Subsocial é uma plataforma aberta para a criação de redes sociais e mercados descentralizados. Suas principais características são a resistência à censura e os métodos de monetização integrados. A plataforma permite que os usuários criem suas próprias redes sociais sustentáveis descentralizadas e tenham controle total sobre elas. Os desenvolvedores do Subsocial o descrevem como uma interface do usuário para comunidades descentralizadas. Continue a leitura para saber mais sobre o projeto Subsocial.
O que é Subsocial (SUB)?
O Subsocial é uma plataforma aberta que permite que qualquer pessoa lance suas próprias redes sociais e mercados descentralizados e resistentes à censura. O Subsocial ajudará você a criar sua própria versão descentralizada dos sites populares que vemos hoje, como Medium, Twitter, Reddit, Instagram, Discourse, Patreon, OnlyFans e muito mais.
Seu software usa a estrutura blockchain do substrato e IPFS para armazenamento descentralizado de arquivos. Isso permite feed de notícias e notificações personalizadas, reputação transparente, pesquisa de texto completo, formatos de conteúdo ricos, sem sacrificar o SEO (otimização de mecanismos de pesquisa).
O uso do Substrate também permite que o Subsocial se conecte às redes Polkadot e Kusama. O Polkadot é um protocolo blockchain de última geração que une uma rede inteira de blockchains criados especificamente, permitindo que eles operem perfeitamente juntos em escala. A Polkadot fornecerá interação entre cadeias, além de fornecer uma plataforma de segurança compartilhada na qual o Subsocial pode escalar enquanto permanece seguro.
Como funciona o Subsocial (SUB)?
O software da SubSocial é integrado usando a estrutura Blockchain Substrate e IPFS para armazenamento descentralizado de arquivos. Isso permite que os feeds de notícias e anúncios garantam:
- Transparência.
- Personalizado.
- Pesquisa de texto completo.
- Formato de conteúdo rico e diversificado sem SEO (otimização para mecanismos de pesquisa).
O uso do Substrate também permite que o SubSocial se conecte às redes Polkadot e Kusama. A rede Polkadot é conhecida como o protocolo Blockchain de próxima geração que unifica uma rede inteira de Blockchains criados especificamente. Ao mesmo tempo, a rede permite que eles interajam continuamente em grande escala. A Polkadot fornecerá interoperabilidade entre cadeias, bem como fornecerá uma plataforma de segurança compartilhada na qual o SubSocial pode escalar enquanto permanece seguro.
Além disso, o SubSocial também ajuda os usuários a evitar o incômodo de executar seu próprio blockchain de rede social. Várias redes sociais podem ser executadas a partir da cadeia SubSocial que fornecerá efeitos de rede compartilhados. Por padrão, a rede também é resistente à censura.
Quais problemas o projeto SubSocial resolve para as redes sociais?
- Censura global: gigantes da tecnologia como o Facebook geralmente têm o monopólio do conteúdo.
- Interfaces pré-construídas e não personalizáveis: A interface dos sites de redes sociais é pré-desenhada, fixada pelo desenvolvedor.
- Alto nível de concorrência: os sites de redes sociais populares de hoje já possuem um grande número de usuários. Isso torna difícil para as redes sociais recém-lançadas competirem com plataformas antigas.
- O conteúdo do usuário é controlado pelo desenvolvedor: Os desenvolvedores de redes sociais têm controle sobre o conteúdo das postagens, os hábitos de uso de mídia social do usuário, etc. Por exemplo, o Facebook detém todo o conteúdo, informações do usuário e dados. Ao mesmo tempo, o Facebook detecta comportamentos incomuns, violando as políticas de bloqueio da conta desse usuário.
- Ditadura algorítmica: as redes sociais são incapazes de mudar os algoritmos que entregam conteúdo.
- Monopólio dos efeitos de rede: sites de mídia social lutam para ganhar força e competir com plataformas centralizadas. Porque eles não têm o direito de compartilhar seus efeitos de rede.
Estrutura Técnica de Destaque do SubSocial
Espaços e postos privados
Os blocos de construção do SubSocial incluem: espaços, postagens, comentários, curtidas e seguidores. Os usuários podem ver esses conteúdos em qualquer plataforma de rede social.
Identidade do usuário
No SubSocial, os usuários podem criar seus próprios perfis de identidade. Esta é uma identidade única que pode ser utilizada em qualquer comunidade (Espaço) construída no SubSocial. Futuramente, o SubSocial acredita que essa identidade poderá ser reutilizada em outras Parachains.
Rede social de propriedade do usuário
A publicação de conteúdo de mídia em um site de propriedade de uma empresa de mídia social tradicional dá aos usuários muito pouca autoridade para monetizar ou moderar o conteúdo do site. Ao mesmo tempo, suas informações de login serão salvas em um banco de dados central.
As tecnologias do modelo Web 3.0 ajudam os usuários a manter a propriedade de seus próprios dados. Em vez de publicar conteúdo em uma plataforma de propriedade de um gigante de mídia social, agora você pode tornar público e monetizar seu conteúdo independentemente de terceiros confiáveis, graças ao SubSocial. Suas informações de login serão armazenadas localmente em seu dispositivo.
Recurso de monetização
Para os criadores de conteúdo, a monetização é um tópico importante. O que é mais importante, no entanto, é se os criadores têm garantia de um acordo justo quando são pagos por seu trabalho. É aqui que o Blockchain pode ajudar a economizar dinheiro com taxas mínimas de transferência (gravando ações na cadeia). No entanto, o pagamento não é garantia de segurança para os criadores da Internet. A SubSocial acredita que: As barreiras de pagamento no mundo tradicional têm dificultado o pagamento ideal dos criadores de conteúdo.
Dicas de dinheiro
As dicas podem ser enviadas por post, comentário ou por espaço. Não apenas o autor do post será pago, mas também os bons comentários/feedback terão a chance de receber a recompensa. Esse recurso é semelhante ao do Superchat do Youtube. Ou seja, você pode usar dicas para destacar os comentários dos usuários. Os comentários são destacados com destaque dos comentários gratuitos para que os criadores de conteúdo percebam primeiro. Essa marcação destacará bons comentários entre milhares de comentários por postagem.
Registro
Esta é uma das principais características que a equipe do SubSocial não viu em sites de Blogging usando a tecnologia Blockchain antes. Ou seja, eles não incluem o recurso de registro de associação. O surgimento de assinaturas no ecossistema de criação de conteúdo permitiu que as pessoas começassem a trabalhar de forma independente, conectando-se mais de perto com seus fãs. A grande desvantagem dessas plataformas é que elas podem bloquear ou remover conteúdo de que não gostam. Além disso, os criadores de conteúdo devem confiar nos proprietários da plataforma seu conteúdo privado.
Vender ou alugar conteúdo
A tecnologia Blockchain permite que a propriedade real seja dada aos usuários. O que significa que você possui seu conteúdo, pode vendê-lo ou alugá-lo como quiser. Isso não é realmente possível com a web 2.0. No entanto, com o SubSocial, você pode vender ou alugar o conteúdo de seus posts ou espaços facilmente para uma fonte de renda extra enquanto o inquilino recebe o tráfego de todos os usuários que o visitam.
Contrato Inteligente
Os usuários do SubSocial não estão limitados à funcionalidade de monetização integrada fornecida pela cadeia de suprimentos. Os usuários podem implantar contratos inteligentes para expressar sua criatividade infinita na monetização de seu conteúdo e reputação.
- Cada postagem pode pertencer a vários autores, os pagamentos podem ser modificados, dependendo da taxa de propriedade, bem como curtidas e respostas.
- Este é um espaço que permite a criação de concursos semanais únicos. Assim, os autores das três postagens mais populares com base no número de curtidas e compartilhamentos serão recompensados.
Escalabilidade e capacidade de atualização
O SubSocial permite que as comunidades estendam seu Espaço nas Parachains da rede Polkadot. Ao mesmo tempo, o Blockchain de um Espaço pode ser atualizado sem um Fork.
Credibilidade
Esse é um dos principais mecanismos que o SubSocial está tentando construir. Trata-se de habilitar a reputação por espaço e por tag. Ao votar em uma postagem de enquete, sua reputação por espaço pode ser usada para equilibrar seus votos. Participando de qualquer desafio ou concurso, a reputação em um determinado espaço pode ser usada como coeficiente para determinar as recompensas.
Como ganhar dinheiro com o Subsocial?
Algumas maneiras de ganhar dinheiro para criadores no Subsocial:
- Gorjetas: os participantes da comunidade dão dicas facilmente aos criadores.
- Contratos inteligentes: permite métodos de pagamento personalizados por desenvolvedores.
- NFT: transforme seus posts do Subsocial em NFT, então pode alugá-los ou vendê-los.
- Comentários promovidos: use mais tokens para comentários para garantir notificações de influenciadores.
- Tokens sociais: os criadores receberão tokens específicos para sua comunidade.
- Publicidade: venda espaços de anúncios em seu espaço diretamente para anunciantes.
Token SUB
O Token Subsocial (SUB) é necessário para executar transações na plataforma. O SUB desempenha um papel integral na governança Subsocial, permite que os usuários paguem por suas ações e é usado para recompensar os validadores.
O fornecimento total de tokens SUB é alocado da seguinte forma: 20% para a equipe e consultores, 10-20% para a venda privada, 20-30% para a venda pública, 20% para as concessões de desenvolvimento, adotantes iniciais e marketing e 20% para a oferta de arrendamento de parachain Kusama (PLO).
SUB é o token nativo da Rede Subsocial e tem as seguintes funções principais:
- Governança: Os titulares do token SUB (podem bloquear o token) podem votar, participar de propostas e contribuir com ideias para ajudar os desenvolvedores a construir projetos de Redes Subsociais.
- Segurança, Dapps e Criadores: os proprietários de código SUB podem se juntar a operadores de nós para a rede segura, desenvolvedores de dapp e criadores de conteúdo.
- Rede social: Os tokens SUB podem ser bloqueados no parachain do Subsocial para ganhar transações gratuitas em um único fio, a rede social ocorre. Essa coisa inclui postagens, comentários, feedback e espaço de criação.
- Recompensas: seja recompensado pelos usuários por criarem um ótimo conteúdo enviando doações, assinando ou comprando seus tokens sociais.
Onde comprar o token SUB?
Atualmente, o SUB Token ainda não está listado nas exchanges de criptomoedas. No entanto, em um futuro próximo, os investidores poderão possuir o SUB Token juntando-se ao Crowdloan do SubSocial. No futuro, o SubSocial promete ser uma plataforma impressionante com recursos da web 3.0 que trazem muitas melhorias notáveis para as redes sociais.
Lá, o SubSocial dá aos usuários a propriedade real de seu conteúdo, permitindo a criação de conteúdo independente, autonomia financeira e de conteúdo.
Conclusão
A Subsocial construiu um kit de ferramentas SocialFi (finanças sociais) de princípios financeiros descentralizados otimizados para redes sociais. Além disso, o projeto foi avaliado por Gavin Wood (fundador da Parity, Polkadot e cofundador da Ethereum) como um projeto potencial com ideias que servirão nos ecossistemas Kusama e Polkadot. O PortalCripto espera que o artigo tenha trazido as informações necessárias sobre o projeto Subsocial.