O que é TRON (TRON)?
TRON é uma plataforma blockchain avançada construída para descentralizar e democratizar a indústria de distribuição de conteúdo por meio de um arsenal de ferramentas, plataformas e protocolos sem permissão.
Como um blockchain com capacidade de contrato inteligente, o TRON permite que os desenvolvedores criem e implantem aplicativos descentralizados de alta capacidade ( DApps ) que podem ser projetados para praticamente qualquer finalidade – incluindo jogos online, trocas descentralizadas, fazendas de rendimento, plataformas de empréstimos abertas e muito mais.
A plataforma foi fundada em setembro de 2017 pelo empresário de tecnologia Justin Sun, que atualmente dirige a Fundação Tron – uma organização sem fins lucrativos que auxilia no desenvolvimento e crescimento do ecossistema TRON. Ela levantou um total de $ 70 milhões em uma oferta inicial de moedas ( ICO ) e lançou sua rede principal em junho de 2018. Desde então, cresceu e se tornou uma das 20 principais criptomoedas por capitalização de mercado e por um breve período ficou entre as 10 principais.
Como funciona o TRON?
TRON é semelhante ao EOS no sentido de que os usuários na rede precisam adquirir recursos para fazer transações ou interagir com contratos inteligentes . No TRON, esses recursos são separados em quatro tipos: largura de banda, CPU, armazenamento e RAM. Os usuários precisam congelar (bloquear temporariamente) seu TRX para obter largura de banda e energia.
Quando um usuário faz uma transação regular, os pontos de largura de banda são consumidos, enquanto as transações de contrato inteligente também consomem energia. A largura de banda e a energia são recuperadas gradualmente ao longo de um período de 24 horas.
Como a maioria das plataformas de contrato inteligente, TRON apresenta sua própria máquina virtual – neste caso, conhecida como TRON Virtual Machine (TVM). O TVM é essencialmente o sistema operacional usado para executar contratos inteligentes em um ambiente seguro e descentralizado, mas confiável. Diz-se que o TVM é Turing-Completo , mas seus recursos completos ainda estão sendo desvendados.
O TRON é protegido por um mecanismo de consenso de prova de aposta delegada (DPoS) , que usa uma rede de 27 superrepresentantes (SRs) para verificar as transações e empacotá-las em blocos. Esses Super Representantes são votados em posição por meio de uma eleição aberta, que vê os titulares de TRX votarem em seus SRs favoritos com base em seus méritos.
Os superrepresentantes também têm a tarefa de propor melhorias para a rede TRON – que são então votadas ou rejeitadas por outros SRs e um segundo tipo de nó conhecido como parceiros SR.
No white paper TRON original , um roteiro de 10 anos foi definido para o projeto. TRON está atualmente quase na metade deste roteiro e, em abril de 2021, está na era de desenvolvimento da “ Grande Viagem ”.
O que torna o TRON único?
TRON é construído para alimentar uma internet descentralizada, onde os indivíduos podem acessar o conteúdo sem restrições geográficas, censura ou limitações. Inclui uma série de recursos que ajudam a atingir esse objetivo, incluindo:
Governança On-Chain
TRON se junta ao número crescente de plataformas de blockchain para apoiar a governança na cadeia – permitindo que os titulares de TRX desempenhem um papel ativo na formação do futuro da plataforma, selecionando os superrepresentantes e parceiros superrepresentantes que, em última análise, reforçam a vontade da comunidade.
Os usuários que participam do processo de votação apostando seus tokens receberão uma fração das recompensas da rede em troca.
Suporte de token
Como outras plataformas de contratos inteligentes concorrentes, incluindo Ethereum e Binance Smart Chain, TRON oferece suporte a uma variedade de padrões de token, o que ajuda os desenvolvedores a potencializar uma variedade de novos casos de uso. Estes incluem padrões de token TRC-20, TRC-10 e TRC-721 (não fungível).
Alta escalabilidade
O TRON foi projetado para oferecer suporte a escalonamento massivo em cadeia, permitindo que os desenvolvedores criem aplicativos que podem suportar potencialmente dezenas de milhares de usuários simultaneamente. No momento, o sistema de consenso DPoS da TRON permite que ele controle confortavelmente cerca de 2.000 transações por segundo (TPS), mas há planos para melhorar ainda mais isso no futuro.
Ecossistema bem desenvolvido
Como uma das primeiras plataformas de contrato inteligente a mudar para mainnet, TRON agora tem um ecossistema bem desenvolvido de produtos DApps e DeFi . Isso inclui o protocolo de compartilhamento de arquivos descentralizado BitTorrent, troca descentralizada PoloniDEX e o ecossistema JUST de plataformas DeFi.
Como a máquina virtual do TRON é compatível com a Máquina Virtual Ethereum (EVM), os desenvolvedores podem facilmente portar seus DApps do Ethereum ou outros blockchains compatíveis com EVM para o TRON.
O que são contratos inteligentes?
Os contratos inteligentes há muito são aclamados como um dos casos de uso mais promissores da tecnologia de blockchain, uma vez que são capazes de replicar potencialmente muitas das principais funções das instituições financeiras tradicionais – embora em uma rede descentralizada.
Em essência, os contratos inteligentes são trechos de código projetados para executar automaticamente um acordo – garantindo que as duas ou mais partes envolvidas no acordo não precisem necessariamente confiar uma na outra, contanto que confiem que o contrato inteligente é confiável e seguro.
Os contratos inteligentes irão aplicar automaticamente os termos especificados em um acordo quando as condições certas forem atendidas, por exemplo, você pode ter um contrato inteligente que envia automaticamente um pagamento para um endereço específico no mesmo dia de cada ano, ou um que permite que dois indivíduos apostem em um resultado antes de distribuir automaticamente o pote para o participante correto.
Hoje, os contratos inteligentes formam o código subjacente ou a grande maioria dos aplicativos descentralizados e estão se tornando cada vez mais integrados à estrutura do blockchain.