A criptomoeda foi lançado no final de 2017, mas concebido e trabalhado desde 2015 por seu fundador, Xu Fangcheng, Waltonchain deriva seu nome do nome de Charlie Walton, o inventor da tecnologia RFID (identificação por radiofrequência). Somando a isso, o nome …
Lançado no final de 2017, mas concebido e trabalhado desde 2015 por seu fundador, Xu Fangcheng, Waltonchain deriva seu nome do nome de Charlie Walton, o inventor da tecnologia RFID (identificação por radiofrequência). Somando-se a isso, o nome WALTON também é um acrônimo para Wisdom Alters Label, Trade, Organization, and Network.
O projeto busca ajudar a coordenar dados entre grandes empresas, rastreando produtos durante cada etapa de produção e distribuição. Esses dados são armazenados no blockchain, garantindo sua precisão, independentemente de onde estejam no processo, e a imutabilidade do blockchain não garante que terceiros adulterem os dados.
Waltonchain é apenas a cadeia-mãe no ecossistema de Walton: qualquer pessoa que usar a tecnologia pode criar uma subcadeia com seus próprios tokens e até mesmo um algoritmo de consenso diferente da cadeia-mãe. Isso ajuda a evitar problemas de congestionamento na cadeia pai, enquanto torna as subcadeias personalizáveis sem comprometer os benefícios adicionais. Isso não afeta significativamente o preço da moeda, já que o WTC é usado para criar essas subcadeias, bem como uma moeda transacional – mais sobre isso abaixo.
Waltonchain introduz o termo Value Internet of Things (VIoT) como um nome para sua combinação de chips RFID com a tecnologia blockchain. As etiquetas RFID são chips que respondem a uma frequência eletromagnética específica com o envio de dados de volta. Eles não requerem baterias ou eletricidade para operar e são mais comumente utilizados em controle de estoque, sistemas de biblioteca e quiosques de produtos. Os chips RFID são muito pequenos e baratos o suficiente para serem incorporados em muitos produtos em vários setores. Qualquer pessoa pode, então, escanear a etiqueta RFID, que traz todos os dados sobre o produto que podem ser encontrados no blockchain.
Waltonchain desenvolveu e patenteou sua própria versão do chip RFID. Somando-se aos benefícios existentes – tamanho e preço -, eles oferecem suporte a blockchain e adicionam propriedades ainda mais importantes, como:
- Um módulo de criptografia e descriptografia é integrado ao chip de tag deste projeto para aumentar a segurança;
- Um espaço de armazenamento dedicado é integrado ao chip da tag deste projeto para armazenar o valor hash do status da tag e informações importantes, o que torna o conteúdo da tag verdadeiramente resistente à violação;
- O tag chip deste projeto adota o design de baixa tensão e baixo consumo de energia e aplica tecnologias avançadas; em uma escala maior, seu consumo de energia é inferior ao do design tradicional;
- A lógica anticolisão é adicionada ao esquema de design do chip de tag deste projeto. Como resultado, a probabilidade de colisão é menor e a probabilidade de salto de registro durante a leitura é reduzida significativamente.
Mecanismo de consenso
Waltonchain usa uma forma relativamente única de chegar a um consenso, chamada Proof of Stake & Trust (PoST). É semelhante ao Proof of Stake (PoS) no sentido de que recompensa os detentores de tokens, ou nós, com dividendos WTC, o que significa que, como um detentor de tokens WTC, você receberá dividendos apenas segurando os tokens em sua carteira. A parte de “confiança” adicionada no nome do algoritmo de consenso é derivada do fato de que o ecossistema recompensa nós de maior qualidade e mais honestos mais do que outros. Para participar do staking, você deve se tornar um nó mestre, alcançado mantendo mais de 5.000 WTC. Quanto mais WTC você segurar e por mais tempo, maior será sua recompensa.
Waltonchain Coin
Qual é o propósito do WTC?
As operações em todo o ecossistema, tanto na cadeia quanto nas cadeias, são alimentadas pela moeda Waltonchain (WTC). As moedas servem para uma ampla variedade de propósitos, mas com muitas sobreposições:
- Emissão de subcadeias
- Juros de dividendos
- Sistema de crédito e hipoteca
- Troca de ativos distribuída
- Votação distribuída e sistema de governança.
Na maioria das vezes, no entanto, o WTC é usado como uma moeda transacional para realizar atividades fora da cadeia principal por meio de pagamentos de taxas de byte, facilitar a colaboração entre subcadeias e recompensar nós pela manutenção da rede.
O valor da moeda também é regido pelas antigas regras de oferta e demanda. A demanda, entretanto, vem do fato de que o gerenciamento da cadeia de suprimentos provou ser um setor popular para aplicativos de blockchain em geral: os especialistas acreditam que as primeiras aplicações viáveis da tecnologia provavelmente serão neste setor, ao invés de serviços financeiros. Embora ecossistemas inteiros voltados para esse problema não sejam um centavo a dúzia, há muitos outros exemplos: desde o rastreamento de grãos de café até o transporte de todos os tipos de coisas para todo o mundo. Isso também inclui a FSA do Reino Unido, anunciando recentementeque pilotou com sucesso um sistema de monitoramento da cadeia de suprimentos baseado em blockchain. O teste rastreou a carne produzida em um matadouro de gado sem nome, proporcionando “maior transparência” em toda a cadeia de abastecimento. Isso poderia ajudar a manter esses projetos visíveis e viáveis, o que por sua vez aumenta o preço.
Como obter o WTC
Se você estiver interessado em negociar no WTC, poderá fazê-lo em várias bolsas, sendo a mais popular a Binance . Notavelmente, a única opção de pagamento fiduciário disponível atualmente para o WTC é o won sul-coreano (KRW) em bolsas como Bithumb e CoinNest. Em outros, você pode escolher entre as criptomoedas mais comuns, como Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) ou Tether (USDT).
Outras bolsas que listam o WTC são:
- Huobi (negociável por BTC, ETH)
- OKEx (negociável para BTC, ETH, USDT)
- LATOKEN (negociável por ETH)
- Bitrue (negociável para BTC, ETH, XRP)
- Kucoin (negociável para BTC)
- COSS (negociável para BTC, ETH)
- CREX24 (negociável para BTC)
- HitBTC (negociável para BTC)
- Cryptobulls (negociáveis para BTC)
- Everbloom (negociável por ETH)
- Cobinhood (negociável por BTC, ETH)
- ForkDelta (negociável por ETH)
Troca de token
A moeda WTC é atualmente um token ERC20, o que significa que está realmente rodando no blockchain Ethereum. Esses tokens seguem uma lista de padrões para que possam ser compartilhados, trocados por outros tokens ou transferidos para uma carteira criptografada. O objetivo desses tokens é frequentemente atuar como um “enchimento” até que a equipe por trás do projeto desenvolva seu próprio blockchain e mainnet, a rede onde suas moedas têm valor econômico real. Após a implantação da rede principal, a equipe pega os tokens ERC20 de volta e dá aos usuários a mesma quantidade em seus próprios tokens nativos. Isso é chamado de troca de token.
Embora a equipe do Waltonchain afirme em seu novo white paper que tem uma mainnet instalada e em execução, eles não ofereceram um cronograma para a troca de tokens. Isso significa que o WTC ainda está em execução na rede Ethereum. Quando chegar a hora da troca de tokens, a equipe publicará as informações necessárias para você trocar seus tokens ERC20 por moedas nativas.
Masternodes
Existem dois tipos de masternodes no ecossistema de Walton: Waltonchain Masternodes, denotados como MN, e Guardian Masternodes, GMN.
O papel de um Masternode Waltonchain é validar as transações que são feitas na rede, com cada Masternode recebendo uma recompensa para cada bloco que é validado. Waltonchain requer uma garantia de 5.000 WTC para se tornar um Masternode. Além disso, existem mais requisitos para masternodes:
Cada Masternode deve estar conectado à internet, a fim de possibilitar o rastreamento dos dados em tempo real;
Os dados que são processados entre Masternodes na rede Waltonchain são transparentes;
O número de Masternodes no ecossistema Waltonchain pode aumentar se os Masternodes existentes na rede forem capazes de chegar a um consenso.
Enquanto isso, Guardian Masternodes representam o mais alto nível de senioridade que pode ser alcançado na rede. A função do Guardian Masternodes é proteger a rede por meio da implementação do algoritmo de consenso de prova de trabalho (PoW). A qualificação para um Guardian Masternode requer uma garantia de 5.000 WTC. A equipe de Walton está limitada a 15 Masternodes Guardiões na rede.
Mineração
Se desejar adquirir o WTC sem negociar, as moedas também podem ser lavradas por GPU, com manual disponível no site do projeto. De acordo com o tópico oficial do projeto Reddit Ask Me Anything, “você pode executar o nó em um computador doméstico se quiser, mas as recompensas serão menores em comparação com outras máquinas mais adequadas, como máquinas centradas no GPU PoW”.
Ainda assim, a recompensa do bloqueio é maior se você tiver um masternode. Se você tiver um GMN, receberá 4 WTC por bloco em vez de 2 até a troca de token, após o qual receberá 3 WTC por bloco em vez de 2. Se você tiver um MN ‘normal’, receberá 3 WTC por bloco em vez de 2 antes e depois da troca de token. Aqueles com menos de 5000 WTC recebem a recompensa normal de 2 blocos WTC.
Como armazenar o WTC
Você pode manter suas moedas WTC no serviço de carteira do próprio Waltonchain . Não houve problemas de segurança com ele até agora.
No entanto, se por qualquer motivo você decidir que deseja armazená-los em outro lugar, você tem até a troca de token: uma vez que WTC ainda é um token ERC20, ele pode ser armazenado em qualquer carteira que os suporte, como MyEtherWallet, uma carteira de software para Ethereum e tokens relacionados. Para segurança extra, considere usar uma carteira de hardware, como Ledger Nano S ou Trezor , que oferecem suporte a esse tipo de token.
Estado Atual do Projeto
Desde setembro de 2018, Waltonchain não teve falta de parcerias – várias das quais são de alto perfil.
No final de fevereiro, a IOT Technology, subsidiária da Waltonchain, assinou uma parceria estratégica e um acordo de compra com a Ishijah Trading, relacionada a sistemas inteligentes de gestão de alimentos e bebidas. Ishijah ocupa um lugar de prestígio na sociedade chinesa, sendo o distribuidor oficial do Café Diaoyutai, que é servido a VIPs e Chefes de Estado.
Mais ou menos na mesma época, em fevereiro, Waltonchain anunciou que seu diretor de projeto, Lin Herui, se tornaria o vice-presidente da recém-criada Fujian IoT Industry Association. Esta associação está se concentrando na pesquisa de política industrial, incluindo o desenvolvimento de maneiras pelas quais a IoT pode ser utilizada e tais serviços podem ser fornecidos ao público.
Em março, a empresa anunciou sua primeira subcadeia: Freyrchain, que constrói a primeira plataforma de banco de dados de coleção baseada em blockchain em todo o mundo. Em busca da transferência confiável de coleções de arte, Freyrchain no futuro se tornará uma plataforma de repositório digital para todas as coleções culturais em todo o mundo para ajudar o crescimento dos entusiastas da arte.
No final de junho deste ano, a FashionET firmou um acordo de parceria estratégica com a Waltonchain. A Waltonchain desenvolverá uma rede infantil rastreável exclusiva sob sua rede pública para a FashionET. Essa cadeia filho também é a segunda cadeia filho de Waltonchain, seguindo Freyrchain.
Projetos semelhantes
Embora o gerenciamento da cadeia de suprimentos tenha se mostrado um terreno fértil para a implementação da tecnologia blockchain, Waltonchain tem um grande rival: VeChain. A tabela abaixo mostra as maiores diferenças entre os dois.
Waltonchain | VeChain | |
Foco | Roupas, varejo | Produtos de luxo |
Tecnologias | RFID | Códigos QR , NFC |
Plataforma Dapp? | não | sim |
Subchains? | sim | não |
Capitalização de mercado (setembro de 2018) | USD 117,7 milhões | USD 738,2 milhões |