tBTC é uma criptomoeda apoiada por Bitcoin atrelado ao preço do bitcoin. Ele permite que os detentores usem bitcoin no blockchain Ethereum e acessem o ecossistema de finanças descentralizadas (DeFi). Um usuário pode obter o tBTC depositando o BTC em uma carteira específica por meio do aplicativo tBTC descentralizado (dapp) dentro do blockchain do Bitcoin. Com o tBTC, o método de custódia é um pool descentralizado de custodiantes, cada um dos quais deve fornecer um título de garantia de bom comportamento em Ether.
O que é tBTC (TBTC) token?
A criptomoeda tBTC é um software que permite aos detentores de bitcoins usarem seus acervos para cunhar tokens tBTC, permitindo-lhes acessar aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi) no blockchain Ethereum .
Construído como o primeiro aplicativo na Rede Keep, tBTC opera como uma ponte entre Bitcoin e Ethereum , onde os detentores de bitcoins podem depositar seus fundos BTC em um contrato inteligente e receber tBTC, um token Ethereum de valor BTC equivalente.
Cada tBTC cunhado é apoiado 1: 1 por criptomoeda bitcoin mantida em uma reserva e protegida por signatários, nós que gerenciam depósitos e resgates de bitcoin.
Qualquer nó pode se tornar um signatário, desde que concorde em vincular a ETH, a criptomoeda da Ethereum, como garantia, garantindo assim que atuem com honestidade. É importante notar que os signatários são escolhidos aleatoriamente pelo protocolo.
O uso de tBTC permite que os titulares de BTC aproveitem as vantagens dos aplicativos DeFi da Ethereum, incluindo aqueles que produzem rendimento, sem a necessidade de vender seu bitcoin.
Para obter mais informações sobre a Rede Keep, você pode ler nosso artigo “ O que é Rede Keep? ”Guia localizado em nosso Centro de Aprendizagem.
Como funciona o token tBTC?
Para manter sua rede funcionando, o tBTC conta com um grupo de usuários conhecidos como signatários, que são encarregados de gerenciar os depósitos e resgates do BTC.
Os nós que desejam se tornar signatários devem depositar uma quantia de Éter no valor de 150% do BTC sendo depositado como garantia para garantir o bom comportamento. Os signatários são então recompensados com KEEP, a criptomoeda nativa da Keep Network, por seus serviços.
Desta forma, os signatários do tBTC são incentivados a agir com honestidade e competência.
Random Beacon
Os signatários são selecionados aleatoriamente a partir de um conjunto de candidatos por meio de uma técnica criptográfica conhecida como “farol aleatório” e operam como grupos de três.
Para receber o tBTC, os usuários devem enviar seu bitcoin para um grupo de signatários, que tem a tarefa de manter o BTC depositado e, uma vez recebido, pode recuperar 1 tBTC para cada 1 BTC enviado ao grupo.
É importante ressaltar que essas transações podem ser facilmente revertidas quando os usuários desejam trocar seu tBTC por BTC.
Quem criou a criptomoeda tBTC?
O tBTC é um aplicativo da Keep Network que foi desenvolvido pela empresa de software Thesis, que criou anteriormente a Keep Network.
Tese foi fundada por Matt Luongo e Corbin Pon. Anteriormente, eles co-fundaram uma empresa chamada Fold em 2014, que tinha como objetivo permitir que os usuários gastassem bitcoin em varejistas convencionais e negociassem cartões-presente antigos por bitcoin.
A criptomoeda tBTC é transparente e de código aberto
Um objetivo fundamental no projeto do tBTC é remover a incerteza que manteve tanto BTC à margem das finanças descentralizadas e oferecer um produto cuja segurança e transparência sejam claras para os usuários. É por isso que o token, criado pelas equipes da Summa and Keep de acordo com os mais altos padrões de cripto, é totalmente de código aberto. Ele usa um algoritmo de assinatura de curva elíptica chamado t-ECDSA – também usado atualmente pela Binance. (Zcash e Gnosis também trabalharam com conceitos semelhantes.) Esta é uma alternativa mais segura para multisig e requer menos espaço na cadeia, o que significa que também é mais barato.
Totalmente apoiado por BTC
Ao contrário de muitos tokens sintéticos no mercado, tBTC é totalmente apoiado pelo Bitcoin a uma taxa de 1: 1. Isso significa que para cada tBTC em circulação, há sempre pelo menos um BTC com valor bloqueado no sistema. Isso deve dar aos detentores de tokens a confiança de que não correm o risco de serem vítimas de uma corrida ao ativo. Além disso, uma vez que o valor é fungível em BTC, tBTC e ETH, qualquer BTC que possa ser perdido em roubo é mais do que compensado pela ETH perdida do signatário culpado.
Use Bitcoin para alavancar o poder de Ethereum
É verdade que o Bitcoin tem um claro domínio em termos de capitalização de mercado de criptografia geral, com um valor combinado maior do que todos os outros tokens juntos. Mas é o Ethereum que conseguiu atrair a maior comunidade de desenvolvedores. Até agora, isso significava que o maior pool de capital criptográfico foi efetivamente cortado de muitos projetos que ultrapassam os limites do que é possível com o blockchain e prometem reescrever a forma como o mundo encara as finanças e outras áreas cruciais.
Agora, o tBTC combina a estabilidade e liquidez do Bitcoin com as inovações e impulso do desenvolvedor de Ethereum. Quando o token for lançado na mainnet Ethereum, ele oferecerá às pessoas uma maneira transparente, descentralizada e segura de colocar o BTC para funcionar. Os usuários do tBTC poderão usar seu Bitcoin para participar de projetos e oportunidades inovadores que estão sendo desenvolvidos pela comunidade apaixonada da Ethereum.
Por que a criptomoeda tBTC tem valor?
O valor do tBTC deriva do espelhamento do preço do bitcoin, pois cada unidade é totalmente respaldada por uma unidade semelhante de bitcoin. É importante ressaltar que quando os usuários optam por recuperar seu BTC original do aplicativo, o software destrói o tBTC depositado.
Uma grande vantagem do tBTC é que ele permite que os detentores de bitcoins interajam com o vasto conjunto de aplicativos financeiros descentralizados presentes no Ethereum sem ter que vender seus ativos.
O tBTC oferece aos usuários a capacidade de acessar os protocolos DeFi para serviços de poupança, empréstimo e investimento, de uma forma que pode oferecer vantagens sobre as opções existentes. Ao contrário dos processos em que o crédito é avaliado por uma instituição financeira, os usuários do tBTC podem colocar seu bitcoin para funcionar.
Quando eles decidem parar de usar esses serviços, eles pagam apenas uma pequena taxa adicional para recuperar seu bitcoin do grupo signatário.
Por que usar o token tBTC?
Os usuários podem estar interessados em comprar o tBTC para colocar seu bitcoin ocioso para funcionar e buscar acesso a instrumentos geradores de rendimento construídos no Ethereum.
Os investidores também podem querer considerar a adição de tBTC ao seu portfólio, caso acreditem em soluções descentralizadas para converter BTC em tokens compatíveis com Ethereum, ou se desejarem manter o BTC como um token Ethereum.
Qual a Previsão de Preço para a criptomoeda tBTC (TBTC)
O preço do tBTC está previsto para atingir um nível máximo de $163,031.70 ao longo de 2022.
De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do tBTC (TBTC) pode atingir um nível máximo de $276,834.22, com o preço médio de negociação de $205,867.48.
Conclusão
O token tBTC , um token ERC-20 totalmente apoiado pelo BTC, pode ajudar a aliviar a incerteza para os usuários de DeFi pela primeira vez. O token, atualmente ativo na rede de teste Ropsten , permite que as pessoas pela primeira vez usem o BTC com segurança no blockchain Ethereum. Mais do que isso, ao combinar os pontos fortes das duas redes, oferece aos usuários uma forma segura e simples de participar do crescente espaço DeFi.