Serum é uma criptomoeda e Dex Exchange exclusiva na blockchain Solana que combina a descentralização de crypto swaps com uma forma de livro de pedidos mantida pelo protocolo. O modelo combinado é um conceito inovador que tem os seus méritos e, por isso, torna o Serum um projecto promissor que vale a pena ver em detalhe.
As trocas descentralizadas (DeXs) se tornaram uma grande parte da indústria de DeFi. Sua independência de depender de uma entidade de controle central é uma propriedade valiosa apreciada por muitos comerciantes de criptomoedas . Essas trocas, na maioria dos casos, contam com o modelo Automated Market Maker (AMM) para facilitar as trocas de cripto-ativos. Ao contrário das bolsas centralizadas (CeXs), os DeXs não têm carteira de pedidos para permitir negociações.
O que é Serum (SRM)?
O Serum é uma plataforma DeX que não depende de pools baseados em AMM para sua funcionalidade. Em vez disso, a plataforma tem uma carteira de pedidos que é usada para corresponder aos comerciantes dispostos a trocar criptomoedas. No entanto, este livro de pedidos é muito diferente dos livros usados pela CeXs.
Em uma CeX tradicional, a carteira de pedidos é mantida por uma entidade central, a empresa por trás da troca. O livro de pedidos lista os pedidos de compra e venda para visualizar e negociar. Quando um negociante encontra uma ordem preferencial, ele pode trocar ativos criptográficos através dela. No caso de qualquer disputa decorrente de uma transação, a própria bolsa atua como um regulador da disputa.
O que é o Livro de Pedidos do Limite Central da Serum Exchange?
A carteira de pedidos da Serum, chamada Central Limit Order Book (CLOB), é um livro-razão descentralizado em cadeia que emprega um algoritmo para combinar os pedidos automaticamente. CLOB encontra os pedidos ideais com base em suas preferências especificadas.
Você pode indicar o preço, tamanho e direção de sua troca pretendida, e a plataforma irá combiná-lo com os melhores pedidos disponíveis. Ele remove muito do processo de pesquisa e rolagem manual do processo de pesquisa da melhor oferta.
Além disso, mantém o princípio de descentralização que muitos comerciantes valorizam. Um negociante transaciona não com um pool de AMM, mas com outro usuário da plataforma. Ao mesmo tempo, a transação de swap é totalmente descentralizada.
Como funciona o Serum (SRM)?
A característica distinta do Serum é a maneira extremamente rápida e eficiente de encontrar os pedidos ideais para as trocas. Esse recurso do protocolo é em grande parte graças ao blockchain Solana no qual reside. Solana é conhecido por sua velocidade mais rápida em comparação com outras plataformas de blockchain , incluindo Ethereum , a plataforma onde a maioria dos DeXs são baseados.
Velocidade de transação de Solana
Enquanto o Ethereum é atualmente capaz de executar cerca de 15 transações por segundo, Solana possui velocidades de cerca de 65.000 transações por segundo. O algoritmo do Serum depende da velocidade e eficiência do Solana para a maior parte de sua funcionalidade.
Troca de ativos entre cadeias
O Serum também suporta troca de ativos de cadeia cruzada. Os comerciantes podem tirar vantagem da plataforma usando seus tokens mantidos em outros blockchains. Para swaps de cadeia cruzada, os comerciantes de transações precisam primeiro enviar garantias para o endereço de contrato inteligente da Serum , que pode ser lido tanto no Solana quanto no Ethereum.
A garantia é usada para evitar possíveis disputas comerciais. Os comerciantes fornecem a garantia em Ether e, então, podem executar seu swap assim que suas garantias chegarem ao endereço de contrato inteligente da Serum. A troca de cadeia cruzada pode ser realizada usando tokens ERC-20 , o token padrão padrão no Ethereum, tokens SPL , o token padrão de Solana ou BTC .
Quando a negociação é concluída com sucesso, as garantias são devolvidas aos comerciantes. Se houver uma disputa, as evidências são enviadas para o endereço de contrato inteligente para investigação. Quando a investigação é concluída, os fundos são liberados para o legítimo proprietário.
Usando este sistema baseado em garantias, Serum eloquentemente desempenha o papel de um árbitro em uma disputa de troca, apesar de ser uma plataforma descentralizada. Ao contrário da resolução de disputas na CeXs, todo o processo é automatizado usando contratos inteligentes. O processo automatizado de resolução de disputas usa oráculos , software que atua como uma ponte entre as plataformas de blockchain e o mundo real.
50 pares de troca
A Serum oferece atualmente cerca de 50 pares de troca. A maioria das principais criptomoedas, como BTC, ETH, LINK e SOL , são oferecidas. Stablecoins de grande capitalização, como USDC e USDT, também estão entre os ativos comumente trocados na plataforma.
Os três pares de moedas mais negociados na plataforma são SOL / USDC, BTC / USDT e BTC / USDC.
Taxas de transação baixas
As taxas de transação do Serum são extremamente baixas – em média, uma fração de um centavo dos EUA por swap. A eficiência de Solana e as baixas taxas de gás são algumas das razões pelas quais a Serum é capaz de oferecer essas taxas extremamente baixas.
Além disso, os proprietários do token SRM têm direito a descontos de até 60% nas taxas. Os tokens SRM também são usados para pagar taxas de transação na plataforma.
Quem está por trás do Serum?
A Serum foi fundada pelo famoso empresário da indústria de blockchain Sam Bankman-Fried. Uma das pessoas mais ricas do mundo do blockchain, que também fundou a FTX Exchange e a Alameda Research, uma fornecedora / investidora de pool de liquidez em criptomoedas .
O projeto Serum tem uma equipe de 11 consultores de negócios que são estrategistas e tecnólogos sênior de blockchain. Bankman-Fried é um dos consultores e a equipe também inclui algumas figuras proeminentes na esfera do blockchain e da criptomoeda. Entre eles estão Robert Leshner, o fundador do protocolo Composto (COMP) , e Long Vuong, o fundador e CEO da TomoChain (TOMO) .
A Serum levantou um total de mais de $ 20 milhões em capital de risco (VC) em seis rodadas de financiamento. O financiamento veio de 10 investidores individuais e institucionais. O principal investidor do projeto é a GVB Capital, uma empresa de investimentos especializada em projetos de criptomoeda e blockchain.
Histórico de preços do Serum SRM
O SRM foi lançado em agosto de 2020 e, durante o primeiro semestre de um ano no mercado, foi negociado em grande parte por cerca de US $ 1 a US $ 2 por token. Desde o final de janeiro de 2021, o SRM subiu de preço de forma constante até atingir o pico de US $ 11,70 no início de maio. Esses aumentos coincidiram com a bolha geral do mercado de criptografia no início de 2021.
Como o mercado geral caiu em maio, o mesmo aconteceu com o preço do token SRM. Em meados de julho, o SRM estava sendo negociado por cerca de US $ 2 a US $ 3. No entanto, ao contrário de muitos outros criptomoedas que não se recuperaram da quebra do mercado, o SRM voltou à vida no final de julho. Seu valor mais do que triplicou desde então e agora é negociado a $ 7,50.
A apreciação pós-crash do SRM é um sinal revelador de que os investidores e usuários de blockchain consideram o conceito e a funcionalidade da plataforma úteis.
O valor total bloqueado do Serum (TVL), uma medida da soma total dos fundos dedicados pelos usuários ao protocolo, foi divulgado amplamente pela primeira vez no início de abril deste ano. Naquela época, era de US $ 286 milhões. O valor subiu rapidamente para US $ 628 milhões em meados de maio, mas depois caiu para US $ 130 milhões em meados de junho, uma queda mensal de 80%.
No entanto, como observado anteriormente, o Serum é um daqueles projetos de criptografia que conseguiram superar a falência do mercado. Sua TVL se recuperou rapidamente e agora está em torno de US $ 400 milhões, um aumento de 200% apenas nos últimos três meses.
Futuro do Serum
As perspectivas para o Serum são positivas para o futuro imediato de curto prazo, mas depende fortemente de um importante desenvolvimento de mercado para o futuro de médio e longo prazo.
A plataforma conseguiu se recuperar rapidamente do crash do mercado de criptografia no início de 2021 e agora está progredindo com segurança. Os principais indicadores – preço do SRM, capitalização de mercado e TVL – apresentam tendência de alta.
Taxas de transação muito baixas e um algoritmo de correspondência de pedidos rápido e eficiente são os principais fatores que impulsionam o atual desempenho de sucesso da Serum.
No entanto, um importante desenvolvimento de mercado esperado nos próximos meses pode ter um impacto adverso na produção atual da Serum. Este desenvolvimento de mercado é a atualização planejada da Ethereum para a versão 2.0 com uma transferência completa para o modelo de verificação de bloco Proof of Stake (PoS) . Quando a atualização for concluída, Ethereum, onde muitos dos DeXs concorrentes da Serum residem, será capaz de processar 100.000 transações por segundo, a partir da velocidade anêmica atual de apenas 15 transações.
Já que Solana (blockchain nativo do Serum) tem uma capacidade de até 65.000 transações por segundo, o upgrade para Ethereum pode significar o fim da superioridade do Serum sobre muitos outros DeXs em velocidade, eficiência e até taxas de transação.
Serum (SRM) Token
Token | Serum |
Moeda | SRM |
Valor de mercado | $154.558.439,66 |
Fornecimento circulante | 50.000.000 SRM |
Fornecimento Total | 161.000.001 SRM |
Volume de Negociação | $50.489.180,34 |
Previsão de preço Serum (SRM)
Segundo a Digital Coin o preço da criptomoeda (SRM) pode chegar a aproximadamente $ 13,46 dólares em 1 ano, quase 2X em relação ao preço atual do soro. Antes de fazer qualquer investimento faça suas pesquisas.
Conclusão
O Serum é um protocolo exclusivo baseado em Solana que combina a descentralização de trocas de criptomoedas com uma carteira de pedidos on-chain usada para entregar pedidos ideais aos usuários do aplicativo. Os swaps entre cadeias também são executados com eficiência usando uma abordagem baseada em garantias para evitar disputas de transações.
A superioridade técnica atual de Solana sobre Ethereum ajuda a Serum a oferecer melhores velocidades e menores custos de transação do que muitos de seus concorrentes. No momento, a Serum demonstra um desempenho de mercado impressionante com um TVL de cerca de US $ 400 milhões. Os preços da TVL e da SRM estão em alta.
No entanto, a atualização esperada do Ethereum para velocidades de rede muito mais rápidas representa uma ameaça significativa ao desempenho do Serum no mercado, ou, de fato, à viabilidade. Quando esta atualização ocorrer, será o teste final para a robustez do modelo de negócios da Serum.