs foram reservados para os membros do Proof Collective cunharem antes da venda geral. Como há um total de 1.000 passes de membros que compõem o ecossistema Proof Collective, cada token rendeu dois NFTs gratuitos para seu proprietário. Este foi um bom negócio se você fosse um dos poucos membros do Coletivo que possuía mais de um passe de membro Proof NFT.
Uma oferta de 7.875 NFTs foi liberada para o público em geral por meio de uma lista de permissões. Esta lista foi composta pelos sortudos vencedores de um sorteio realizado pela Proof que exigia que os colecionadores em potencial tivessem 2,5 ETH (o preço de um Moonbirds NFT) em sua carteira registrada no momento da entrada. Além das reservas e do sorteio, os 125 NFTs Moonbirds finais foram mantidos pelos administradores do Proof Collective para uso em futuras colaborações, marketing e muito mais.
Mecanismo de “aninhamento” do Moonbirds
As aves na natureza costumam aninhar seus filhotes incubando-os, permitindo que cresçam e se desenvolvam. Da mesma forma, o mecanismo de “aninhamento” do Moonbirds é uma forma de staking que envolve trancar o Moonbird em uma carteira, onde o NFT acumula benefícios. Staking é popular na comunidade de criptomoedas como uma forma de os detentores de tokens bloquearem seus ativos por um período para ganhar recompensas.
Enquanto a maioria das recompensas de staking da NFT vem na forma de tokens de utilidade nativos da plataforma, a recompensa por staking de Moonbirds é mais orientada por status. O tempo total aninhado acumula vantagens para os detentores de Moonbirds NFT, incluindo acesso a níveis mais altos no Proof Collective e ninhos atualizados que atraem drops e recompensas aprimorados. O aninhamento mantém o Moonbird protegido contra violações de segurança e ataques de phishing, já que o filhote nunca sai de sua carteira.
Proof Collective
O Proof Collective é um clube privado composto por 1.000 colecionadores e artistas apaixonados por NFT. A comunidade da Proof inclui os primeiros colecionadores de NFT e os principais participantes da indústria de NFT. Lançado em dezembro de 2021, o PROOF rapidamente se tornou uma força a ser reconhecida no setor de NFT. A realização de um NFT Coletivo PROOF dá acesso a este clube exclusivo.
Tal como acontece com outros clubes NFT de primeira linha, ser um membro do Proof Collective é a chave de ouro para o espaço NFT. Com ele, você ganha acesso ao Discord apenas para convidados da Proof, onde os membros obtêm informações em primeira mão sobre tudo NFT. Os membros do Proof Collective podem participar de eventos presenciais, obter vagas exclusivas para projetos promissores de NFT, ouvir o podcast Proof, participar de drops gratuitos de NFT e receber muitos outros benefícios.
Proof Collective NFTs estão disponíveis no OpenSea, com alguns chegando a mais de 200 ETH. No momento da redação deste artigo, o site oficial da Proof Collective coloca seu estoque de NFT em 153.940 NFTs únicos. Estes incluem 817 Bored Apes, 148 CryptoPunks e 499 NFTs do The Meebits. No momento, o clube exclusivo da NFT ainda não anunciou planos para aumentar seu número de membros para 1.000, apesar da demanda explosiva dos detentores da NFT por uma vaga no clube de colecionadores exclusivo.
NFTs Moonbirds: Controvérsias
Como acontece com todo lançamento sensacionalista, Moonbirds também veio com alguma controvérsia. Para descompactar, é importante observar como a coleção foi cunhada. Em primeiro lugar, cada titular do NFT Coletivo Proof (mencionado acima) recebeu mentas garantidas de dois pássaros. Isso perfaz um total de 2.000 NFTs Moonbird.
Em segundo lugar, 7.875 Moonbirds foram distribuídos para aqueles que ganharam um sorteio, e é aí que algumas das controvérsias entram em cena. O conhecido pesquisador de criptomoedas Zachxbt revelou que alguns usuários se aproveitaram de bots e criaram mais de 400 contas para Sybil Attack no sorteio. Muitos na comunidade argumentaram que não há razão para que isso não aconteça, embora certamente tenha deixado um gosto amargo para os usuários justos que não conseguiram cunhar por causa disso. De qualquer forma, as últimas 125 aves foram reservadas para distribuição pela equipe.
O que Moonbirds oferece aos colecionadores?
A coleção Moonbirds oferece uma ampla gama de incentivos para seus colecionadores. Possivelmente, um dos mais exclusivos e notáveis dos “utilitários” oferecidos aos colecionadores do Moonbirds é a capacidade de apostar, ou “Nest”, como os desenvolvedores do projeto chamam, um NFT. Aninhar um NFT Moonbirds envolve o bloqueio do NFT (tornando-o inegociável) sem a necessidade de transferi-lo para um cofre por segurança.
Mas por que você iria querer trancar seu Moonbird? Porque isso iniciará um processo do seu Moonbird NFT acumulando benefícios adicionais, alcançando novos níveis de nível e até atualizando seu ninho para se tornar mais lucrativo, o que, por sua vez, renderá recompensas e quedas ainda mais aprimoradas. Além das vantagens do Nesting, os proprietários do Moonbirds também têm acesso prioritário a futuros projetos de Proof NFT, o próximo Proof Metaverse. E tudo isso vem depois do fato de os detentores de NFT da Moonbirds realmente possuírem todos os direitos comerciais sobre a IP (propriedade intelectual) da NFT que eles possuem.
Isso significa que os proprietários de Moonbirds podem pegar a arte associada aos NFTs de sua propriedade e criar uma marca inteira em torno dela; reproduzindo e se beneficiando financeiramente de seu uso como bem entenderem. Como a propriedade de IP tem sido um grande ponto de discórdia em todo o espaço NFT no passado, a equipe do Moonbirds parece ter se posicionado bem para quaisquer futuras disputas de direitos autorais que possam dissuadir os colecionadores de se tornarem parte da comunidade Moonbirds.
Onde comprar os NFTs Moonbirds?
Moonbirds podem ser negociados nos principais mercados NFT, como OpenSea e Rarible. O preço geralmente é cotado em ETH e você precisa de uma carteira MetaMask para facilitar as negociações.A partir dos preços cotados nesses mercados NFT, fica claro que possuir uma dessas corujas pixeladas não sai barato. Se você conseguir um Moonbird, pode ser lucrativo no final, como no imenso sucesso de Bored Apes e CryptoPunks. Com tantos ninhos de Moonbirds e uma equipe de desenvolvimento de projetos bem financiada, parece que a jornada apenas começou para essas cobiçadas corujas digitais.
Conclusão
Em meio ao hype em torno de NFTs, especialmente coleções de fotos de perfil (PFP), você encontrará uma joia como Moonbirds, com obras de arte de outro mundo e patrocinadores pesados em suas faixas. Após um lançamento em abril de 2022 que gerou milhões de dólares em volumes de vendas, ficou claro que os Moonbirds não vieram para brincar. Com atributos semelhantes às lendárias coleções da NFT Bored Ape Yacht Club e CryptoPunks, Moonbirds causou uma grande tempestade no espaço NFT.