O termo shitcoin é um dos termos mais polêmicos no mercado cripto porque é usado para descrever depreciativamente certos projetos de criptomoeda. Mesmo muitos dos projetos de criptomoeda chamados de “shitcoins” são cópias do Bitcoin que não contribuem com nada de novo ou melhoram em toda a tecnologia que usam para operar, ou até mesmo, às vezes, golpes.
O que é Shitcoin?
O termo shitcoin se refere a uma criptomoeda com pouco ou nenhum valor ou uma moeda digital que não tem um propósito imediato discernível. A palavra é um termo pejorativo frequentemente usado para descrever altcoins ou criptomoedas que foram desenvolvidas depois que os bitcoins se tornaram populares.
O valor diminuído de uma shitcoin geralmente se deve ao fracasso do interesse do investidor, porque ela não foi criada de boa fé ou porque seu preço foi baseado na especulação. Como tal, essas moedas são consideradas investimentos ruins.
Principais Características de uma Shitcoins
- Um shitcoin é uma criptomoeda com pouco ou nenhum valor ou moeda digital que não tem um propósito imediato discernível.
- O termo é freqüentemente usado para descrever altcoins ou criptomoedas desenvolvidas depois que os bitcoins se tornaram populares.
- Shitcoins são caracterizados por aumentos de preços de curto prazo seguidos por quedas bruscas causadas por investidores que querem capitalizar os ganhos de curto prazo.
Como funcionam os shitcoins?
O interesse em tokens aumentou substancialmente desde que os bitcoins foram introduzidos em 2009. Seu sucesso atraiu empresas que buscam tirar proveito da tecnologia de blockchain para criar seus próprios altcoins, que são ativos digitais que pegam carona no design básico do bitcoin. Os desenvolvedores normalmente anunciam quantos tokens são finalmente disponibilizados – o fornecimento de bitcoin é limitado a 21 milhões, enquanto o fornecimento de éter é limitado a 18 milhões por ano.
Definir um limite de oferta cria escassez, pois os investidores entendem que tokens adicionais não serão criados após um certo ponto. Mais tokens teoricamente diluiriam o valor de suas ações, da mesma forma que uma nova emissão de ações pode reduzir o valor de uma ação.
Com o fornecimento de uma altcoin fixo, seu valor deve depender da demanda . Mas como a maioria das criptomoedas tem uso prático limitado – comprar e vender bens e serviços do mundo real usando criptomoedas ainda não é uma ocorrência comum – seus valores são baseados em pura especulação . Portanto, um shitcoin é algo que as pessoas dizem que é valioso simplesmente porque existe.
As criptomoedas Shitcoin têm uso prático e limitado e seus valores são baseados puramente em especulação.
Como identificar um Shitcoin 💩?
Os as criptomoedas shitcoins são fáceis de identificar porque seguem um padrão específico. Embora possa haver algum interesse em uma moeda quando ela for lançada, seu preço permanece relativamente estável. Mas o preço aumenta exponencialmente em um curto período de tempo, à medida que os investidores começam a embarcar. Isso é seguido por uma queda livre causada por investidores que jogam suas moedas para capitalizar os ganhos de curto prazo .
É improvável que o desenvolvimento e a comercialização de criptomoedas que um dia serão considerados shitcoins diminuam substancialmente enquanto o interesse por criptomoedas permanece alto. Alguns governos, especificamente os da Coreia do Sul e da China, demonstraram grande interesse em eliminar as operações de mineração de criptomoedas, enquanto outros, como o Japão, incentivaram o uso de criptomoedas no mercado mais amplo .
Alguns elementos a considerar nesses projetos
Quase sempre novos tokens nascem graças a um ICO, de Inglês Oferta inicial de moedas, que traduzido significa Oferta inicial de moedas. Essas ofertas buscam sempre divulgar e posicionar a criptomoeda ou altcoin que estão lançando, buscando atrair investidores interessados em injetar recursos em seus projetos por meio da aquisição de moedas.
Portanto, algumas recomendações para que você possa identificar uma criptomoeda de um shitcoin são:
- Se o white paper é uma cópia praticamente idêntica de outro projeto conhecido, ele está escrito com um tecnicismo quase impossível de qualquer mortal entender, ou na falta disso, o projeto nem tem white paper, não hesite, é um shitcoin.
- Sua equipe de desenvolvedores é formada por um pequeno grupo de estranhos, que se escondem atrás de emojis e nomes falsos. Nada que gere mais desconfiança do que um grupo de anônimos que pede dinheiro para realizar um projeto nascido da fumaça.
- O site onde o projeto é apresentado carece de originalidade e design, ou utiliza domínios livres.
- Oferece milhares de benefícios em geral, mas não especifica nenhum em particular ou a maneira como esses resultados serão alcançados.
- Não apresenta um plano de trabalho com metas claras e definidas que garantam o desenvolvimento do projeto no futuro.
- Ou simplesmente bifurcam uma criptomoeda (geralmente Bitcoin) mudando algumas coisas e pronto. Em suma, não inova de forma alguma.
- Em todos esses casos, os desenvolvedores criam o projeto, lançam e promovem no mercado e depois de conseguirem lucrar às custas dos investidores, abandonam o desenvolvimento. Eles não dedicam trabalho ou esforço para continuar desenvolvendo o código, dando origem a um shitcoin que não contribui em nada para o sistema.
Considerações Especiais
Devido ao mercado de cripto – com o qual os investidores podem ter dificuldade para traçar paralelos históricos – e porque a tecnologia subjacente usada para gerenciar blockchains pode não ser bem compreendida por uma grande porcentagem de investidores, há muito espaço para abusos. Pode ser difícil identificar se uma criptomoeda é viável ou se foi criada para enganar os investidores. Ainda assim, estude suas opções antes de investir!