TrueUSD, também apelidado TUSD, é um stablecoin ERC20 popular totalmente respaldado pelo dólar americano. No conto da criptografia, a TUSD marcou a primeira stablecoin regulamentada apoiada pelo USD.
O que é TrueUSD (TUSD) token?
A criptomoeda TrueUSD (TUSD) é um token ERC-20 totalmente garantido, protegido legalmente e verificado de forma transparente. Está atrelado ao dólar norte-americano e mantém uma proporção de 1: 1. Além disso, é o primeiro cryptoasset construído na plataforma TrustToken.
A instabilidade de preços é um dos maiores obstáculos no caminho da adoção generalizada de criptomoedas. O mercado altamente volátil torna difícil o uso de criptografia nas transações do dia-a-dia, transferências internacionais e como um portal de pagamento geralmente aceito.
No entanto, algumas startups de criptografia levam isso a sério e trabalham para uma integração mais suave entre o paradigma financeiro atual e a tecnologia blockchain. Eles desenvolvem os chamados stablecoins , e um desses projetos é TrueUSD.
O que é um Stablecoin?
Stablecoins são criptomoedas atreladas a ativos externos menos voláteis, como moedas fiduciárias, metais preciosos ou petróleo. O fornecimento ou valor de uma stablecoin também pode ser atrelado a outros ativos criptográficos ou ser corrigido por algoritmos. Os Stablecoins retêm o mesmo valor que seu ativo subjacente, em vez de sofrer oscilações dramáticas de preço. A ideia geral de stablecoins é sustentar um valor estável por um período prolongado.
Os Stablecoins desempenham um papel crucial no ecossistema criptográfico. Eles permitem que mais pessoas acessem os benefícios do blockchain sem o risco de oscilações dramáticas de preços. Além disso, eles fornecem um terreno firme para os comerciantes, investidores, fornecedores e outros jogadores que desejam estacionar seus ganhos ou ativos. Fundamentalmente, apoiar a moeda com ativos tradicionais menos voláteis, como USD ou Ouro, torna-a mais estável, proporcionando uma alternativa mais segura para todos os participantes do ecossistema criptográfico.
Um dos exemplos mais proeminentes de um stablecoin é o Tether (USDT). Sempre que tokens USDT são emitidos, uma quantia equivalente em USD é depositada em uma conta bancária auditada. O Tether também tem uma plataforma onde os usuários podem depositar e sacar dólares reais. A oferta circulante de tokens USDT diminui ou aumenta com base nos dólares mantidos na conta bancária.
O tether tem sido o stablecoin mais confiável desde seu lançamento em 2014. No entanto, durante o ano passado, o stablecoin foi cercado por alegações de banco de reserva fracionária . A empresa não apresentou evidências substanciais contra as denúncias, o que leva à crescente desconfiança em relação ao projeto.
Ao mesmo tempo, a situação abriu uma janela de oportunidade para uma nova geração de stablecoins que pode se manter em um padrão mais elevado. TrueUSD é um desses projetos.
Fundadores do TrueUSD
Como dito anteriormente, o ativo foi emitido pela TrustToken, uma bolsa com sede em San Francisco que se concentra na criação de tokens lastreados em ativos que podem ser facilmente negociados globalmente. TUSD é, no entanto, o primeiro stablecoin lançado na plataforma TrustToken.
Com a preocupação de fornecer uma condição de mercado mais confiável, a equipe por trás da plataforma TrustToken assumiu o dever de tokenizar ativos como propriedades, filmes, negócios limitados e similares.
O cofundador e CEO da TrustToken Rafael Cosman determinou uma auditoria mensal regular para o stablecoin da TUSD. Assim, ele fornece uma proteção contra o mercado volátil e os investidores promissores um ativo confiável e de alto impacto
O que é TrueUSD (TUSD)?
O TrueUSD foi lançado no início de 2018. Ele foi projetado para ser um stablecoin simples, transparente e confiável. Por esse motivo, ele não usa uma conta bancária oculta ou qualquer algoritmo especial.
As participações em dólares americanos da TrueUSD são distribuídas em várias contas bancárias que pertencem a diferentes sociedades fiduciárias. As partes envolvidas firmaram acordo para divulgação diária das participações garantidas e realização de auditorias mensais. O token usa várias contas de garantia para reduzir o risco de contraparte e fornecer proteção legal aos titulares contra roubo.
TrueUSD foi feito para:
- Comerciantes e bolsas. TrueUSD é uma ótima ferramenta para se proteger contra a volatilidade do mercado e entrar nos mercados sem comprar primeiro no BTC / ETH.
- Comércio convencional. As pessoas e empresas comuns podem aproveitar os benefícios oferecidos pelas tecnologias de blockchain sem exposição a grandes flutuações de preços.
- Economias em desenvolvimento. Os mercados em desenvolvimento podem usar moedas estáveis para o comércio.
- Contratos financeiros de longo prazo, como empréstimos, salários ou mercados de previsões.
- As instituições financeiras podem usar um ativo confiável para negociar nos mercados de criptografia.
O que é TrustToken?
TrustToken é uma plataforma para a criação de criptoassets tokenizados. Exemplos no site da empresa mostram a ambição de tokenizar ativos como propriedades para aluguel, timeshares, pequenas empresas, petróleo, filmes, música, patentes e muito mais.
Repleto de pessoas experientes de Standford, UC Berkeley, PwC, Google e Palantir, TrustToken tem uma equipe motivada e competente. O núcleo da empresa consiste em quatro co-fundadores: CEO Danny An, CTO Rafael Cosman, COO Stephen Kade e estrategista de produto Tory Reiss.
A plataforma também menciona ir para a “propriedade fracionária” de ativos, o que permitirá possuir e negociar fragmentos de ativos tokenizados.
Como funciona o TrueUSD (TUSD)?
A chave para o funcionamento adequado de cada ativo tokenizado TrustToken são as contas de garantia de terceiros. Todos os que passam pelos requisitos KYC e AML podem comprar / resgatar TrueUSD usando seu aplicativo.
A TrustToken emprega contratos inteligentes auditados publicamente para evitar a emissão de tokens. O dinheiro nem chega às mãos da equipe TrustToken. O novo TUSD é cunhado automaticamente quando uma conta de garantia recebe USD. Sempre que um usuário resgata USD, a quantidade equivalente de TUSD é queimada imediatamente. Dessa forma, o TrustToken garante uma proporção de 1: 1 USD para TUSD entre o dinheiro nas contas de custódia e TUSD em circulação.
Sempre que um usuário passa KYC / AML, ele ou ela pode enviar USD diretamente para um dos parceiros de confiança do TrueUSD (junto com o endereço da carteira Ethereum). Depois que os fundos são verificados pela empresa de custódia, a API interage com o contrato inteligente TrueUSD, que por sua vez emite tokens na proporção de 1: 1 e os envia para a carteira fornecida.
Quando os tokens chegam à sua carteira, eles podem ser usados para qualquer coisa de que você precisar. Os tokens TrueUSD combinam o melhor dos dois mundos – a estabilidade e a confiança de taxas fiduciárias e baixas, tempos de transferência rápidos e alcance global de criptomoedas.
Se você deseja converter o TUSD de volta para dólares americanos, um procedimento inverso ocorre. O usuário envia tokens TUSD de volta ao endereço do contrato inteligente, que notifica a empresa fiduciária e aciona uma transferência fiduciária de volta para a conta do usuário.
Tal sistema utiliza várias APIs e torna o controle do fornecimento de tokens fácil e superior às alternativas anteriores.
As taxas atuais para comprar e resgatar TrueUSD para USD são $ 75 ou 0,1%. O envio de TrueUSD entre carteiras Ethereum custa 0,1%.
Aqui está um resumo dos benefícios do token TUSD:
- Proteção legal. A empresa publica atestados regulares que vêm com forte proteção legal fornecida pelas contas de custódia.
- Resgatável por USD. Qualquer indivíduo ou organização que passar na verificação AML / KYC na plataforma TrustToken pode resgatar TUSD por USD. No entanto, o valor mínimo de retirada é de $ 10.000.
- Gestão de fundos confiáveis. Da forma como o sistema TrueUSD é configurado, ele permite que você troque dólares americanos diretamente com contas de garantia, em vez de enviar dinheiro por meio da rede TUSD.
- Garantia total. Um único token TUSD é sempre garantido por USD detidos na empresa da conta de garantia. Novos tokens são cunhados e queimados pelos contratos inteligentes auditados publicamente.
- Atestados regulares. Todas as posses de contas de custódia estão sujeitas a atestados regulares que são publicados abertamente.
Uma regra prática ao lidar com stablecoins indexados ao USD é não comprá-los por mais de $ 1,05 equivalente à criptografia negociável. Caso contrário, não vale a pena colocar seu dinheiro em risco.
Comparação TrueUSD (TUSD) vs Tether (USDT) vs USD Coin (USDC)
No momento em que este artigo foi escrito (novembro de 2018), Tether, TrueUSD e USD Coin eram os únicos stablecoins entre os 50 primeiros classificados pela capitalização de mercado. De longe, o Tether ainda é o mais significativo, com sua capitalização de mercado ultrapassando US $ 1,7 bilhão. O concorrente mais próximo, TrueUSD, tem uma capitalização de mercado dez vezes menor – cerca de US $ 160 milhões. Da mesma forma, a moeda USD recentemente emitida tem um pouco mais de $ 140 milhões de tokens USDC em circulação.
Todas as moedas são construídas em torno do mesmo princípio – uma entidade centralizada mantém ativos em uma conta de confiança e emite tokens correspondentes que constituem uma reivindicação 1: 1 dos ativos subjacentes. No entanto, a diferença crítica entre o Tether e os outros dois é que eles são muito mais transparentes em suas atividades, divulgações de suas entidades detentoras, contas e conformidade regulatória.
Os stablecoins mais novos são emitidos no blockchain da Ethereum como tokens ERC-20, o que significa maior compatibilidade com a maioria dos softwares, carteiras de hardware, trocas e outros projetos da Ethereum. A grande maioria do USDT é emitida em blockchain Omni, mas também tem sua parcela de tokens ERC-20.
O Tether também supera TrueUSD e USDC em usuários ativos e número de transações. Apesar disso, a oferta de circulação da Tether tem diminuído, enquanto TrueUSD e USD Coin experimentaram um rápido crescimento este ano.
O Tether tem o maior número de pares comerciais nas bolsas. No entanto, TrueUSD e USD Coin ainda podem ser chamados de novatos e estão se atualizando rapidamente.
Como obter tokens TrueUSD (TUSD)?
Existem três maneiras de obter tokens TUSD
Obtê-los por meio de uma das seguintes trocas:
- Binance (negociável com BTC, ETH, USDT, BNB).
- HitBTC (negociável com BTC, ETH, USDT, DAI, XMR, NEO, LTC, ZRX).
- Bittrex (negociável com BTC, ETH, USDT, USD).
- Kryptono, Upbit (negociável com BTC, ETH, USDT).
- Cashierest (negociável com BTC, ETH, KRW).
- Hotbit, Bit-Z (negociável com BTC, ETH, USDT).
- P2PB2B (negociável com BTC, ETH).
- Vebitcoin (negociável com BTC, ETH, TRY, ADA, TRX, MIOTA, XVG, BTG, ETC).
- HBUS, OKEx (negociável com BTC, USDT).
- CPDAX, DigiFinex, CoinTiger (negociável com BTC).
Ou
- Compre TUSD por meio do aplicativo TrueUSD (deve ser aprovado no KYC / AML).
Ou ainda
- Obtenha TUSD usando trocas instantâneas como ShapeShift, Changelly, Faast ou outros.
Como armazenar tokens TrueUSD (TUSD)?
TrueUSD é um token ERC-20 emitido no blockchain Ethereum . Ele pode ser armazenado em qualquer carteira que suporte o padrão ERC-20. As opções mais populares incluem as carteiras MyEtherWallet, MetaMask, Mint ou Jaxx. Se você não tiver certeza de como configurar uma carteira Ethereum , verifique nosso guia rápido que explica isso.
Estado Atual do Projeto
Em novembro de 2018, a TrustToken manteve suas operações em um alto padrão e forneceu um stablecoin decente para uma comunidade em crescimento. O token TrueUSD está sendo listado em cada vez mais trocas, e a empresa publica atestados regulares mensalmente e, às vezes, quinzenalmente. Todos eles podem ser encontrados no blog do TrustToken.
Em um futuro próximo, a equipe espera lançar novos criptoassets, nomeadamente TrueEuro , TrueGold , TrueBond e TrueYen . Além disso, os fãs de TrueTokens podem esperar cestas estáveis de bens tokenizados, como metais preciosos ou imóveis. Todos esses ativos devem ser listados em bolsas de negociação.
Projetos semelhantes
Muitos stablecoins relativamente novos surgiram nos últimos anos. Além do TrueUSD, outros stablecoins incluem:
- Tether (USDT). O stablecoin mais antigo e popular apoiado em dólares americanos usado por várias bolsas.
- Moeda de USD (USDC). Token ERC-20 da Circle com respaldo em dólares.
- Dólar de Gêmeos (GUSD). Token ERC-20 regulamentado e indexado ao USD, emitido pela bolsa Gemini.
- Token padrão Paxos (PAX). Um token ERC-20 apoiado em USD.
- Dai (DAI) . ERC-20 stablecoin emitido pela Maker e apoiado por USD.
- bitEUR (BITEUR). Um stablecoin emitido em blockchain BitShares e apoiado por Yuans chineses (CNY).
- bitUSD (BITUSD). Um stablecoin emitido emblockchain BitShares e apoiado por USD.
- bitEUR (BITEUR). Um stablecoin emitido no blockchain BitShares e apoiado por Euros (EUR).
- Stasis Eurs (EURS). Uma stablecoin ERC-20 colateralizada atrelada ao EUR.
- nUSD (NUSD). Uma stablecoin ERC-20 emitida pela fundação Havven.
- Padrão branco (WSD). Um stablecoin indexado ao USD para pagamentos globais emitido no protocolo Stellar.
Benefícios do TrueUSD
Os benefícios exclusivos que vêm com o uso de TrueUSD colocaram-no no topo da lista de alternativas para investidores.
Como a TrustToken gera suas receitas de juros em dólares mantidos em suas contas, ela não cobra nenhuma taxa para negociar TUSD. Assim, uma dessas vantagens é que o token garante zero ou menos taxa de transação para os usuários.
Além disso, com o atestado consistente e a extrema transparência que a TUSD oferece, os investidores ficam assim aliviados do medo de manipulações. Sua transparência é considerada excelente entre outras.
Ele também suporta o resgate do token para a quantidade correspondente em dólares americanos com facilidade.
Riscos a considerar
Para tudo o que vem com recursos de benefício, sempre há algumas limitações que vêm com ele. TrueUSD em sua natureza e design, também vem com algumas desvantagens.
Por fim, TrueUSD garante a conclusão obrigatória de KYC para a compra e resgate de TUSD. Em outras palavras, os usuários que desejam comprar ou resgatar o token devem preencher seus documentos Know Your Customer (KYC) e Anti Money Laundering (AML) antes de prosseguir com o processo.
Em segundo lugar, TrueUSD não é totalmente descentralizado. Ele está sujeito aos padrões fornecidos pela plataforma TrustToken. Como tal, as ações regulatórias na plataforma afetarão os usuários da TUSD.
Conclusão
A criptomoeda TrueUSD (TUSD) com sua relevância no setor de criptografia está atualmente ganhando espaço na indústria. Além disso, está se esforçando para se tornar o stablecoin mais cotado com seu recurso de transparência mais cotado.
A moeda passou por uma grande expansão desde seu lançamento, há alguns anos. Assim, é correto prever o sucesso no destino do ativo.
Curiosamente, a disponibilidade do ativo na blockchain Ethereum garante o token do mecanismo necessário que ele precisa para explorar o espaço criptográfico e crescer maciçamente entre outras stablecoins na indústria.