Wanchain é, sem dúvida, uma das blockchains de contrato inteligente mais interessantes de todos os tempos. O principal objetivo do projeto é criar um mercado financeiro para ativos digitais, facilitando transferências entre cadeias de um blockchain para outro.
O que é Wanchain (WAN)?
A Wanchain está criando uma plataforma para transferência de ativos digitais entre diferentes Blockchains. Os usuários poderão gastar suas criptomoedas em Blockchains não nativas sem precisar fazer uma transação em uma exchange. A própria plataforma da Wanchain é uma blockchain independente, permitindo projetar uma estrutura única para transferir valor entre criptomoedas em um livro compartilhado.
Com sua estrutura de transferência entre cadeias, a Wanchain também oferece várias aplicações financeiras:
- Emprestar e emprestar
- Pagamento e liquidação
- Comércio e troca
- Investimento e financiamento
Como funciona o Wanchain (WAN)?
Wanchain usa um protocolo de comunicação cross-chain combinado com contratos inteligentes para transferir dados entre Wanchain e outros Blockchains.
Este protocolo possui 3 módulos funcionais:
Cadastro de Módulos
No módulo de registro, Wanchain primeiro registra a cadeia inicial que participa da transação de cadeia cruzada. Após o registro, um ID exclusivo é gerado por meio de regras algorítmicas específicas dessa cadeia específica. Um registro de IDs também é mantido nessa cadeia original para evitar fraudes ou violações de segurança. O ativo digital é então registrado como uma transferência. Outro ID exclusivo é gerado para delinear regras algorítmicas específicas para a transferência de conteúdo.
Módulo de Transferência de Dados de Transação de Cadeia Cruzada
Com este módulo, o usuário da cadeia original envia uma solicitação de transação cross-chain para Wanchain. O nó validador de Wanchain reconhece se a solicitação foi bem-sucedida ou não. Finalmente, o nó validador de Wanchain envia a transação legítima para a cadeia original para completar a transferência de volta.
Módulo de consulta de status de transação
Wanchain usa o protocolo de consenso Delegated Proof Of Stake (ou DPoS). Em seu protocolo, existem 3 tipos de nós que validam as transações.
- Os vales-presente são usados para comprovar as transações entre a conta original e a conta bloqueada.
- Validadores: Nós de Verificação Universal: Os validadores notificam os Gerentes de Loja sobre as ações relacionadas a contas bloqueadas e fornecem um registro completo das atividades da Wanchain sempre que uma transação ocorre.
- Armazenistas: encarregados da manutenção e gerenciamento de chaves de contas bloqueadas para garantir que sejam seguras e confiáveis.
Esquema de criação de conta bloqueada
Para proteger fundos e bloqueios quando várias partes estão envolvidas em uma transação, a Wanchain usa um Plano de Criação de Conta Bloqueada. Nesse plano, as chaves são divididas em ações e distribuídas a diferentes participantes.
O nó Storeman é responsável por manter a segurança das chaves.
O plano de criação de conta bloqueada é importante, pois fornece um sistema para bloquear os ativos da cadeia original durante a transação. Somente quando certas condições forem atendidas, a propriedade bloqueada será desbloqueada e devolvida à conta original ou a alguma outra conta.
Hoje, outros sistemas de cadeia cruzada usam o esquema Hash Time Key Contract, o esquema Trusted Third Party Escrow e o esquema Multi-Signature Account. O esquema de contas bloqueadas é superior porque é completamente descentralizado, seguro e fornece armazenamento de dados eficiente.
Outros recursos técnicos da WAN incluem o uso de assinaturas de anel e geração de endereço único para permitir a privacidade ao entrar em um contrato inteligente.
Equipe de Desenvolvimento WanChain
Jack Lu – Fundador
Jack é um empreendedor e especialista técnico em Blockchain que se formou na Peking University e na Ohio State University. Antes de ingressar na Wanchain, ele foi cofundador da Factom, uma empresa descentralizada de armazenamento de dados. Ele também cofundou a Wanglu-Tech, uma empresa de blockchain empresarial. Jack também atuou como arquiteto de software sênior na Hewlett Packard e na Xerox.
Li Ni – Vice-presidente
Li também se formou na Universidade de Pequim com bacharelado e obteve um mestrado em Ciência da Computação pela Universidade de Durham, Reino Unido. Ele tem mais de 15 anos de experiência na indústria de TI e experiência internacional em marketing, desenvolvimento de negócios e vendas.
Antes de ingressar na Wanchain, Li trabalhou na ZTE Telecom, Delta Electronics e SuperMap Software como diretor e diretor nas equipes de negócios. Atualmente, ele é vice-presidente da Wanchain e Wanglu Tech para desenvolvimento de negócios, marketing, relações públicas e vendas. Li também atuou como consultor de TI para a FECC, o Ministério da Agricultura (MOA) na China e a Organização para Agricultura e Alimentação (FAO).
Oliver Birch – Vice-presidente de Comunicações Globais
Oliver se formou na Lancaster University com bacharelado em Filosofia, Política e Economia. Antes de vir para a Wanchain, ele gerenciou vários sites de pesquisa clínica e foi gerente de projeto de várias startups com muitos anos de experiência trabalhando na comunidade do espaço criptográfico Altcoin: consultoria de investimentos, blogs e trabalho administrativo.
O que torna Wanchain único?
A Wanchain está tentando criar um mercado mais amplo para ativos digitais estabelecendo conexões entre várias cadeias independentes. A plataforma conseguiu desenvolver uma série de aplicativos por meio de contratos inteligentes, sistemas de segurança e sua própria moeda (WAN).
A maioria das transações de cadeia cruzada é concluída por meio de plataformas de terceiros. A singularidade de Wanchain está em sua descentralização. A plataforma emprega computação multipartidária e tecnologia de compartilhamento de segredo de limite para gerenciar contas de forma autônoma.
A plataforma possui três funcionalidades principais de cadeia cruzada. Uma dessas funcionalidades é o módulo de cadastro. Ele também possui um módulo de transmissão de dados de transação de cadeia cruzada e um módulo de consulta de status de transação. Os três componentes estão envolvidos do início ao fim de uma conexão. Projetos semelhantes ao Wanchain incluem Ripple ( XRP ) e ICON ( ICX ).
Token WAN
O token nativo da plataforma, WAN, é usado em pagamentos e governança on-chain. A quantidade total de tokens vendidos durante a oferta inicial de moedas ( ICO ) foi de 107.100.000, valendo cerca de 120.000 ETH na época. O fornecimento máximo é de 210.000.000 WAN, enquanto o fornecimento circulante é de 169.028.581 WAN em março de 2021.
39% do fornecimento total de tokens foi alocado para os fundadores do projeto, 51% para os investidores e 10% para airdrops e recompensas. A WAN é usada para transações dentro da cadeia pai e entre cadeias.
Como a rede Wanchain é protegida?
A WAN é um fork do Ethereum e usa prova de participação ( PoS ). A Wainchain emitiu tokens WAN ERC-20 para todos os participantes da ICO. Quando a rede principal foi lançada em 2018, o token ERC-20 foi adaptado à cadeia nativa de Wanchain.
Os nós de validação da plataforma são divididos em Vouchers (verificar transações cross-chain), Storemen (gerenciar contas bloqueadas) e Validators (realizar verificações regulares). Os nós precisam apostar na WAN antes de poderem validar as transações na rede. As contas bloqueadas são criadas por meio de criptografia criptográfica.
Concorrentes
A Wanchain não é a única blockchain que trabalha para criar uma solução de transferência entre cadeias. Aion e ICON são os 2 principais players no espaço que trabalham na interoperabilidade do blockchain (a capacidade dos Blockchains de se comunicarem).
A Wanchain fez parceria com a Aion e a ICON para formar a ‘Blockchain Interoperability Alliance ‘. Juntos, eles têm o objetivo comum de promover a conectividade entre redes blockchain isoladas.
Aion
Com sede no Canadá, a Aion fornece uma API flexível e poderosa para vinculação entre Blockchains. Eles têm boas conexões com grandes empresas da Fortune 500. Eles também têm a capacidade de transferir valor entre Blockchains privados e públicos e fornecer Dapps interoperáveis.
ICON
A ICON é uma Blockchain baseada na Coréia que teve várias ICOs construídas sobre elas e estabeleceu mais parcerias do que qualquer um de seus concorrentes. Eles visam conectar entre Blockchains privados e públicos, vários setores, governo e serviços públicos.
Ark
Ark está sediada na França. Eles usam um protocolo de consenso de prova de participação delegado. Seu foco principal é conectar Blockchains públicos, bem como mecanismos off-chain, IPDB, Card Networks, IPFS, etc.
Qual a Previsão de Preço para a criptomoeda Wanchain (WAN)?
O preço do Wanchain está previsto para atingir um nível máximo de $1.223 ao longo de 2022.
Já em 2023 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, Wanchain (WAN) pode atingir um nível máximo de $2.354, com o preço médio de negociação de $1.750.
Em 2025 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, WAN deve cruzar um nível de preço médio de $2.838. O valor mínimo esperado do preço do Wanchain no final do ano atual deve ser $2.620. Além disso, WAN pode atingir um nível de preço máximo de $2.892.
Onde comprar o token WAN?
A criptomoeda WAN pode ser negociada nas seguintes exchanges:
- Binance
- Mandala Exchange
- Huobi Global
- KuCoin
Conclusão
As transferências entre cadeias estão se tornando cada vez mais importantes à medida que os Blockchains procuram fazer parceria com outro Blockchain para escalar mais rapidamente. A Wanchain fornece um gateway para Blockchains se comunicarem e os detentores de moedas fazerem transações de cadeia cruzada sem precisar negociar moedas em trocas.
Assim como as várias plataformas de mídia social conectadas pela API, permitindo que os usuários façam login em qualquer site com suas credenciais do Facebook, o valor real do espaço blockchain permitirá que os usuários transfiram valor de um blockchain para outro sem nenhum esforço significativo.