O protocolo Spice Trade está introduzindo um novo conceito revolucionário: uma moeda estável que se ajusta automaticamente e protege contra a inflação.Mensalmente, à medida que o Bureau of Labor Statistics dos EUA divulga dados do CPI, a paridade para iUSDS se ajusta para levar em conta a inflação (ou deflação). O objetivo aqui é criar uma moeda estável que mantenha o poder de compra relativo do USD.
A tese central do protocolo Spice Trade é que há uma enorme necessidade de um sistema descentralizado, on-chain, de código aberto, estável em valor, escalável, modular, cross-chain e com eficiência de capital para o comércio entre as pessoas do mundo. . Além disso, esse sistema deve ter liquidez profunda, de longo prazo e de propriedade do protocolo para reduzir o atrito e manter os pinos apertados. Acreditamos que a criação de tal sistema nos aproxima um passo da criação de um futuro mais pacífico e próspero para a humanidade.
O que é SpiceUSD Coin (USDS)?
O protocolo Spice Trade está introduzindo um novo conceito revolucionário: uma moeda estável que se ajusta automaticamente e protege contra a inflação. A tese central do protocolo do Comércio de Especiarias é que, há uma enorme necessidade de um sistema descentralizado, em cadeia, de fonte aberta, de valor estável, escalável, modular, de cadeia cruzada e eficiente em termos de capital para o comércio entre as pessoas do mundo. Além disso, tal sistema deve ter liquidez profunda, de longo prazo e de protocolo para reduzir a fricção e manter uma fixação rígida. Acreditamos que a criação de tal sistema nos aproxima um pouco mais da criação de um futuro mais pacífico e próspero para a humanidade. O primeiro passo na construção de tal sistema é repensar o “dinheiro” com base nos seguintes princípios:
Em cadeia e descentralizada: Reduzir o risco de custódia. Isto contrasta diretamente com as moedas estáveis centralizadas que podem ter risco de custódia significativo.
Estabilidade de valor: O comércio sem fricção requer o uso de dinheiro cujo valor não flutua significativamente. Valor estável é um termo relativo. Por exemplo, dependendo do caso de uso, o melhor dinheiro deve ser projetado para ser estável em relação às moedas nacionais (como USD ou Euro), uma cesta de moedas, uma moeda ajustada à inflação, moedas virtuais dentro do jogo, pontos de recompensa (imagine uma moeda estável que traça um sistema de pontos em cadeia de hotéis ou linhas aéreas) etc. A plataforma Spice Trade permite a construção de moeda apropriada descentralizada na cadeia para todos esses casos de uso.
Escalonável: O dinheiro é uma ferramenta de comércio. A última coisa que uma rede de comércio bem-sucedida precisa é de fricção na escala de seu sistema monetário.
Modular: Como demonstraremos no restante deste whitepaper, o protocolo Spice Trade é totalmente modular para acomodar tanto as necessidades imediatamente previstas quanto os casos de uso futuro desconhecido.
Código Aberto: Criar um ecossistema de código aberto onde qualquer pessoa com uma boa idéia pode contribuir e construir sobre o protocolo Spice Trade é um de nossos valores fundamentais
Capital-Eficiente: Embora as moedas estáveis sobrecolateralizadas na cadeia tenham sido pioneiras no movimento monetário não-custodial, acreditamos que elas desempenharão um papel relativamente menor no futuro do dinheiro. Vamos apresentar o seguinte cenário hipotético na economia do mundo real para demonstrar o ponto: Imagine que removemos todas as moedas do mundo. Então, para gerar qualquer novo dólar “fiat” (para que o comércio possa retomar), alguém tem que fazer uma hipoteca contra seus ativos físicos, e só então o dinheiro é gerado para entrar na circulação. Isto criaria um sistema monetário tão apertado que qualquer economia do mundo real pararia e entraria em colapso. E as tendências recentes do mercado também refletem o raciocínio acima. As moedas estáveis sobre-colateralizadas na cadeia estão ficando ainda mais atrasadas na classificação de mercado em relação às moedas estáveis, tanto centralizadas quanto na cadeia, devido à ineficiência do capital.
Cross-Chain: A história tem mostrado que a tecnologia evolui e melhora continuamente sobre si mesma. E qualquer produto, comunidade ou nação que não evolua com ela, acabará ficando para trás. Como tal, acreditamos firmemente que qualquer produto descentralizado bem sucedido que queira resistir ao teste do tempo precisa ser um meta conceito que permaneça acima de qualquer cadeia de bloqueio (ou tecnologia de cadeia de bloqueio) em particular e possa ser facilmente estendido e expandido de uma cadeia para outra. Por exemplo, enquanto a Prova de Consumo parece ser o atual rei dos algoritmos de construção de consenso, quem sabe o que o futuro pode trazer. Por que construir uma cadeia com base na tecnologia de hoje e prender seu protocolo nela, quando sabemos que a cadeia de bloqueios do futuro pode parecer significativamente diferente da atual?
Liquidez de propriedade do protocolo baseada na topologia do Starfish: Como discutido nas seções futuras, o protocolo Spice Trade foi projetado para ter uma liquidez significativa com custo praticamente zero, baseando-se no conceito de Topologia da Estrela do Mar (pioneiro da RadioShack). O Spice Trade é o primeiro protocolo a encapsular todos os princípios acima em um conjunto de produtos de valor estável.
Estratégia Go-To-Market
Para iniciar a jornada, o Protocolo das Especiarias lançou dois Tokens:
- Spice (Ticker: SPICE) é o símbolo de base
- Spice USD (Ticker USDS) é de velocidade suave para os EUA
Inicialmente, a estabilidade de valor do USDS é fornecida através de um projeto algorítmico.
Embora a reação de uma pessoa que se ajoelha possa ser considerar o Spice Trade como uma plataforma algo estável, isto não pode estar mais longe da verdade. O Spice Trade (ao contrário de seus predecessores) não está limitado a projetos de algo estável. Na verdade, como explicado nas próximas seções, a Spice Trade é construída com base em princípios de design modular que lhe permite acomodar várias formas de alcançar a estabilidade de valor (seja inventada ou a ser inventada no futuro) no mesmo sistema.
Sistema de fluxo de token modular (MTFS)
O conceito de projeto modular foi introduzido pela primeira vez por Martin K. Starr em 1965 (Starr, M. K. 1965. Produção modular – um novo conceito. Harvard business review, 43(6), 131-142 ). Embora este princípio de design tenha evoluído significativamente nos últimos 55+ anos, em sua essência, ele pode ser resumido a seguir:
O projeto modular é um princípio de projeto que subdivide um sistema em partes menores chamadas módulos (ou subsistemas) que podem ser criados, modificados, substituídos, atualizados ou trocados independentemente com outros módulos ou entre subsistemas diferentes (de wikipedia com modificações).Para que um protocolo descentralizado de valor-estável tenha sucesso, ele deve ser imaginado e construído usando princípios de design modular. Em particular:
Flexibilidade: Novas formas de alcançar a estabilidade de valor podem ser inventadas no futuro. O dinheiro por definição é uma reserva de valor, portanto, NÃO DEVE estar vinculado a um algoritmo ou tecnologia particular que possa tornar-se desatualizado no futuro. Tanto quanto sabemos, todos os protocolos de estabilidade de valor atuais têm um design particular, de pedra fixa, que não pode ser modificado significativamente. Isto contradiz diretamente o conceito de projeto modular.
Por exemplo, o FRAX é um modelo parcialmente colateralizado e algorítmicamente estável, baseado na arbitragem da hortelã/recuperação. O DAI é baseado em empréstimos e super-colateralizado. A história mostra que o que parece ser o produto de vanguarda da época sempre se tornou obsoleto, se não adaptável. Acreditamos que isto seja particularmente verdadeiro para os protocolos DeFi onde as fichas fluem constantemente através de contratos inteligentes que são imutáveis. De fato, na lei da construção (Constructal Theory of Generation of Configuration in Nature and Engineering, Adrian Bejan, Applied Physics Review 2006), argumenta-se que:
“Para que um sistema de fluxo de tamanho finito persista no tempo (para sobreviver) sua configuração deve evoluir de tal forma que proporcione um acesso mais fácil às correntes que fluem através dele”.
Permutações e Combinações: Além de ter um projeto arquitetônico flexível, um sistema monetário de sucesso deve ser capaz de acomodar diferentes combinações e permutações de projeto de estabilidade de valor no mesmo sistema. Por exemplo, um símbolo de estabilidade de valor deve ter a capacidade de acomodar tanto sistemas baseados em algo estável quanto sistemas baseados em empréstimos sobre-colateralizados (em um só símbolo).
Para levar em conta os princípios de projeto modular (e, portanto, criar um sistema monetário na cadeia que sobreviva ao teste do tempo), o Spice Trade segue uma arquitetura que chamamos de Sistema de Fluxo de Token Modular (MTFS).
Em resumo, o MTFS permite que o sistema evolua e sobreviva à medida que surgem novas tecnologias. A comunidade do Spice Trade tem a capacidade de fazê-lo:
- Divida o Spice Trade (que é um sistema complexo) em subsistemas.
- Analise os diferentes caminhos de fluxo.
- Atualizae, substitua, evolua, combine vários subsistemas para se adaptar ao ambiente tecnológico e econômico em mudança.
Qualquer protocolo de valor estável requer uma liquidez maciça e profunda para manter sua indexação. Por exemplo, um protocolo baseado em algo estável de arbitragem requer uma liquidez profunda para que valha a pena para que os árbitros mantenham um pino apertado.
O Spice Trade construiu mais uma vantagem maciça sobre seus concorrentes ao projetar seus oráculos de preços, bem como seus pools de liquidez para trabalhar com a Topologia Starfish (pioneiro pela RadioShack.org). Através da parceria com a RadioShack, a Spice Trade pode criar uma vantagem competitiva para si mesma e, ao mesmo tempo, beneficiar a RadioShack (cenário win-win-win).
Isto deve reduzir a necessidade de ter programas agressivos de agricultura de liquidez que criam pressão de venda sobre as fichas e acrescenta mais uma vantagem competitiva ao USDS.
Sistemas de controle na Blockchain
Qualquer moeda com valor estável é, por definição, um sistema de controle de feedback em circuito fechado. Em outras palavras, quando o preço da ficha se desvia de um ponto de ajuste (por exemplo, $1), existe um mecanismo para “sentir” o desvio e depois tentar regulá-lo de volta ao ponto de ajuste. Em princípio, isto não é diferente de um simples termostato doméstico que liga um aquecedor (através de um atuador) para regular a temperatura. O seguinte mostra uma fe básica
Em sistemas de arbitragem baseados na hortelã/reserva (como UST, FRAX e a primeira iteração do Spice USD), há algumas variáveis de entrada que podem ser modificadas pelo sistema, tais como: taxa de garantia e taxas de hortelã/reserva. No caso do USDS, os limites das taxas de hortelã e de resgate também podem ser definidos pelo sistema. A maioria das implantações atuais de moedas estáveis empregam desenhos lógicos simples (como o feedback linear) para fechar o loop de feedback. Isto se deve principalmente ao fato de que lógicas complexas (tais como lógica difusa, controladores PID, circuitos de feedback baseados em IA) são atualmente difíceis de implementar na cadeia.
Esta é mais uma área onde o Spice Trade pode se separar completamente do pacote no futuro. Se a tecnologia para desenvolver lógicas de controle mais avançadas, que possam manter as pinos mais apertados, ficar disponível no futuro, a natureza modular (MTFS) do Spice Trades permite que a comunidade atualize a lógica (por exemplo, para Fuzzy Logic). De fato, não é inconcebível imaginar protocolos de AI-as-a-Service construídos sobre a cadeia de bloqueio no futuro que possam permitir a implementação de mecanismos de controle muito mais eficazes no Protocolo das Especiarias. Esta comunidade está pronta para acomodar tais tecnologias uma vez que elas se tornem disponíveis e confiáveis para melhorar a eficiência do protocolo do Spice Trade.
USDS Ajustado à Inflação (iUSDS)
O protocolo Spice Trade está introduzindo um novo conceito revolucionário: Uma moeda estável que se ajusta e protege automaticamente contra a inflação.
Mensalmente, como o Escritório de Estatísticas do Trabalho dos EUA libera os dados do IPC, a indexação para iUSDS se ajusta para contabilizar a inflação (ou deflação). O objetivo aqui é criar uma moeda estável que mantenha o poder de compra relativo de USD.
A fórmula é a seguinte:
- Peg (iUSDS) = $1 / Coeficiente de Poder de Compra
- onde Coeficiente de Poder de Compra (ou BPC) = CPI a partir de janeiro de 2022 / CPI atual
Por exemplo, a partir de maio de 2022, os últimos dados CPl publicados pela BLS são de março de 2022:
- Março de 2022: 287.504
- Janeiro de 2022: 281.148
- Fonte: https://www.bls.gov/cpi/tables/supplemental-files/home.htm
- Portanto, BPC atual = 0,97789
- ePeg (iUSDS) = 1/0,97789 = $1,0226
Como os dados BLS são atualizados ao longo do tempo, o BPC é atualizado com base em uma função de rampa para cima (ou para baixo) para evitar movimentos bruscos na cavilha.
Onde comprar USDS?
A criptomoeda USDS pode ser negociada na seguinte exchange:
- RadioShack (Avalanche)
Conclusão
A stablecoin USDS da SpiceUSD, supostamente atrelada ao dólar americano, sofreu uma série de choques no curto espaço de tempo desde seu lançamento, desvinculando-se do dólar, notadamente em 27 de maio, quando a moeda caiu para US$ 0,93 e 29 de maio, quando caiu para US$ 0,91. A stablecoin afirma ter a missão de criar um sistema que aproxime a humanidade de um “futuro mais pacífico e próspero” por meio de uma variedade de princípios, incluindo eficiência de capital e descentralização.
Com um valor total bloqueado de mais de US$ 1,7 milhão de acordo com seu site e um valor de mercado de pouco mais de US$ 9,6 milhões em 30 de maio de 2022, a stablecoin, apesar de ter um longo caminho a percorrer, parece ter ganhado alguma força.