RSS3 é uma plataforma de protocolo aberto projetada de forma que o conteúdo, as redes sociais e outros feeds na Web 3.0 sejam descentralizados e abertos para todos. Os usuários têm a chance de exercer controle total sobre seus dados e informações e optar por monetizá-los da maneira que escolherem.
O que é RSS?
RSS é chamado Really Simple Syndication, que se traduz em Really Simple Syndication. Em geral, é um programa simples de código aberto que permite aos usuários assinar o conteúdo por iniciativa própria. Ao adicionar feeds RSS aos desenvolvedores de conteúdo da Web, os usuários podem se inscrever em diferentes blogs, mídia de notícias e outros conteúdos da Web de acordo com suas preferências pessoais. O programa RSS pode agregar automática e instantaneamente o conteúdo mais recente para os usuários sem qualquer revisão da plataforma.
No entanto, como os gigantes da plataforma que fornecem serviços de conteúdo centralizado expandiram rapidamente e ganharam mais dados e usuários, o RSS, com suas especificações consistentes de código aberto, não conseguiu atender às necessidades de desenvolvimento de desenvolvedores individuais. Por causa de divisões internas e divisões dentro da comunidade de código aberto, ela gradualmente se tornou incapaz de competir com plataformas centralizadas. Também começou a se recusar gradualmente a cumprir as especificações abertas do RSS e a adotar especificações técnicas próprias para ampliar a vantagem competitiva das plataformas fechadas.
A mídia social baseada em WEB2 já atendeu às funções principais do RSS e ainda fornece serviços adicionais, eliminando completamente a necessidade de uso de RSS. Agora, com a prevalência dos algoritmos da plataforma Web2, as mídias sociais, por sua vez, não podem acessar as funções básicas do RSS, agregando assinaturas iniciadas pelo usuário ao conteúdo de informações, e esse tipo de função autônoma básica de agregação de informações está ausente da Internet.
O que é RSS3?
RSS3 é o feed-in Web3.0 e é um protocolo aberto mais leve, simples e poderoso derivado de RSS (Really Simple Syndication). Ele foi projetado para ativos, conteúdo, redes sociais e outros tipos de feed na Web 3.0. A hospedagem RSS3 é um sistema ponto a ponto que atende ao protocolo RSS3 e possui um nó, um usuário e um aplicativo de terceiros. Desenvolvedores e usuários têm a chance de criar aplicativos de terceiros com uma interface de usuário simples em nós distribuídos que podem ser aplicativos de desktop ou móveis, extensões de navegador e muito mais. RSS3 visa dar o direito de criar, divulgar e distribuir dados e informações aos usuários em vez de qualquer órgão centralizado.
Principais características do RSS3
Algumas das principais características do RSS3 são:
- Distribuindo controle: Para distribuir o controle de verdade, cada usuário precisa ter controle sobre seus próprios dados. Isso inclui arquivos de indexação e arquivos de conteúdo em hospedagem distribuída e arquivos de edição que são determinados por seus pares de chaves, como em Ethereum e Bitcoin.
- Open-source: o projeto RSS3 e todos os seus protocolos são de código aberto, o que significa que seu código seria disponibilizado para todos revisarem. Isso cria um sistema transparente em que os usuários não precisam confiar cegamente em plataformas centralizadas.
- Inclusão: O RSS3 e seus aplicativos pretendem ser inclusivos por módulos, seja hospedagem, indexação ou monetização. Ele foi projetado para incluir módulos com diferentes funcionalidades. Isso abre o RSS3 de maneira flexível para possibilidades variadas.
- Governança democrática: A verdadeira descentralização inclui tornar os usuários parte do sistema de governança. O RSS3 pretende fazer isso trazendo um sistema democrático que daria aos usuários a chance de opinar na governança da plataforma.
- Neutralidade: RSS3 está construindo um protocolo que não mostra nenhum preconceito em relação a nenhum aplicativo específico para ser completamente neutro.
Foco no valor dos dados e na autonomia do usuário
O RSS3 permite que os usuários armazenem dados em uma rede descentralizada, onde a propriedade e as chaves privadas das informações estão inteiramente nas mãos dos usuários. Ele também combina as vantagens da tradicional rede descentralizada em escala de RSS para dimensionar e agregar informações de forma eficaz com base nas preferências e escolhas do usuário.
Ao contrário do RSS tradicional, que ignora o potencial comercial da agregação de informações, o RSS3 foca no valor dos dados e espera-se que permita aos usuários usar efetivamente seus dados de rede pessoal para gerar valor econômico adicional. Reinventando a função social da Web2 no espírito da descentralização da Web3. Ao contrário do RSS tradicional, que declinou devido à falta de interação social, o RSS3 reinventa as funções sociais da Web2 no espírito da descentralização da Web3.
Em suma, pense no RSS3 como Twitter e Facebook sem censores ou filtragem algorítmica, onde as informações aparecem à medida que os usuários assinam qualquer informação. RSS3, é claro, não para por aí. Por exemplo, seu escopo de agregação de informações é orientado para toda a Internet e, desde que haja um aplicativo centralizado ou descentralizado equipado com suporte para RSS3, o RSS3 pode agregar informações automaticamente de acordo com as preferências do usuário e publicá-las no feed RSS3.
Reinventando a função social da Web2 no espírito da descentralização da Web3
Ao contrário do RSS tradicional, que declinou devido à falta de interação social, o RSS3 reinventa as funções sociais da Web2 no espírito da descentralização da Web3. Em suma, pense no RSS3 como Twitter e Facebook sem censores ou filtragem algorítmica, onde as informações aparecem à medida que os usuários assinam qualquer informação.
RSS3, é claro, não para por aí. Por exemplo, seu escopo de agregação de informações é orientado para toda a Internet e, desde que haja um aplicativo centralizado ou descentralizado equipado com suporte para RSS3, o RSS3 pode agregar informações automaticamente de acordo com as preferências do usuário e publicá-las no feed RSS3.
Mapeamento do aplicativo RE:ID Web2
O conteúdo na Web2 pode ser mapeado diretamente para RSS3 por meio de RE:ID, saltando da plataforma restrita por algoritmos. No entanto, apenas o Twitter mais aberto tem suporte para esse recurso entre as atuais plataformas sociais centralizadas.
Um agregador de rede cruzada
O RSS3 está adicionando módulos de verificação e indexação ao seu protocolo e se tornando um indexador para cada pessoa ou usuário na internet. Por enquanto RSS3Hub e mais tarde nos nós RSS3, os usuários irão verificar a propriedade de quaisquer contas específicas e então indexar os ativos de contas verificadas nos arquivos RSS3.
Isso não se refere apenas às redes descentralizadas, mas também às centralizadas que existem atualmente. O RSS3Account e o RSS3Asset seriam integrados ao RSS3 Standard, enquanto o RSS3Hub também experimentará os novos módulos com a introdução do Web3 Pass.
Cheers: Criação de arquivos pessoais na Web3
O RSS3 imita as páginas pessoais frequentemente encontradas nas plataformas de redes sociais Web2. Os usuários podem usar Cheers para definir livremente nomes de domínio RNS, editar seus perfis pessoais nele e apresentar suas atividades em redes descentralizadas, como coleções NFT. O Cheers atual também tem problemas correspondentes, como não fornecer uma página semelhante ao “quadrado” da plataforma social Web2 no Cheers, a superfície de comunicação entre os usuários é mais estreita e a velocidade de disseminação e comunicação da informação é restrita.
Para quebrar os silos de dados monopolistas centralizados formados pela Web 2.0 e dar aos usuários privacidade e propriedade dos dados, o RSS3 constrói uma arquitetura de rede descentralizada escalável e de alto desempenho e integra diferentes módulos que podem dar aos usuários controle real sobre seu conteúdo. A rede RSS3 é composta por um grupo de nós de serviço e um indexador global, onde o grupo de nós de serviço é composto por vários nós de retransmissão, que são os principais responsáveis pela segurança, governança e gerenciamento de desempenho da rede RSS3. Obviamente, para realizar a governança descentralizada, o grupo de nós de serviço e o indexador global são eleitos pelo RSS3 DAO, e o número máximo de nós, penalidade pelo mal, mecanismo de incentivo, atualização do módulo e tesouraria serão decididos pelos votos dos detentores do token RSS3.
Como um protocolo aberto projetado para redes sociais de conteúdo da era Web 3.0, o RSS3 permite que os usuários gerem arquivos RSS3 baseados em Ethernet para armazenar seus ativos on-chain e informações de conteúdo de mídia social. Ao contrário do protocolo RSS, onde diferentes arquivos são armazenados em sub-data centers, os arquivos RSS3 são salvos e gerenciados por nós de serviço aleatórios dinâmicos, o que pode evitar muito o surgimento de gigantes do monopólio de dados. Ao mesmo tempo, a rede RSS3 também permite que os usuários não precisem se preocupar com a perda de seu próprio conteúdo devido ao bloqueio em plataformas centralizadas semelhantes. Desde seu lançamento, RSS3 criou mais de 10.000 arquivos RSS3. Os desenvolvedores, por outro lado, podem filtrar e exibir diferentes informações de acordo com as características do aplicativo com a permissão do usuário,
Web3 Pass: seu passaporte Web3
A plataforma desenvolveu recentemente um protocolo RSS3 avançado que daria aos usuários a chance de exibir seus ativos cibernéticos. Os usuários podem mostrar seus NFTs, doações em Gitcoin, pegadas e conteúdo de Mirror, Twitter e MissKey. Com o Web3 Pass, os desenvolvedores e usuários terão a chance de fazer mais na plataforma. Por enquanto, os usuários podem iniciar seu Web3 baseado em RSS com seu endereço Ethereum/BSC/Polygon existente e embarcar no metaverso Web3.
Com apenas algumas etapas simples, você pode concluir o registro da conta do Web3 Pass:
- 1 – Mude para a rede de teste Ropsten da sua extensão MetaMask.
- 2 – Acesse https://rss3.bio e clique em “MetaMask”.
- 3 – Conecte sua carteira com MetaMask
Ou você pode obtê-lo de outra maneira. Se você já tem uma conta ENS, você pode obter uma conta no Web3 Pass diretamente depois de clicar em rss3.bio e vincular seu endereço de carteira. É incrível.
Como o RSS3 fornece informações descentralizadas?
Os padrões RSS3 garantem auto-estabilização financeira com 0% de tolerância a falhas. Ao mesmo tempo, medidas extremas foram tomadas para tornar a rede mais estável e segura. Além disso, esses padrões oferecerão a cada usuário um arquivo RSS3 que servirá como fonte de dados. Essas fontes de dados serão continuamente atualizadas com o feed de notícias mais recente.
No entanto, o arquivo de dados de origem pode ser usado como um agregador de atividades cibernéticas, que também pode ser usado para criar mídias sociais, redes de conteúdo, jogos e outras plataformas orientadas por dados. Nesse progresso, o ecossistema de rede fornecerá um canal de criação, armazenamento e distribuição de dados gratuito e descentralizado.
De acordo com o whitepaper publicado, o RSS3 consiste em um sistema blockchain independente. A rede é estruturada principalmente de grupos de nós de serviço e indexadores globais. Além disso, esses grupos de nós de serviço são compostos de nós de serviço individuais responsáveis pela operação diária da rede. Além disso, os indexadores globais são compostos por vários nós de retransmissão que visam segurança, governança e gerenciamento de desempenho. Isso ajuda no bom funcionamento da rede RSS3.
Assim, resolvendo fundamentalmente os problemas de vazamento de dados, segurança da privacidade, manipulação da opinião pública e abuso de algoritmos. Além disso, a extração de lucros e o monopólio de dados causados pelos gigantes da Internet na era da Web2 serão erradicados.
Token RSS3
De acordo com o white paper, o RSS3 DAO foi projetado para gerenciar todas as transações relacionadas ao RSS3 e sua rede, e seu token de governança é chamado de RSS3. De acordo com a divulgação mais recente, 1 bilhão de RSS3 serão emitidos, todos gerados imediatamente após a criação, sem mecanismo adicional de mineração. Além de ofertas públicas e recompensas de lançamento aéreo, a maioria dos tokens entrará imediatamente em um período de bloqueio e liberação lenta de um a cinco anos.
RSS3 é usado para:
- Eleições do Indexador Global e do Servidor de Serviço
- Número máximo de arquivos RSS3 por Servidor de Serviço
- Limite de fragmentos de chave DKG
- Escalonamento de subgrupo
- Atualização do módulo
- Duração da rodada de época
- Tesouraria
Onde comprar o token RSS3?
O token RSS3 pode ser comprado em várias bolsas de criptomoedas principais, algumas das maiores são: OKX, CoinW, Bybit e BingX.
Conclusão
A descentralização vem revolucionando todos os setores e este é especialmente o caso da internet e como os usuários interagem com ela. As agências governamentais centralizadas controlam uma grande parte das informações na Internet atualmente. Isso inclui criar, disseminar e distribuir informações e também lucrar com elas. RSS3 está construindo uma plataforma onde a informação fluiria livremente de forma segura, eficiente e distribuída. O objetivo é criar um futuro em que as personas ou usuários cibernéticos tenham controle total sobre os dados que produzem sem serem censurados por nenhuma agência centralizada.