A criptomoeda Viberate é um ecossistema de talentos descentralizado baseado em Ethereum para música ao vivo. Ele conecta artistas, fãs, agências de gerenciamento de talentos e organizadores de eventos todos juntos na mesma plataforma. A indústria da música ao vivo tem sido dominada há muito tempo por algumas empresas de gestão líderes que controlam a grande maioria dos artistas de renome que tocam em locais de destaque. Ao mesmo tempo, artistas menores lutam para obter reconhecimento e se conectar com os locais que querem seus negócios. A Viberate acredita que o setor está pronto para uma reviravolta. Continue a leitura para saber mais sobre o projeto Viberate.
O que é Viberate (VIB)?
Viberate é um ecossistema descentralizado baseado em Ethereum para talentos de música ao vivo. Basicamente, ele conecta artistas, fãs, organizadores de eventos e agências de gerenciamento de talentos todos juntos na mesma plataforma. Portanto, é um mercado Business-to-Business (B2B) e um mercado Business-to-Consumer (B2C).
Para começar, os fãs têm a oportunidade de olhar o perfil dos músicos, ver as datas dos próximos shows, comprar ingressos e receber outras informações importantes da indústria fonográfica. Simultaneamente, os organizadores de eventos têm a oportunidade de encontrar artistas e performers rapidamente. Artistas e músicos, por outro lado, podem ter um fluxo de entrada de pedidos permanentes.
A Viberate reconhece que a indústria da música tem sido dominada há muito tempo por algumas empresas de gestão que controlam a grande maioria dos artistas populares que se apresentam em locais de destaque. Ao mesmo tempo, pequenos artistas estão tendo dificuldade em obter reconhecimento e, portanto, não conseguem se conectar com locais que querem seus negócios.
Principais recursos do Viberate:
- Analytics: o Viberate fornece muitos dados que podem ajudar todos os usuários da plataforma a tomar decisões lucrativas. Por exemplo, através da análise de música, os artistas podem colocar suas faixas nas estações de rádio e playlists certas. Os gerentes também podem medir campanhas promocionais e acompanhar suas listas. As empresas de talentos podem procurar talentos ainda mais rápido. Boas análises simplesmente economizam tempo e esforço.
- Comparar artistas: o Viberate monitora todos os principais canais de música e redes sociais (Spotify, Beatport, YouTube, Instagram, etc). Os dados abrangem todos os artistas do mundo. A plataforma então classifica, analisa e atualiza esses dados diariamente. Portanto, você tem acesso a dados que podem ajudá-lo a comparar uma infinidade de artistas local e internacionalmente.
- Gráficos: Por meio do Viberate, os usuários podem acessar gráficos imparciais e atualizados regularmente, classificando cada gravadora, festival, faixa, lista de reprodução e artista em todo o mundo.
Como funciona o Viberate (VIB)?
A plataforma Viberate (VIB) possui uma estrutura que funciona tanto de empresa para empresa quanto de empresa para usuário. A plataforma, que atrai a atenção dos usuários com esse recurso, quer deixar sua marca na indústria da música ao vivo. Segundo a equipe do Viberate, é possível integrar diferentes áreas ao ecossistema. As vendas de ingressos são mostradas como uma dessas áreas. Graças ao recurso de venda de ingressos no ecossistema Viberate, tornou-se possível contribuir com a renda dos músicos. O serviço de venda de ingressos é uma das funcionalidades que ocorre da empresa ao usuário.
Outra das possibilidades que o Viberate oferece aos usuários é sobre vendas em massa. Os amantes da música podem convidar os músicos que desejam ouvir organizando esses eventos. Essa ação acontece exatamente da seguinte forma. Os amantes da música apostam os tokens VIB de criptomoeda da plataforma. Quando essa taxa ultrapassa um determinado limite, a equipe do Viberate anuncia nas mídias sociais. Uma vez que fundos suficientes são levantados, os ingressos são enviados aos usuários. Assim, o artista encontra um ambiente para expor sua performance. Como resultado, todas as partes saem do processo felizes.
Podemos dizer que a maior contribuição da plataforma para o setor é aproximar músicos e organizadores de eventos. Aproveitando as possibilidades da rede Ethereum, a plataforma Viberate protege todo o processo usando contratos inteligentes. Além disso, é possível que os usuários da plataforma ganhem prêmios em tokens VIB seguindo alguns procedimentos. Assim, uma espécie de dinamismo ocorre na plataforma.
Modelo de negócios do Viberate
O Viberate é um mercado business to business (B2B) e business to consumer (B2C). Tem como objetivo integrar diferentes segmentos da indústria da música ao vivo. O modelo geral de negócios pode ser complicado de entender, pois é muito multifacetado.
Modelo B2C
Venda de ingressos
Dentro do mercado de negócios ao consumidor, sua principal oferta é a emissão de ingressos para eventos ao vivo, incluindo shows e festivais. Para esse fluxo de receita específico, a Viberate já fez parceria com várias agências de reservas on-line, como a Ticketmaster, de forma afiliada.
No futuro, a criptomoeda Viberate planeja oferecer seu próprio serviço de reserva de ingressos – o Digital Ticket Exchange (DTX). Os consumidores comprarão seus ingressos para eventos diretamente usando criptomoeda e terão o ingresso enviado para suas carteiras digitais ERC20 como um token. Contratos inteligentes são usados para manter as taxas de ingressos em caução para que os fãs possam obter reembolsos se o evento não for adiante. Ele também contará com a funcionalidade de revendedor para que os ingressos possam ser revendidos se o comprador original não puder comparecer.
Performances de financiamento coletivo
Uma segunda funcionalidade no espaço B2C é para os fãs fazerem crowdfunding em performances. Grupos de fãs que moram em áreas geralmente não servidas por eventos de música ao vivo podem fazer um crowdfunding para que seus artistas favoritos venham até eles.
Os grupos apostam no token nativo da plataforma Viberate, chamados tokens VIB. Ao atingir um determinado limite, o aplicativo Viberate enviará a campanha para uma campanha de mídia social para promoção. Se fundos suficientes forem levantados, os ingressos digitais serão enviados para as carteiras dos doadores. O artista executa e reivindica sua parte do fundo. Se o limite de financiamento não for atingido, aqueles que doaram recebem um reembolso de volta para suas carteiras.
Modelo B2B
Em sua essência, a plataforma Viberate é um banco de dados de cinco participantes diferentes do setor. O Viberate possui um banco de dados de perfis para cada um deles, com números significativos já listados dentro de cada setor de acordo com o site da empresa. As listas abertas ao público em geral incluem:
- Músicos/intérpretes
- Eventos
- Locais
As listagens de organizadores de eventos e agentes de reservas são mantidas como um público-alvo, não abertas ao público. A criptomoeda Viberate já desenvolveu ou tem planos para várias maneiras pelas quais as diferentes partes podem se conectar. O token VIB serve como incentivo para as partes interagirem, dependendo de quem recebe o benefício.
Conectando músicos com organizadores de eventos
O Viberate serve como uma espécie de plataforma de correspondência para desempenhar um papel semelhante ao do agente de reservas. Tendo em conta que nem todos os músicos podem recorrer aos serviços de um agente de reservas devido a custos ou visibilidade do seu perfil.
Portanto, este modelo abre o mercado de reservas para que qualquer local possa encontrar e combinar com qualquer músico e vice-versa. Contratos inteligentes mantêm taxas de artistas em depósito e pagamentos feitos em tokens ETH ou VIB. A plataforma Viberate cobra uma comissão de reserva, mas a uma taxa muito menor do que os agentes de reserva cobram hoje.
Conectando outros parceiros do setor a contatos de relações públicas e outros artistas
Aplicam-se taxas premium na plataforma para que os usuários acessem os detalhes do gerente ou agente dos artistas. Este nível de acesso premium requer o pagamento de uma taxa em VIB ou ETH. Isso é direcionado àqueles que desejam se conectar com artistas por motivos comerciais, por exemplo, comerciantes. Outras conexões também são possíveis usando a rede. Por exemplo, os organizadores de eventos podem procurar locais disponíveis para um evento que desejam organizar.
Ganhando recompensas
Todos os usuários do sistema (empresas e consumidores) podem ganhar recompensas do pool de recompensas VIB. As recompensas são alocadas com base em atividades, como cadastro no serviço, indicação de amigos e manutenção e curadoria do banco de dados. Este último está sujeito à validação pela equipe editorial.
O pool de recompensas consistirá em um valor fixo de 10 milhões de moedas VIB e os fundos serão liberados da seguinte forma:
- 5% emitidos no ponto de venda do token (concluído no final de 2017)
- 5.000 tokens liberados a cada dia nos primeiros 2.000 dias
Depois disso, não está claro como o reabastecimento do pool de recompensas funcionará. Afirma-se apenas que será proveniente de outros fluxos, sem emitir novas moedas.
Token VIB
Como o Viberate é baseado em Ethereum, a moeda Viberate é um token ERC-20. Existem atualmente cerca de 198.135.000 VIBs em circulação com uma oferta de 200.000.000.
O token VIB pode ser usado para:
- Ative a comunidade global
- Acesso a informações de contato dos principais parceiros
- Compre no mercado
- Pague a taxa de reserva
- Anuncie no Viberate
- Compre ingressos para eventos
Onde comprar o token VIB?
O token VIB pode ser comprado em várias bolsas de criptomoedas principais, algumas das maiores são: Binance, CoinDCX, Mandala Exchange, WazirX e Bancor Network.
Conclusão
Viberate promete liberdade para músicos e outros componentes do setor. Desta forma, também são apoiados novos talentos que almejam uma carreira na área da música. Assim, é possível que novos talentos mostrem suas habilidades diante dos amantes da música. De acordo com a inovadora equipe do Viberate, a atual indústria da música está pronta para passar por uma grande reformulação. O PortalCripto espera que o artigo tenha trazido as informações necessárias sobre o projeto Viberate.