O que são DAOs no mercado de criptomoedas?
DAOs são uma forma eficaz e segura de trabalhar com pessoas com ideias semelhantes em todo o mundo.
Pense neles como uma empresa nativa da Internet que é propriedade e administrada coletivamente por seus membros. Eles têm tesouros embutidos que ninguém tem autoridade para acessar sem a aprovação do grupo. As decisões são regidas por propostas e votações para garantir que todos na organização tenham voz.
Não há CEO que possa autorizar gastos com base em seus próprios caprichos e nenhuma chance de um CFO desonesto manipular os livros. Tudo está exposto e as regras sobre gastos são incorporadas ao DAO por meio de seu código.
Por que precisamos de DAOs?
Começar uma organização com alguém que envolve financiamento e dinheiro requer muita confiança nas pessoas com quem você está trabalhando. Mas é difícil confiar em alguém com quem você só interagiu na internet. Com os DAOs, você não precisa confiar em mais ninguém no grupo, apenas no código do DAO, que é 100% transparente e verificável por qualquer pessoa.
Isso abre muitas novas oportunidades para colaboração e coordenação global.
Uma comparação
DAO | Uma organização tradicional |
---|---|
Normalmente plano e totalmente democratizado. | Geralmente hierárquico. |
Votação exigida pelos membros para que quaisquer mudanças sejam implementadas. | Dependendo da estrutura, as mudanças podem ser exigidas de um único partido ou a votação pode ser oferecida. |
Votos computados e resultados implementados automaticamente, sem intermediários confiáveis. | Se a votação for permitida, os votos são computados internamente e o resultado da votação deve ser tratado manualmente. |
Os serviços oferecidos são tratados automaticamente de forma descentralizada (por exemplo, distribuição de fundos filantrópicos). | Requer manuseio humano ou automação controlada centralmente, sujeito a manipulação. |
Todas as atividades são transparentes e totalmente públicas. | A atividade é normalmente privada e limitada ao público. |
Exemplos DAO
Para ajudar a fazer mais sentido, aqui estão alguns exemplos de como você pode usar um DAO:
- Uma instituição de caridade – você pode aceitar associações e doações de qualquer pessoa do mundo e o grupo pode decidir como gastar as doações.
- Uma rede freelancer – você pode criar uma rede de empreiteiros que juntam seus fundos para espaços de escritório e assinaturas de software.
- Empreendimentos e concessões – você pode criar um fundo de risco que reúna capital de investimento e votos em empreendimentos. O dinheiro reembolsado poderia mais tarde ser redistribuído entre os membros do DAO.
Associação DAO
Existem diferentes modelos de associação ao DAO. A associação pode determinar como funciona a votação e outras partes importantes do DAO.
Associação baseada em token
Normalmente totalmente sem permissão, dependendo do token usado. Geralmente, esses tokens de governança podem ser negociados sem permissão em uma troca descentralizada. Outros devem ser ganhos fornecendo liquidez ou alguma outra ‘prova de trabalho’. De qualquer forma, simplesmente segurar o token concede acesso à votação.
Normalmente usado para controlar os próprios protocolos e / ou tokens amplos e descentralizados.
Um exemplo famoso
MakerDAO – O token MKR da MakerDAO está amplamente disponível em bolsas descentralizadas. Assim, qualquer pessoa pode comprar o poder de voto no futuro do protocolo Maker.
Associação baseada em compartilhamento
DAOs baseados em compartilhamento são mais permitidos, mas ainda são bastante abertos. Qualquer membro em potencial pode enviar uma proposta para ingressar no DAO, geralmente oferecendo tributo de algum valor na forma de tokens ou trabalho. As ações representam poder de voto direto e propriedade. Os membros podem sair a qualquer momento com sua parcela proporcional da tesouraria.
Normalmente usado para organizações mais unidas e centradas no ser humano, como instituições de caridade, coletivos de trabalhadores e clubes de investimento. Também pode controlar protocolos e tokens.
Um exemplo famoso
MolochDAO – MolochDAO está focado no financiamento de projetos Ethereum. Eles exigem uma proposta de adesão para que o grupo possa avaliar se você tem a experiência e o capital necessários para fazer julgamentos informados sobre os beneficiários em potencial. Você não pode simplesmente comprar o acesso ao DAO no mercado aberto.
Como funcionam os DAOs?
A espinha dorsal de um DAO é seu contrato inteligente. O contrato define as regras da organização e mantém a tesouraria do grupo. Uma vez que o contrato está ativo no Ethereum, ninguém pode alterar as regras, exceto por voto. Se alguém tentar fazer algo que não está coberto pelas regras e pela lógica do código, ele falhará. E como o tesouro também é definido pelo contrato inteligente, isso significa que ninguém pode gastar o dinheiro sem a aprovação do grupo. Isso significa que os DAOs não precisam de uma autoridade central. Em vez disso, o grupo toma decisões coletivamente e os pagamentos são autorizados automaticamente quando os votos passam.
Isso é possível porque os contratos inteligentes são à prova de falsificação, uma vez que entram em operação no Ethereum. Você não pode simplesmente editar o código (as regras de DAOs) sem que as pessoas percebam, porque tudo é público.
Ethereum e DAOs
Ethereum é a base perfeita para DAOs por uma série de razões:
- O consenso da própria Ethereum é distribuído e estabelecido o suficiente para que as organizações confiem na rede.
- O código de contrato inteligente não pode ser modificado uma vez ao vivo, mesmo por seus proprietários. Isso permite que o DAO seja executado de acordo com as regras com as quais foi programado.
- Contratos inteligentes podem enviar / receber fundos. Sem isso, você precisaria de um intermediário confiável para gerenciar os fundos do grupo.
- A comunidade Ethereum provou ser mais colaborativa do que competitiva, permitindo que as melhores práticas e sistemas de suporte surjam rapidamente.