A criptomoeda THORChain (RUNE) é um protocolo de blockchain baseado em Cosmos para trocar ativos criptográficos como Bitcoin e Ethereum em redes de blockchain.
Enquanto os mercados de criptografia estão amadurecendo, desenvolvendo mais produtos financeiros e ganhando usuários, muitos ativos de criptografia ainda estão isolados em suas redes nativas. Isso significa que os ativos cunhados em uma rede como a Ethereum não podem ser usados ou negociados diretamente com outra rede criptográfica, como o blockchain Bitcoin ou Binance Smart Chain.
A troca de ativos entre blockchains depende de intermediários na forma de trocas, como Coinbase ou Binance – ou depende de versões tokenizadas de ativos, como Wrapped Bitcoin . Isso significa que, embora ecossistemas de blockchain isolados possam ser líquidos, o que significa que há um mercado ativo de compradores e vendedores, os mercados de criptografia no agregado são fragmentados e, portanto, ilíquidos .
O que é THORChain (RUNE) Token?
Thorchain é um protocolo blockchain construído no Cosmos , a chamada “Internet de blockchains”, que visa tornar toda a criptografia líquida. Ele procura fazer isso permitindo a negociação de ativos criptográficos não nativos, como a negociação de Bitcoin por Ethereum, mas de uma forma completamente descentralizada. Em essência, ele faz muito do que Coinbase e Binance fazem – mas sem que um terceiro controle os fundos.
O protocolo Thorchain também permite uma troca descentralizada ( DEX ) com o mesmo nome. Como o Uniswap ou o SushiSwap , o Thorchain DEX permite que qualquer pessoa negocie ou empreste seus ativos criptográficos ao fornecer liquidez a um pool de ativos e, em troca, obter um retorno (ou “rendimento”) sobre esses ativos.
Quem, quando e por quê?
Thorchain foi construído por uma equipe principalmente anônima. Concebido em 2018 durante um hackathon, o protocolo multicadeia “ chaosnet ” foi finalmente lançado em abril de 2021, após o desenvolvimento inicial ter ocorrido em alguns testnets .
O objetivo mais amplo de sua equipe e comunidade é criar liquidez descentralizada para eliminar a necessidade de partes centralizadas, que podem e têm impedido o acesso a produtos ou serviços financeiros de indivíduos por vários motivos.
DeFi , como o nome sugere, trata da descentralização do acesso ao financiamento. DeFi é a abreviação de uma coleção de produtos financeiros que permitem aos usuários tomar emprestado, emprestar, comprar e vender ativos criptográficos sem a necessidade de intermediários terceirizados. Thorchain, comoDEX(também conhecido como “troca descentralizada”), faz parte desse grupo de produtos e visa expandir ainda mais os limites das finanças descentralizadas.
A equipe de Thorchain até planeja entregar completamente o controle da rede para a comunidade até o verão de 2022 .
Como as trocas funcionam no Thorchain
Thorchain usa uma adaptação do sistema de empréstimo de outro DEX, ou seja, pools de empréstimo contínuo do Bancor , para facilitar as negociações. Nessas negociações, todos os ativos são depositados em pools de liquidez compartilhados com um outro ativo, que é o token nativo de Thorchain, RUNE.
O RUNE é trocado por outros ativos em todas as negociações. Em uma troca do ativo A para o ativo B, o protocolo conduziria duas negociações, trocando A por RUNE e depois RUNE por B. A dupla troca RUNE é o que permite a troca descentralizada de ativos em cadeias não custodiais.
Até agora, o protocolo funcionou conforme o planejado e isso ajudou a empurrar a RUNE para um dos dez primeiros lugares por capitalização de mercado entre os tokens DeFi em junho de 2021.
Thorchain foi inicialmente lançado com suporte para ativos de Bitcoin , Ethereum , Bitcoin Cash , Binance Smart Chain e Litecoin . O suporte para outros tokens e ativos está sendo adicionado continuamente.
Como funciona a Thorchain?
Thorchain é uma blockchain de prova de aposta (em oposição à prova de trabalho ), o que significa que é protegida e mantida por operadores de nó que se unem e ganham RUNE. Nós são computadores que validam trocas e criam pools de ativos e, em troca, recebem recompensas.
Cem pontos validadores estão inicialmente disponíveis para os nós, mas a rede pode ser dimensionada para 300 pontos. Esses pontos são reciclados periodicamente em uma “agitação”, garantindo que a rede se mantenha competitiva, dando às operadoras anonimato e fornecendo uma camada adicional de segurança, pois os nós não podem “capturar” (controlar) a rede.
Os nós devem vincular pelo menos 1 milhão de RUNE para serem elegíveis para um lugar de validador. O RUNE atualmente vale cerca de US $ 6 e tem um valor de mercado de mais de US $ 1,3 bilhão .
Você sabia?
Os nós que agem de forma maliciosa perdem seu RUNE vinculado, enquanto os nós que agem corretamente ganham uma parte da receita do protocolo. O RUNE vinculado subscreve os pools de ativos e vai para os provedores de liquidez em caso de roubo ou hack, garantindo que os validadores ajam com honestidade.
Quando uma troca é feita, um ativo é enviado para o endereço de um pool ou cofre. Um endereço de pool é semelhante a um endereço de e-mail, exceto que, em vez de palavras e um URL apontando para uma pessoa, é uma série de dígitos e letras apontando para uma carteira digital . Depois que dois terços dos nós confirmam que o endereço recebeu as moedas, eles enviam o outro ativo de volta ao usuário. Novamente, as trocas são nativas, então o cofre LTC / RUNE, por exemplo, tem um endereço para receber LTC.
Como funcionam os pools de liquidez
Como quase todos os outros DEX, Thorchain usa um modelo de criador de mercado automatizado (AMM) para gerar preços. Os preços são gerados com base no respectivo número de cada ativo mantido no pool e refletem os preços externos, como os de outras bolsas, pelos comerciantes. Esses negociantes usam a arbitragem, o que significa que compram ativos onde quer que tenham preço baixo e os vendem onde quer que estejam altos, fazendo com que os preços convirjam.
Provedores de liquidez depositam RUNE e um outro ativo em um pool de liquidez correspondente. Em troca de fornecer liquidez que os comerciantes usam, eles recebem parte da taxa retirada das negociações mais recompensas RUNE.
Além do mais, os nós de validação são incentivados a postar o dobro do valor monetário dos ativos mantidos em cofres. Aqui está o porquê:
As taxas das negociações variam entre provedores de liquidez e nós. Se os nós estiverem “subligados”, uma porcentagem maior das taxas irá para os nós, encorajando mais ligações. O oposto ocorre se houver superligação. Quando 67% de todo o RUNE no protocolo está ligado e 33% dele está estacado, Thorchain está em seu “estado ideal”.
Em teoria, esse sistema de ligação excessivamente colateralizado significa que os nós corruptos têm mais a perder do que a ganhar quando agem desonestamente.
Além da segurança, os incentivos do DEX são estruturados para criar ampla liquidez, já que as taxas, o rendimento não custodial e a abertura natural do DeFi garantem que as negociações em Thorchain normalmente tenham um baixo deslizamento, o que significa que a diferença entre um preço cotado e o preço real de negociação usado é minimizada.
Como você usa o Thorchain?
Para usar o Thorchain, você precisa acessar uma interface como Thorswap. Em seguida, siga estas etapas:
- Baixe uma carteira compatível com Thorswap . O suporte para carteiras de hardware como Ledger ainda está em desenvolvimento, mas a própria carteira Keystore do Thorswap já é suportada.
- Conecte sua carteira à interface.
- Troca, depósito de liquidez ou retirada de ativos.
- Como alternativa, os usuários podem usar uma carteira integrada com Thorchain, como o ShapeShift .
O que é a criptomoeda RUNE?
RUNE é o ativo nativo de Thorchain. É usado para governança, staking, bonding, recompensas e negociação – é o que faz Thorchain funcionar.
RUNE é negociado com outros ativos em cada pool em Thorchain, fornecendo uma ponte para ativos de diferentes blockchains. A vinculação do RUNE também ganha votos dos usuários em propostas de governança e taxas de negociação, enquanto a vinculação do RUNE permite que os nós validem as transações e ganhem novos RUNE gerados a cada bloco.
Como os incentivos levam os usuários a vincular cerca de 2x a quantidade de RUNE fornecida em pools de liquidez, e como o RUNE também é mantido em cada pool, a tokenomia de Thorchain é projetada para que o preço de RUNE aumente de forma “determinística”. De acordo com a equipe, o preço da RUNE aumenta naturalmente como um múltiplo de qualquer aumento de liquidez na rede.
O tokenomics de Thorchain parece estar funcionando: o preço do RUNE subiu cerca de 500% no ano até o momento com o valor total bloqueado (uma métrica que mede aproximadamente o número de fundos acumulados em um determinado projeto DeFi) no protocolo, chegando a US $ 700 milhões em maio de 2020.
O RUNE está disponível em algumas bolsas diferentes, incluindo Binance , Uniswap e FTX . Thorchain tem várias interfaces que incluem Asgardex , Thorswap e Vanaheim .
Qual é o próximo?
A equipe de Thorchain acredita que seu protocolo de trocas de cadeia cruzada é apenas o começo. Eles esperam construir um protocolo para todos os DeFi, oferecendo empréstimos, empréstimos e até mesmo serviços sintéticos em vários blockchains.
No curto prazo, a equipe tem como objetivo adicionar maior suporte de carteira, atualizar o site principal , adicionar pools para outros ativos, incluindo Dogecoin , Zcash e Monero , e remover medidas de proteção atualmente ativas na rede, o que transformará a rede do caos em o mainnet.