A adoção de ativos digitais e tecnologia blockchain pela República Centro-Africana (CAR) continua a ganhar novos terrenos. O país introduziu uma moeda digital nacional chamada “Sango Coin” que complementará seu projeto de hub de moeda digital, o Projeto Sango.
O que é Sango?
Sango Coin é uma criptomoeda apoiada pelos recursos da República Centro-Africana. A criptomoeda oferece muitos recursos, incluindo programas de cidadania digital, propriedade de terras metaverso e tokenização de recursos naturais.
A República Centro-Africana é uma nação africana sem litoral no meio da África que já usa outras criptomoedas como moeda oficial. Eles agora planejam adicionar Sango Coin à sua lista. Sango Coin será a criptomoeda nativa do projeto Sango. É apoiado por uma reserva de Bitcoin e governado por cidadãos da República Centro-Africana. Todo cidadão pode votar em propostas de criptomoedas e moldar o futuro da moeda. A Sango Coin vem com muitos aplicativos em potencial, incluindo compras diárias, negociação de criptomoedas e investimentos em economia virtual.
Qual o objetivo da moeda Sango?
A Sango Coin é apenas a parte mais recente do plano da República Centro-Africana para revolucionar o sistema bancário do país. Em abril de 2022, o país ganhou as manchetes por adotar o Bitcoin como moeda legal. Alguns meses depois, em 3 de julho de 2022, o país anunciou que está lançando uma criptomoeda nacional. A moeda é nomeada “Sango” após uma das línguas oficiais do país. Ele será lançado oficialmente em meados de julho.
Revitalizar a economia do CAR
Esse movimento em direção à criptomoeda faz parte do plano do país para revitalizar sua economia e promover a inclusão financeira com uma moeda de próxima geração. Como explicou o presidente da República Centro-Africana Faustin-Archange Touadéra durante o evento Sango Genesis, cerca de 57% dos residentes do país não pertencem a um banco. A nação consiste principalmente em cidades menores com pouca infraestrutura, então a maioria das pessoas não pode viajar facilmente para um banco físico. Seu sistema bancário se torna mais complicado pelo fato de que a instabilidade regional e as baixas taxas de câmbio tendem a afugentar bancos internacionais respeitáveis. Isso levou a muito isolamento financeiro e muitos cidadãos não conseguem fazer coisas como fazer compras on-line ou investir fundos de aposentadoria com segurança.
Portanto, a República Centro-Africana vem dando um grande impulso em direção a uma economia baseada em criptomoedas. Apoiadores como o presidente Touadéra acreditam que a criptomoeda pode fornecer uma maneira mais segura para os cidadãos armazenarem e usarem seus fundos. Eles esperam que as pessoas que antes não podiam usar nada além de dinheiro possam usar a Sango Coin para compras diárias. A moeda destina-se principalmente a ser usada, não negociada, mas alguns dos especialistas econômicos da região também dizem esperar que a Sango Coin atraia investidores globais de criptomoedas. No geral, o governo afirma que a criptomoeda os ajudará a romper com as estruturas econômicas tradicionais que falharam em trabalhar com sua cultura única.
Tenha em mente que este plano foi recebido com algum ceticismo. Nove em cada 10 pessoas na República Centro-Africana não têm acesso à internet. O deputado Jean Galvanis Ngassiyombo, integrante da comissão econômica e de planejamento da Assembleia Nacional, diz que o país planeja instalar uma rede pública de fibra óptica até o final de 2023. A República Centro-Africana já assinou acordos com a nação vizinha de Camarões, e eles parecem estar bem no caminho certo com seus objetivos. Em última análise, a Sango Coin só será viável se o governo cumprir sua promessa de obter acesso à Internet a todos os residentes.
Benefícios do Ecossistema Sango
Quando a Sango Coin for gerada pela primeira vez, o governo planeja oferecer 20% da moeda em vendas públicas. As pessoas que comprarem essas moedas terão a opção de bloquear as moedas por um determinado período de tempo. Ao manter as moedas em vez de vendê-las imediatamente, eles receberão vários benefícios, listados abaixo.
Cidadania
Aqueles que bloqueiam o Sango podem solicitar a cidadania na República Centro-Africana. Além de facilitar a obtenção da cidadania real, você também obtém a cidadania automaticamente no metaverso do Sango. Isso pode lhe dar vantagens adicionais e menos taxas ao investir na Crypto Island do CAR.
e-residência
Quando você bloqueia o Sango Coin, você pode ingressar no primeiro programa de residência eletrônica a existir no metaverso. Ser um e-residente é mais importante para fins fiscais e governamentais. Além disso, os e-residentes poderão evitar o pagamento de quaisquer impostos sobre criptomoedas. Eles também poderão votar em várias propostas que ajudam a determinar as políticas para a Crypto Island.
Propriedade do terreno
Cada usuário que bloquear sua moeda Sango receberá um terreno real. A propriedade desta terra também se traduzirá em um terreno real dentro da Crypto Island. Este terreno é representado em uma proporção de um para um, o que significa que seu terreno real corresponderá diretamente ao seu terreno virtual.
Recursos do Token Sango
A moeda Sango vem com vários recursos úteis. A cripto tem uma camada confidencial, por isso pode ser segura e privada. Também permite contratos inteligentes, por isso é útil para várias vendas e transações. Um sistema de contabilidade integrado com um aplicativo facilitará o acompanhamento das moedas.
Como forma de moeda nacional, a Sango Coin tem algumas vantagens exclusivas para os usuários. Está isento de impostos sobre ganhos de capital que outras formas de criptografia enfrentam. Os usuários também não precisam pagar impostos sobre quaisquer transações que ocorram em uma troca de criptomoedas. A criptomoeda é legalmente reconhecida por pagar todas as formas de dívidas e impostos. Esses recursos específicos do CAR podem causar taxas de adoção acima do normal entre os cidadãos do CAR.
A Sango Coin também tem alguns links exclusivos para outros projetos executados pela República Centro-Africana. Como parte do Projeto Sango, eles planejam criar uma Crypto Island na capital do país. Localizada na capital do CAR, Bangui, a Crypto Island planeja usar os imóveis do metaverso para melhorar a infraestrutura física. A Sango Coin também será usada para ajudar a tokenizar vários ativos nacionais, permitindo que investidores de todo o mundo invistam nas indústrias de mineração e exportação do país.
Onde comprar a moeda Sango?
No momento da escrita deste artigo a criptomoeda Sango ainda não estava sendo negociada em nenhuma exchange.
A moeda Sango é um bom investimento?
O projeto Sango é muito otimista, então já está gerando muito entusiasmo. No mundo das criptomoedas, isso tende a ser uma coisa boa. Grandes quantidades de imprensa levam a mais demanda, o que leva a preços mais altos. Os investidores que entrarem nos estágios iniciais terão muitas oportunidades diferentes de como lidar com sua moeda Sango. O interesse inicial na moeda e na Crypto Island pode oferecer algumas chances interessantes de obter lucro. No entanto, recomendamos ter algum cuidado ao investir com a Sango Coin. Muito do sucesso da moeda depende da capacidade do governo de transformar cidadãos comuns em usuários de criptomoedas. Isso pode ser complicado, porque a República Centro-Africana experimentou altos níveis de instabilidade e corrupção.
Em comparação com algumas outras partes da África, eles sofreram violações de direitos humanos, bem como apropriação indevida de fundos governamentais. Isso pode inviabilizar os planos nacionais de fibra óptica que são críticos para a viabilidade de longo prazo da Sango Coin. Essas questões são problemáticas o suficiente para que o Banco Mundial tenha declarado formalmente que não apoiará o projeto. Tendo dito isso, antes de fazer qualquer investimento, faça suas pesquisas, investir em criptomoedas é altamente arriscado e especulativo, e este artigo não é uma recomendação do redator para investir em criptomoedas.
Conclusão
O projeto Sango vem após a adoção do Bitcoin (BTC) pela CAR como moeda legal em abril. A iniciativa visa atrair empresas e talentos/entusiastas de criptomoedas globais, aumentar a adoção local do BTC e supervisionar a implantação de estruturas e infraestruturas regulatórias de criptomoedas. Uma plataforma metaverso apelidada de The Crypto Island e a Sango Coin também já está em desenvolvimento.