A Solana anunciou que lançará o Solana Saga, um novíssimo telefone celular Solana, enquanto tenta expandir o roteiro da Solana e seus esforços além do blockchain e dos NFTs da Solana. Em um anúncio feito mais cedo em Nova York em 23 de junho, Solana revelou planos para apresentar um telefone celular emblemático que vem com seu próprio conjunto de funcionalidades e recursos. O smartphone também vem com uma integração blockchain Solana embutida.
O que é Solana Saga?
Solana Saga é um novo celular criado pela Solana em colaboração com a Osom, uma empresa de desenvolvimento do Android que desenvolveu hardware para empresas como Google, Apple e Intel. Solana descreveu seu telefone Android como uma “experiência de hardware premium” e um “dispositivo Android de qualidade principal desenvolvido especificamente para criptografia”.
Explicando a Saga, Jason Keats, CEO da Osom, disse:
A Saga parte dos primeiros princípios para criar uma experiência móvel para indivíduos, desenvolvedores e participantes do ecossistema que abre uma nova era de mobilidade. O mundo precisa de hardware inovador para abraçar o futuro que é a web3, e construir um ecossistema que olhe para o futuro sem ser sobrecarregado por ecossistemas legados do passado é extremamente empolgante para nós.
Juntamente com o Solana Mobile, o blockchain também anunciou o lançamento do ecossistema de software Solana Mobile Stack para Android.
Especificações do Solana Saga
As especificações já anunciadas da Solana Saga são as seguintes:
- Tela: OLED de 6,67″
- RAM: 12 GB RAM
- Armazenamento: 512 GB
- Processador: Snapdragon 8+ Gen 1
Surpreendentemente, este cripto-móvel chegará com o Snapdragon 8+ Gen1, o melhor SoC atualmente, capaz de atingir recordes acima de um milhão de pontos no AnTuTu. E se isso não bastasse, este chip será acompanhado por 12 GB de RAM no formato LPDDR5 e até 512 GB de armazenamento interno. A escolha de suas câmeras traseiras também não é ruim, já que ocupa dois dos melhores sensores fotográficos do momento: como principal, o Sony IMX766 de 50 MP com f/1.8; como ultra grande angular, um Sony IMX373 de 12 MP com f/2.2 e visão de 120º. Não sabemos nada sobre sua câmera frontal.
A tela é uma das peças sobre as quais temos menos informações, mas sabemos que será um painel OLED de 6,67 polegadas. Em relação à bateria, sabemos que a capacidade será de 4100mAh um valor que certamente nos parece baixo, embora um bom sistema de carregamento e otimização de software seja suficiente.
E por falar em software, o Solana Saga chegará ao mercado com o Android 12. Não sabemos se será Android puro ou incluirá sua própria camada de personalização. No entanto, sabemos que este celular prestará atenção especial à segurança e privacidade de seus dados. Como vai fazer? Integrando aplicativos pré-instalados que se concentram apenas nisso:
- Signal como plataforma de mensagens
- Brave como navegador da Web
- Seu próprio cofre privado
- Carteira cripto sem custódia e muito mais.
Recursos do Solana Saga: Solana Mobile Stack (SMS)
Muitos dos recursos do Solana Saga vêm do software Solana Mobile Stack, apelidado de SMS. Este SDK incluirá um Seed Vault para chaves privadas, Solana Pay para Android e a Solana dApp Store. De acordo com Solana, o SMS e a Solana dApp Store permitirão que os desenvolvedores criem experiências totalmente novas na Saga. Isso inclui: cunhar NFTs em qualquer lugar e em um celular, jogar jogos Web3 em celular, negociação aprimorada e muito mais. Mais detalhes:
- Seed Vault : Um aplicativo que armazena todas as chaves privadas, sementes e frases de desbloqueio de seus aplicativos e carteiras baseadas em blockchain em um espaço seguro. O Seed Vault não funciona na camada de aplicativos Android, tornando-o mais seguro, mas permite interagir com outros aplicativos instalados que exigem seus serviços.
- Mobile Wallet Adapter : um protocolo que permite conectar suas carteiras de criptomoedas com aplicativos da web e aplicativos Android nativos que não são diretamente compatíveis.
- Solana Pay : um gateway de pagamento descentralizado que funciona na rede Solana e permite a captura de endereços de pagamento através de códigos QR, mensagens, aplicativos web, com o chip NFC e muito mais.
- Solana dApp Store : Uma loja de aplicativos onde os desenvolvedores podem distribuir seus próprios dapps para os usuários desfrutarem.
- Solana Mobile Stack SDK : um kit de desenvolvimento de software com bibliotecas para desenvolver aplicativos Android nativos que funcionam na rede blockchain Solana e Web3.
Data de lançamento do Solana Saga?
Solana Saga tem uma data de lançamento definida para o início de 2023, com base na declaração da Solana Labs. No entanto, Solana não divulgou a data oficial e firme deste lançamento além do início de 2023. Como tal, pode ser lançado a qualquer momento de janeiro de 2023 a junho de 2023, especulamos. Solana Saga também estará disponível inicialmente nos EUA, Canadá, UE e Reino Unido. No entanto, o Solana Mobile Stack já está disponível para os desenvolvedores usarem via GitHub.
Preço do Solana Saga
O celular Solana Saga custará US$ 1.000 no lançamento. Isso inclui um depósito inicial reembolsável de US$ 100,00 quando pré-encomendado. Quanto às moedas, parece que Solana primeiro aceitará apenas a stablecoin USDC como pagamento. Talvez mais tarde, possamos ver mais criptomoedas aceitas – como Solana, mas por enquanto o USDC é a única opção.
Pré-venda Solana Saga
As pré-encomendas da Solana Saga já estão ativas, com os potenciais compradores obrigados a pagar um depósito de pré-encomenda de $ 100 USDC primeiro. No entanto, em vez de ser uma pré-encomenda, esta é uma lista de espera para a Saga Solana. Aqueles que fizerem a pré-encomenda também podem se qualificar para o Saga Pass, um NFT exclusivo para o primeiro conjunto de telefones Saga.
Participe da Pré-venda: Solana Saga
Conclusão
Solana não está inventando nada com seu telefone cripto. Em 2018, o fabricante HTC apresentou o Exodus 1. Foi o primeiro smartphone a integrar um nó Bitcoin completo. Em seguida, repetiu sua tentativa em 2019 com o telefone Exodus 1s. Sem surpresa, seu sucesso foi extremamente limitado e a empresa não renovou a experiência. Por seu lado, a gigante Samsung já tentou integrar funcionalidades relacionadas com criptomoedas como carteiras, sem que isso tenha estado na origem de uma revolução no ambiente.
Assim, a verdadeira revolução iniciada por Solana pode muito bem estar no Solana Mobile SDK. De fato, esse conjunto de ferramentas poderia possibilitar a democratização do uso de criptos por meio de smartphones, facilitando o desenvolvimento de aplicativos dedicados. Por seu lado, o Solana Saga será provavelmente um respeitável smartphone topo de gama.