Tinyman é um protocolo de negociação descentralizado que utiliza a estrutura rápida e segura do blockchain Algorand, criando um mercado aberto e seguro para traders, provedores de liquidez e desenvolvedores.
O que é Tinyman e como Funciona?
Tinyman é uma exchange descentralizada (DEX) em Algorand. Mais especificamente, é uma troca Automated Market Maker (AMM) que emprega o algoritmo Constant Product Market Maker. Este é o mesmo conceito pioneiro do Uniswap V2.
O aplicativo baseado na web (app.tinyman.org) é uma interface visual para interagir com um conjunto de contratos inteligentes implantados no blockchain Algorand.
A exchange é totalmente descentralizada e não custodiante. Os fundos são mantidos em contas de contrato inteligente sem permissão. Isso significa que os únicos métodos para retirar fundos das contas do pool são aqueles codificados no contrato inteligente. Em um nível alto, este código só permite saques em troca de uma quantia apropriada de outro ativo ou pelos proprietários de liquidez em troca de seus Tokens de Pool.
Além disso, os contratos são totalmente sem permissão. Isso significa que qualquer conta pode criar um pool emitindo o conjunto correto de transações. Isso significa que nenhuma conta tem autoridade sobre os ativos ou funcionalidades do pool. Isso também significa que não há mecanismo para reverter ou ajustar transações, mesmo que sejam feitas com erro.
Os contratos também são totalmente imutáveis. Isso significa que nenhuma conta tem autoridade para atualizar ou excluir os contratos que controlam os pools. Isso significa que os fundos não podem ser roubados por uma atualização dos contratos.
Como o Tinyman está usando o Algorand
A Tinyman conseguiu superar os desafios de escalabilidade e usabilidade – grandes obstáculos para alguns ecossistemas DeFi emergentes – aproveitando a solução descentralizada de camada 1 da blockchain Algorand, que utiliza o exclusivo mecanismo de consenso Pure Proof-of-Stake (PPoS).
O protocolo Algorand PPoS permite que plataformas como o Tinyman sejam dimensionadas para milhões de usuários, mantendo uma alta taxa de transação sem incorrer em custos significativos para os participantes e mantendo a eficiência energética e amigável ao planeta.
Efeito Tinyman
O lançamento do Tinyman resultou em um ecossistema muito mais acessível e uma comunidade Algorand mais engajada. Usuários, agora podemos negociar livremente os populares tokens Algorand (Yieldly, Opulous, Headline, entre outros). Além disso, vários novos tokens de comunidade foram criados e rapidamente aumentaram em popularidade, sendo o mais conhecido o Akita Inu Token .
No entanto, você provavelmente sabe que muitas moedas fraudulentas também foram criadas após o lançamento do Tinymans. Embora evitar isso tenha se tornado mais fácil com o tempo, muito graças às implementações dos desenvolvedores do Tinyman e devido ao aumento da conscientização geral da comunidade.
Criando pools
Para que um usuário possa trocar entre dois ativos, deve haver um Pool para esses dois ativos e esse pool deve ter ‘liquidez’ (fundos em ambos os ativos). É necessária uma grande quantidade de liquidez para que os usuários possam trocar perto do preço médio.
Como um protocolo sem permissão, qualquer usuário pode criar um pool para um par de ativos ou fornecer liquidez para um pool.
Existem algumas considerações importantes ao criar um pool:
- Os ativos em pools devem ser apenas moedas – ativos com grande oferta total.
- Os ativos em pools NÃO devem ser colecionáveis, NFTs ou ativos semelhantes com baixa oferta total.
- O sistema é projetado com a expectativa de que o valor mínimo de entrada e saída de uma troca seja de 1.000 microunidades.
- Uma pequena quantidade de cada ativo é permanentemente bloqueada no pool. Esse valor é exibido na primeira vez que a liquidez é adicionada.
- A liquidez inicial deve ser fornecida em uma proporção adequada que corresponda às taxas de mercado para evitar perdas na arbitragem.
Deslizamento e Excesso
Slippage refere-se ao deslizamento ou movimento no preço entre o momento em que uma transação foi preparada e a transação foi executada.
Ao assinar uma transação de swap, você concorda em receber o valor exato de um ativo em troca do valor exato do outro. Se o preço cair, sua transação falhará porque a proporção de entrada e saída não é mais válida. Mesmo se ele escorregar por uma quantia minúscula, sua transação falharia. Para lidar com esta situação, o conceito de tolerância de deslizamento é usado.
Com tolerância a derrapagens, você concorda em aceitar um valor um pouco menor (um preço um pouco mais baixo) no pior caso. O padrão é uma tolerância de 0,5%. Essa troca é mais provável de ser bem-sucedida porque tem alguma tolerância incluída. Você receberá imediatamente os valores exatos pelos quais assinar. No entanto, o contrato calcula o valor exato que você deve receber, que geralmente é melhor do que o pior caso com o qual você concordou, e armazena a diferença para você como excesso.
O excesso é simplesmente um IOU (eu devo a você) do Pool. O valor é armazenado na conta do Pool e não na sua conta, mas você e somente você pode resgatá-lo a qualquer momento para movê-lo para sua conta. Você pode deixar os valores em excesso acumular em vários swaps ou resgatar após cada swap, se desejar.
Os mesmos conceitos de derrapagem e excesso também se aplicam às operações de adição/remoção de liquidez.
Exemplos
Swap
Bob deseja trocar 100 USDC por Algo. Ele é cotado 50,00 Algo a uma taxa de 2,0. Com tolerância de derrapagem de 0,5%, ele concorda em receber 49,75 Algo no mínimo. A troca é executada e ele recebe exatamente 49,75 Algo. Ele é então informado de que tem 0,24 Algo em excesso, que decide resgatar mais tarde. O total recebido foi de 49,75 + 0,24 = 49,99. Sem uma tolerância de deslizamento, essa troca teria falhado, mas com 0,05% de tolerância, Bob estava muito satisfeito.
Alice deseja trocar 50 Algo por USDC. Ela é cotada 100,00 Algo a uma taxa de 2,0. Com tolerância de derrapagem de 0,5%, ela concorda em receber 99,50 USDC no mínimo. O swap é executado e ela recebe exatamente 99,50 USDC. Ela é então informada de que ele tem 1,00 USDC em excesso. O total recebido foi de 100,50 USDC porque o preço mudou para 2,01 pouco antes de seu swap ser executado. Alice ficou encantada com esse resultado, pois o valor recebido é ainda melhor do que ela esperava quando recebeu sua cotação.
Carol deseja trocar 100 USDC por Algo. Ela é cotada 50,00 Algo a uma taxa de 2,0. Com tolerância de derrapagem de 0,5%, ela concorda em receber 49,75 Algo no mínimo. A troca não é executada. Uma grande troca antes dela fez o preço saltar para 2,1. Se sua troca fosse executada a essa taxa, ela teria recebido 47,61 Algo, com o qual ela não ficaria feliz. Carol estava feliz por sua tolerância a derrapagens não ser muito alta. Ela esperou um pouco a taxa voltar e fez sua troca novamente.
Adicionando Liquidez
Dan deseja adicionar liquidez ao pool Algo-USDC. Para adicionar 100 USDC e 50 Algo, ele recebe 70 Tokens de Pool para representar sua parte do pool. Com tolerância de derrapagem de 0,5, ele concorda em receber no mínimo 69,55 Tokens de Pool. A operação mint é executada e ele recebe exatamente 69,65 Pool Tokens. Ele é então informado que tem 0,30 fichas de Pool em excesso.
O total recebido foi de 69,95 Pool Tokens devido a uma pequena mudança na liquidez dos pools. Dan opta por não resgatar o excesso agora. Ele ainda ganhará lucros com taxas de swap proporcionais ao seu total de Tokens de Pool, incluindo o valor em excesso. No entanto, ele precisará resgatar o excesso antes de poder sacar toda a sua cota de liquidez.
Conclusão
O Tinyman DEX foi realmente disruptivo para o ecossistema Algorand – e quero dizer isso da melhor maneira possível. A blockchain da Algorand permite que novos tokens sejam facilmente cunhados usando sua tecnologia segura, escalável e rápida. Ser capaz de trocar tokens entre si ou Algorand não é apenas um passo importante para a descentralização, mas também para o envolvimento e expansão do ecossistema.
Entender como os pools de liquidez funcionam é fundamental para quem se envolve em plataformas DEX ou Swap, como Tinyman. Você pode ter um bom lucro, mas mergulhar nas profundezas das finanças descentralizadas pode prejudicá-lo se você não souber o que está fazendo. Eduque-se antes de trocar ou fornecer liquidez.