As trocas descentralizadas ( DEXs ) permitem que os usuários negociem diretamente uns com os outros, sem passar por um intermediário centralizado, como Coinbase e Binance. Isso significa que eles podem oferecer acesso a uma variedade mais ampla de tokens de criptomoeda e serviços financeiros do que você encontrará em bolsas centralizadas populares, além de permitir a negociação sem um intermediário ou a necessidade de fornecer informações de identificação.
O SushiSwap surgiu como um rival popular do principal DEX, o Uniswap , o que faz sentido: na verdade, é baseado no código do Uniswap!
Embora o SushiSwap tenha um lançamento polêmico e repleto de drama, ele se estabilizou e agora apresenta um design sofisticado, além de uma gama crescente de produtos e serviços financeiros descentralizados ( DeFi ), como produção agrícola, depósito de tokens SUSHI, empréstimos e novas ofertas de tokens. Veja como se tornar um “chef DeFi” com SushiSwap, além de dar uma olhada em sua história volátil e o token SUSHI.
O que é SushiSwap?
SushiSwap é uma bolsa descentralizada baseada em Ethereum que permite trocar uma vasta gama de tokens, bem como se envolver em outros serviços financeiros. Não tem autoridade centralizada ou intermediários. Em vez disso, ele depende de contratos inteligentes – ou código que automatiza processos – e da liquidez fornecida por outros usuários para concluir as negociações. SushiSwap é semelhante ao uniswap, que também roda em Ethereum, bem como a corrente Binance inteligente baseados PancakeSwap.
A história do SushiSwap
O SushiSwap foi lançado em agosto de 2020 e rapidamente gerou polêmica. O pseudônimo criador Chef Nomi e seus colaboradores copiaram (ou bifurcaram) o código-fonte aberto do Uniswap, mas fizeram uma mudança fundamental: a adição de um token de governança, SUSHI, que os usuários poderiam comprar e ganhar para ter uma palavra no futuro o DEX.
Junto com essa mudança notável, SushiSwap queria esmagar Uniswap e assumir seu trono como o mais popular Ethereum DEX. Os criadores conceberam um esquema de “mineração vampírica” para drenar a liquidez do Uniswap por meio de incentivos: fornecendo SUSHI em troca de tokens de pool de liquidez (LP) Uniswap dos usuários. Esses tokens LP seriam então trocados pelos ativos originais colocados nos pools de liquidez do Uniswap, criando assim liquidez para o SushiSwap.
And there are probably hundreds of other people that I did not mention here, but well deserve an apology from me.
— Chef Nomi #SushiSwap (@NomiChef) September 11, 2020
Se isso não fosse ousado e controverso o suficiente, uma nova reviravolta veio antes que a campanha de mineração de vampiros pudesse ser concluída: Chef Nomi sacou cerca de $ 14 milhões em SUSHI dos fundos de desenvolvedor do DEX para Ethereum – no Uniswap, nada menos. O preço do SUSHI despencou e Nomi foi assaltada por usuários que pensaram que tinham acabado de enganar ou “puxar o tapete” a recém-formada comunidade SushiSwap.
Nomi reverteu o curso e devolveu os fundos e, por fim, decidiu retirar-se do SushiSwap. O controle sobre o projeto foi entregue a Sam Bankman-Fried, chefe da Alameda Research e plataforma centralizada de negociação de derivados FTX, que supervisionou a conclusão bem-sucedida da campanha de mineração de vampiros. Ele então passou o controle para vários membros da comunidade de confiança, garantindo o futuro descentralizado do SushiSwap. Para alívio dos usuários, o SushiSwap passou por uma corrida muito menos tumultuada desde então.
Como funciona o SushiSwap?
Assim como o Uniswap, o SushiSwap é construído em um sistema de formador de mercado automatizado (AMM) que usa os contratos inteligentes mencionados acima para concluir transações. Os tokens são fornecidos por outros usuários por meio de pools de liquidez. Outros usuários do SushiSwap travam seus fundos em pares de tokens para esses pools, que fornecem os fundos necessários para concluir as trocas. Esses usuários são recompensados com uma pequena porcentagem das taxas geradas pelas negociações, um processo chamado agricultura de rendimento.
Além das trocas de tokens, o SushiSwap oferece outros recursos de DeFi, como a capacidade de apostar moedas SUSHI na rede e ganhar recompensas, bem como participar de serviços de empréstimo e adquirir startups de DeFi de tokens recém-oferecidos por meio de seu serviço MISO.
O que há de tão especial nisso?
Mesmo que tenha começado com a base de código do Uniswap, o SushiSwap fez mudanças significativas para se diferenciar de sua inspiração (e rival). O token SUSHI foi uma inovação do DeFi que acabou levando o Uniswap a adotar uma abordagem semelhante , fornecendo aos usuários não apenas um meio adicional de gerar recompensas, mas também uma palavra a dizer no futuro do DEX.
Além disso, embora o Uniswap tenha levantado fundos de capital de risco e tenha uma equipe de desenvolvimento central e centralizada, o ethos descentralizado e centrado na comunidade do SushiSwap se estende além do próprio DEX.
Como fazer sua primeira negociação no SushiSwap
Assim como com outros DEXs, você precisará de uma carteira de criptografia como MetaMask , WalletConnect ou Lattice para usar o SushiSwap. Também funciona com a Carteira Coinbase, que não requer uma conta com a troca Coinbase centralizada. Ao contrário das trocas centralizadas, o SushiSwap não obriga você a registrar uma conta nem fornece informações de identificação – você só precisa de uma carteira. No entanto, você não pode usar um cartão de débito ou conta bancária para comprar criptografia com moeda fiduciária no SushiSwap.
Depois de fazer login com uma carteira, vá até o recurso “Trocar” no SushiSwap e escolha qual criptomoeda em sua carteira (como Ethereum) você deseja negociar e qual token deseja negociar. O SushiSwap permite que qualquer pessoa crie um par de negociação e estabeleça um pool de liquidez, portanto, ele suporta uma grande variedade de tokens baseados em Ethereum, bem como outras moedas embaladas para uso em Ethereum.
Depois de escolher quais tokens trocar, insira a quantidade de seu token que deseja trocar e o SushiSwap lhe dirá quanto do outro token você receberá em troca. Se você estiver satisfeito com a taxa de câmbio, clique no botão Trocar com a cor do arco-íris para executar a transação. Pode levar alguns minutos para concluir a negociação, mas se ela for bem-sucedida, os novos tokens aparecerão em sua carteira.
Onde e como comprar SUSHI
Você pode trocar pelo SUSHI no SushiSwap, é claro, ou até no Uniswap. Se preferir comprar tokens SUSHI em outro lugar, no entanto, e depois colocá-los no SushiSwap, você também pode fazer isso. Os tokens SUSHI estão disponíveis para compra em uma ampla variedade de bolsas, incluindo Coinbase, Binance, FTX e Huobi Global.
Veja como você pode comprar o SUSHI na Coinbase. Neste exemplo, pretendemos comprar $ 250 em SUSHI usando uma conta bancária vinculada e, depois de cobrar a taxa de transação, a Coinbase se ofereceu para devolver 28,47 SUSHI em troca. Se os termos forem concordantes em sua própria transação, clique em “Comprar agora” e o SUSHI aparecerá em breve em sua conta Coinbase.
Como funciona o piqueteamento? O que é xSUSHI?
O SushiSwap permite que você aposte (ou bloqueie) seus tokens SUSHI na rede para ganhar recompensas graduais ao longo do tempo. De acordo com o DEX, 0,05% do total das taxas de swap são redistribuídas aos usuários na proporção do valor de SUSHI que eles apostaram. Quando você apostar seu SUSHI, receberá xSUSHI para segurar. xSUSHI concede a você direitos de voto e aumenta suas recompensas ao longo do tempo. Ao retirar seus fundos, você receberá de volta o valor SUSHI original mais o valor extra que ganhou em recompensas, menos as taxas.
O futuro
Assim como o SushiSwap surgiu do nada para desafiar o Uniswap dominante, o mercado de DEX não é estático. O Uniswap, por exemplo, continua iterando seu conceito e lançou seu DEX v3 em maio de 2021. Além disso, os DEXs estão começando a ganhar força em outros blockchains além do Ethereum, principalmente PancakeSwap e BurgerSwap no Binance Smart Chain.
O SushiSwap já se expandiu consideravelmente desde seu lançamento controverso e transferência de poder, lançando novos recursos como BentoBox, uma plataforma na qual serviços DeFi adicionais podem ser construídos. O aplicativo também passou por uma revisão significativa do visual e da interface que é muito mais polida e fácil de entender, e mudou para o URL sushi.com mais simples.
The Sushi Anons are really liking $SUSHI on Polygon, huh?
In less than one month you did it…
Welcome to the $1 Billion TVL Club !! https://t.co/4dqdGycqCg pic.twitter.com/d1RmwYEf4v— Sushi.com (@SushiSwap) June 3, 2021
Como outros aplicativos e plataformas baseados em Ethereum, o SushiSwap tem visto um aumento nas taxas de gás e transações devido ao alto congestionamento da rede. Considerando isso, o SushiSwap agora está se expandindo para outras cadeias de blocos e adotando soluções de escalonamento da camada 2 para minimizar as taxas e acelerar as confirmações de transações.
SushiSwap lançou uma versão de seu blockchain DEX no Polygon (ex-Matic) e criou uma ponte que permite aos usuários mover ativos Ethereum para frente e para trás entre os dois DEXs.