Os influenciadores sempre tiveram uma presença proeminente na cultura da criptomoeda , mas nunca mais do que recentemente. Quando Elon Musk investiu contra o meme criptomoeda original, Dogecoin , isso gerou uma onda de imitadores, promovidos por influenciadores em plataformas de mídia social como o TikTok .
Alguns chamam de insanidade investir em moedas meme, outros pensam nisso como uma aposta barata com potencial para realizar lucros de 1000%. Quem quer que esteja certo, o interesse por moedas meme ou tokens aumentou nos últimos meses. Aqui está o resumo.
O que são moedas e tokens de meme?
Normalmente, uma moeda meme não tem valor inerente e, muitas vezes, não tem utilidade. Como o nome indica, essas criptomoedas são frequentemente – mas não exclusivamente – temáticas em torno de memes da Internet: piadas e imagens compartilhadas nas redes sociais.
A moeda meme original, Dogecoin (DOGE), é baseada no meme Doge de longa data , que se originou com a imagem de um cachorro Shibu Inu. Ele é executado em seu próprio blockchain e, como tal, pode ser distinguido dos tokens meme, que são executados em cima de um blockchain existente.
Dois dos tokens de meme mais populares são Doge-imitator Shibu Inu (SHIB), um token ERC-20 construído sobre Ethereum , e SafeMoon (SAFEMOON), que roda em Binance Smart Chain . Mas existem dezenas de outros.
Você sabia?
Existem mais de 80 moedas meme e tokens listados no agregador de preços CoinMarketCap . Muitos são imitadores do Dogecoin e muitos outros fazem referência a Elon Musk – positiva ou negativamente.
Como os tokens de meme se tornaram tão populares?
Desde que o Dogecoin foi lançado em 2013, ficou muito mais fácil criar uma criptomoeda, e os tokens de meme podem ser lançados rapidamente após os eventos ou se tornar populares devido às suas associações com influenciadores.
Curious what are your thoughts on Ethereum 2.0, Cardano, Solana, Polkadot, IOTA and others that are trying to scale with low fees?
What makes you choose Doge over them?
— Dave Lee (@heydave7) May 24, 2021
Por exemplo, em maio de 2021, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, postou uma foto de suas cabras de estimação com a legenda “Minhas cabras: Max e Bitcoin”. Logo depois, um token de meme chamado Aqua Goat viu seu valor aumentar em cerca de 300% horas após a postagem na mídia social.
Quando Elon Musk tuitou que se houvesse um escândalo sobre ele, deveria ser cunhado “Elongate”, um token ELONGATE foi lançado em uma hora. Motivos mercenários? Talvez, mas, até o momento, os desenvolvedores afirmam ter doado US $ 3 milhões de seus lucros com a ascensão do token para a caridade.
Como você compra moedas e tokens de meme?
Como a moeda meme líder, Dogecoin está disponível em uma ampla variedade de trocas de criptografia, incluindo Coinbase , Binance e Kraken .
Os tokens meme tendem a estar disponíveis em uma variedade mais limitada de trocas. Shiba Inu, por exemplo, pode ser negociado em Binance, Crypto.com e KuCoin, bem como em bolsas descentralizadas ( DEXs ), como Uniswap . Uma listagem no Coinbase Pro foi temporariamente adiada em junho de 2021. Safemoon, sendo baseado no Binance Smart Chain, pode ser negociado no Binance e em DEXs baseados no BSC, como o PancakeSwap .
Freqüentemente, quando são iniciados pela primeira vez, os tokens de meme são distribuídos. Muitos tokens meme de letras pequenas estão disponíveis apenas em DEXs como o PancakeSwap e só podem ser adquiridos com outras criptomoedas.
Como as moedas e tokens de meme são diferentes de outras criptomoedas?
Todas as criptomoedas contam com um forte apoio da comunidade e de um influenciador. Mas os tokens de meme ganharam popularidade devido à sua associação desproporcional com influenciadores, especialmente Elon Musk. As necessidades principais Tesla única para o tweet sobre um tópico, como o bebê tubarão-based on infantil popular canção para enviar o preço do meme relacionado fichas subindo .
Enquanto isso, os desenvolvedores de tokens de meme usam truques publicitários para aumentar o preço. A equipe por trás da moeda Shibu Inu decidiu dar metade de todos os tokens SHIB para o co-fundador da Ethereum Vitalik Buterin. Mas ele frustrou o plano deles ao despejar as fichas ( doando os rendimentos para a caridade), pedindo que os projetos não lhe dessem moedas sem o seu consentimento e afirmando que “Não quero ser um locus de poder”.
Os tokens de meme representavam cerca de 2,8% do valor de mercado cripto em meados de junho de 2021, e o setor vale mais de US $ 38 bilhões, de acordo com um agregador. Mas as oscilações bruscas de preços não são incomuns.
Normalmente, os meme cryptos têm um grande suprimento circulante – geralmente na casa dos quatrilhões.
Quais são os tokens de meme mais populares?
CoinMarketCap lista as três moedas e tokens de meme mais populares como Dogecoin, Shibu Inu e Safemoon (junho de 2021). Aqui está um rápido instantâneo de cada um.
Dogecoin (DOGE)
Dogecoin foi inventado pelos desenvolvedores Jackson Palmer e Billy Markus. Começou como uma piada, mas se tornou uma proposta séria desde que Elon Musk começou a defendê-la em 2019.
A criptomoeda com tema de cachorro viu seu valor disparar nos últimos meses, atingindo uma capitalização de mercado de US $ 9 bilhões em seu pico em janeiro de 2021.
Musk agora está trabalhando com desenvolvedores Doge para melhorar a plataforma, otimizá-la como um meio de pagar por bens e serviços e reduzir sua pegada de carbono.
Moeda Shibu Inu (SHIB)
O Shibu Inu foi lançado em abril de 2021 como um “experimento na construção de comunidade espontânea descentralizada” e rapidamente aumentou seu valor em mais de 2.000.000% antes de atingir o máximo histórico no início de maio.
O token se beneficiou da atenção recebida pelo Dogecoin, especialmente quando Elon Musk apareceu no SNL no mês passado, levando a uma venda DOGE depois que ele aparentemente chamou a moeda de “hustle”.
O SHIB tem um suprimento total de um quatrilhão e é projetado para permitir que os usuários mantenham bilhões ou até trilhões de tokens. Ainda assim, analistas alertaram que seria necessário subir cerca de 12 milhões por cento para atingir sua meta mágica de US $ 1.
SafeMoon (SAFEMOON)
SafeMoon busca melhorar o modelo tokenomic do Dogecoin. Ao contrário do Bitcoin, que tem um suprimento limitado de 21 milhões de moedas, potencialmente, há um suprimento infinito de Dogecoin, o que é conhecido como um modelo tokenômico inflacionário.
Para remediar isso, o SafeMoon emprega um modelo tokenômico deflacionário. Isso significa que toda vez que uma transação Safemoon ocorre, 5% dela é queimada e outros 5% são redistribuídos para os detentores de tokens restantes. Portanto, o fornecimento total de tokens é projetado para diminuir constantemente, garantindo ganhos “seguros” e menos inevitabilidade em relação a bolhas.
Na primavera de 2021, o token subiu mais de 1.500%, apenas para despencar 73%; sua capitalização de mercado em junho de 2021 era de US $ 2 bilhões.
Quais são os perigos dos tokens de meme?
Nem todo mundo vê o lado engraçado do Dogecoin e seus semelhantes. O regulador da Tailândia ordenou que as trocas removessem os tokens meme em junho de 2021, junto com NFTs e tokens de fãs.
Também existe o perigo constante de “puxões de tapete” – quando os desenvolvedores seguram um monte de moedas, fazem as pessoas comprarem e, em seguida, jogam fora suas moedas. Isso faz o mercado despencar, enquanto eles escapam com seu butim. Até o experiente investidor Mark Cuban foi vítima.
Uma maneira de mitigar o risco de puxões do tapete é comprar apenas moedas e tokens que são verificados, auditados ou que tenham algum tipo de supervisão confiável de terceiros.
O futuro
Depender de influenciadores cripto para lançar a próxima moeda parece um empreendimento inconstante. Mas o sucesso final das moedas e tokens de memes individuais depende da força de suas comunidades, e a cultura de influenciadores não está desaparecendo.
Inevitavelmente, salvo repressões regulatórias (como a da Tailândia), a safra de tokens meme parece destinada a se expandir, à medida que as ferramentas para torná-los cada vez mais acessíveis. Meme.com , por exemplo, é um novo mercado onde os usuários podem comparar criptomoedas memes e cunhar seus próprios “tokens meméticos”, cujo valor será baseado no valor percebido das tendências ou memes que eles representam.