Conheça a criptomoeda Ren Lançada em 2020 e que ganhou força agora em setembro de 2021.O token Ren (anteriormente Protocolo da República) é um protocolo baseado em Cingapura projetado para fornecer liquidez e interoperabilidade entre redes de blockchain. No momento em que este artigo foi escrito, o Ren era negociado a $ 0,8992 por token com um estoque circulante de 881 milhões, para um valor de mercado total de $ 785 milhões.
O que é Ren (REN) – Token DeFi?
Embora a popularização das finanças descentralizadas ( DeFi ) tenha tornado os serviços financeiros tradicionais, como empréstimos e financiamentos, mais acessíveis do que nunca, os aplicativos descentralizados ( DApps ) DeFi ainda enfrentam problemas de liquidez e interoperabilidade.
A maioria dos aplicativos DeFi são construídos em Ethereum ( ETH ) para fazer uso de tecnologias como a Máquina Virtual Ethereum ( EVM ) e o padrão ERC-20 . Embora isso signifique que esses aplicativos tendam a ser interoperáveis com outros projetos Ethereum, eles não têm a capacidade de interagir com outras cadeias de blocos de maneira eficiente e segura.
O resultado é que o DeFi ainda permanece inacessível a grande parte do espaço criptográfico. Por exemplo, os detentores de Bitcoin ( BTC ), que representa 43,53% da capitalização de mercado total da criptografia, não têm uma maneira fácil de render farm ou alavancar seus ativos. As soluções de interoperabilidade entre cadeias buscam aumentar a penetração de mercado de aplicativos DeFi e melhorar a liquidez em vários blockchains.
Três soluções principais foram propostas para implementar a interoperabilidade entre cadeias:
- As trocas atômicas – implementam a troca ponto a ponto de ativos criptográficos em cadeias de blocos por meio de contratos inteligentes. A desvantagem é que essas trocas geralmente levam horas para serem executadas e exigem que ambas as partes especifiquem os ativos (e seu preço) com antecedência, limitando muito seu uso emaplicativos deformador de mercado automatizado (AMM).
- Ativos sintéticos – como DAI, fornecem aos detentores exposição aos ativos subjacentes sem exigir que os usuários mantenham esses ativos. A desvantagem é que os ativos sintéticos normalmente requerem colateralização excessiva, o que reduz a acessibilidade e deixa os detentores vulneráveis à liquidação em condições de mercado voláteis.
- A tokenização – permite que os detentores travem um ativo para obter uma representação 1: 1 desse ativo em troca (normalmente um token ERC-20). Este ativo tokenizado pode então ser usado em DeFi, outros aplicativos ou queimado a qualquer momento para resgatar o ativo bloqueado. A desvantagem é que as implementações de tokenização, como Wrapped Bitcoin, dependem de um custodiante centralizado para manter os ativos bloqueados.
Tokenização Ren
A criptomoeda Ren (REN) utiliza uma versão modificada da implementação de tokenização que se baseia em uma rede de nós privados e agrupados aleatoriamente chamados “Darknodes” para fornecer custódia descentralizada e privada. A rede Ren requer que todos os Darknodes executem um algoritmo de computação multipartidária (sMPC) exclusivo, que permite a execução sem confiança de scripts, onde entradas e saídas são ocultadas de todas as partes, até mesmo dos próprios Darknodes.
Muito parecido com as redes Proof-of-Stake , Ren incentiva o bom comportamento exigindo que os operadores Darknode apostem uma garantia de 100.000 REN e emitindo recompensas para alimentar a rede na forma de taxas de transação . O limite de fornecimento da rede e os requisitos colaterais criam um limite superior de 10.000 Darknodes.
Qual o principal produto da criptomoeda Ren?
O RenVM é o principal produto da empresa, que proporciona interoperabilidade financeira descentralizada. O objetivo principal do projeto é desenvolver dApps existentes e criar casos de negócios completamente novos com um nível de suporte descentralizado. REN é um token interno do ecossistema Ren.
- Empréstimo multi-colateral – Utilize seus contratos inteligentes sem custódia existentes para garantir ativos entre cadeias.
- Traga ativos de cadeia cruzada para seu DEX – Integre ativos de cadeia cruzada, como Bitcoin e Zcash, em DEX existente ou infraestrutura de pool de liquidez.
- Negociação OTC de rede cruzada – Os comerciantes que conduzem negociações OTC de grande volume não correm mais o risco de as contrapartes não honrarem a negociação.
O que constitui o RenVM?
Compartilhamento do segredo de Shamir
A base de como o RenVM mantém seus dados em segredo
A premissa é simples: um segredo é dividido em vários compartilhamentos, com os participantes do esquema de compartilhamento secreto precisando da maioria das partes para poder reconstruí-lo.
Computação multipartidária segura (sMPC)
Como o RenVM executa scripts secretos com eficiência
Fomos pioneiros em nosso próprio algoritmo sMPC de última geração, que permite que Darknodes não confiáveis executem scripts em conjunto sem revelar as entradas ou saídas do script a ninguém, nem mesmo às máquinas que acionam o RenVM.
Tolerância a falhas bizantinas
Tempo de atividade em um ambiente dinâmico e potencialmente malicioso
Nossa rede prospera mesmo que os Darknodes fiquem indisponíveis ou se comportem de maneira mal-intencionada. Os scripts continuam em execução e os segredos permanecem secretos.
O que são Darknodes?
O RenVM é alimentado por uma rede de máquinas chamadas Darknodes, ganhando recompensas por contribuir com poder de computação e espaço de armazenamento.
RenVM é uma rede alimentada por máquinas virtuais descentralizadas. Essa máquina virtual é replicada em milhares de máquinas que trabalham juntas para alimentá-la, contribuindo com sua largura de banda de rede, seu poder computacional e sua capacidade de armazenamento. Essas máquinas são conhecidas como Darknodes. Os Darknodes ganham uma parte do volume transacionado por meio do RenVM.Descubra mais aqui.
Qual problema o RenVM resolve?
RenVM permite a troca sem permissão de valor entre blockchains – trazendo interoperabilidade para DeFi.
Isso aumenta diretamente a utilidade do DeFi, adicionando mais ativos líquidos ao ecossistema Ethereum. Independentemente do aplicativo DeFi, RenVM pode fornecer uma experiência de usuário de cadeia cruzada nativa, permitindo interoperabilidade contínua e descentralizada pela primeira vez.
O que pode ser construído com o RenVM?
O RenVM serve como um plug-in para finanças descentralizadas e, portanto, qualquer aplicativo DeFi pode incorporar os recursos do RenVM em seus aplicativos e contratos inteligentes existentes.
Se o seu projeto se beneficiaria com a liquidez cross-chain, então você se beneficiaria com a integração com o RenVM. Um cuidado extra foi tomado para garantir que RenVM seja combinável com aplicativos blockchain e DeFi existentes.
O que a criptomoeda REN faz?
Funcionalmente, o Ren permite que os usuários do DeFi troquem tokens entre quaisquer dois blockchains suportados em uma única transação do usuário, após o que todos os outros estágios são tratados automaticamente. Essa funcionalidade é realizada por meio de três tipos diferentes de transações.
1. Lock-and-Mint
As transações Lock-and-Mint são iniciadas quando o usuário deseja enviar um ativo de uma cadeia de origem (como BTC) para uma cadeia de host (como ETH). A primeira etapa requer que o usuário envie o ativo para a custódia da rede Ren, após o que o ativo fica “bloqueado”. A rede Ren então retorna uma autorização que permite ao usuário cunhar uma representação tokenizada 1: 1 do ativo na cadeia de host.
2. Gravar e liberar
As transações Burn-and-Release são o inverso das transações lock-and-mint e são iniciadas quando um usuário deseja resgatar ativos tokenizados na cadeia de host de volta à cadeia de origem. A primeira etapa requer que o usuário especifique um endereço de recebimento na cadeia de origem e, em seguida, queime o ativo tokenizado da cadeia de host. Depois de testemunhar o evento de gravação, a rede Ren “libera” a quantidade correspondente para um endereço especificado na cadeia de origem.
3. Burn-and-Mint
As transações Burn-and-Mint são iniciadas quando um usuário deseja enviar um ativo tokenizado de uma cadeia de host para outra cadeia de host. A primeira etapa requer que o usuário especifique uma cadeia de host de destino e, em seguida, queime o ativo tokenizado da cadeia de host atual. Isso permite que os usuários “cunhem” a montagem correspondente de ativos tokenizados na cadeia de host de destino, sem nunca interagir com a cadeia original.
Desde o seu lançamento inicial, Ren expandiu seu suporte para a tokenização de BTC, Bitcoin Cash ( BCH ), Dogecoin ( DOGE ) e Zcash ( ZEC ) nas principais redes como ETH, Polygon ( MATIC ) e Solana ( SOL ). O projeto teve uma adoção significativa entre aplicativos de câmbio descentralizado (DEX), como Curve Finance ( CRV ), e outras pontes DeFi, como BadgerBridge, devido à sua capacidade de fornecer liquidez cruzada e funcionalidade de negociação.
O Ren foi integrado ao Curve para fornecer aos usuários a capacidade de depositar e ganhar taxas de negociação no BTC nativo (não embalado) e serve como um pool de baixo deslizamento para trocas entre BTC e Bitcoin embrulhado (WBTC). A integração oferece aos aplicativos DeFi, como Compound ( COMP ), a capacidade de oferecer novos produtos financeiros. Agregadores DEX, como 1 polegada ( 1INCH ), também são capazes de usar o pool Ren para trocar BTC para outros tokens por meio de WBTC.
Em BadgerBridge, a rede Ren foi usada para permitir o depósito ou troca de BTC nativo em uma variedade de ativos BTC tokenizados. Ao integrar o Ren, a equipe do BadgerDAO busca desenvolver uma ponte mais acessível entre os aplicativos BTC e ETH DeFi.
O que torna o token Ren diferente?
Em vez de comprar BTC e ETH separadamente, o protocolo Ren permite que você armazene seus bitcoins em uma espécie de contrato inteligente. Na verdade, você receberá o equivalente ao BTC ou um ativo criptografado para usar como desejar. Um contrato é um tipo de CFD (Contrato por Diferença) pago a um investidor diferente com base no valor do seu investimento. Por exemplo, você pode comprar Altcoins baseados em preços da Ethereum ou emprestar seu token Erc20 para obter juros. Enquanto isso, seus bitcoins são armazenados como garantia por meio do contrato inteligente de Ren.
Se você deseja abrir seus fundos como Bitcoin com mineração em nuvem Bitcoin , você tem que pagar uma taxa no token REN, que preserva a rede Ren. Assim como a moeda de éter que alimenta a plataforma ETH, os tokens Ren são as moedas que fazem a plataforma Ren funcionar. Assim como Ether é a moeda que alimenta a plataforma ETH, os tokens Ren são a moeda que faz a plataforma Ren funcionar. Ao mesmo tempo, a Ren se autodenomina como uma plataforma voltada para a privacidade. Ele permite que os usuários garantam sua criptografia existente para acessar outros tokens Blockchain sem deixar rastros em um livro-razão financeiro descentralizado.
De acordo com o white paper da Ren, os usuários podem armazenar e transferir tokens sem revelar o valor da transação ou o saldo da carteira. Atualmente, Ren pode transferir Bitcoin, Bitcoin Cash , ZCash , BTC e Dogecoin para o blockchain Ethereum.
Quem está por trás da moeda Ren?
O token Ren foi fundado pelo CEO Taiyang Zhang em 2017. Desde que se formou em ciência da computação na The Australian National University (ANU) em 2014, Zhang esteve envolvido em uma variedade de projetos em todo o espaço criptográfico. Ele também foi cofundador do fundo de hedge de criptografia Virgil Capital e, anteriormente, da Neucode, uma startup de desenvolvimento de software e web.
O COO Michael Burgess foi treinado em finanças e tem experiência na formulação de políticas públicas e estruturas regulatórias para um organismo de acreditação internacional. Outros membros da equipe Ren incluem o CTO Loong Wang, que anteriormente atuou como pesquisador na ANU após sua graduação, e o desenvolvedor Jaz Gulati, que co-fundou a Neucode com Zhang. O projeto Ren atraiu um interesse significativo de investidores institucionais e, até o momento, levantou $ 34 milhões de empresas como Polychain Capital e FBG Capital.
Histórico de preços da critomoeda Ren
Mantendo relativa estabilidade até 2020, a REN aumentou significativamente ao longo da corrida de touros do primeiro semestre de 2021. O token passou de $ 0,327 em 1º de janeiro para $ 1,08 em 1º de abril, representando um forte aumento de cerca de 230% em 3 meses. O token, no entanto, caiu drasticamente com a recente corrida de alta, cerca de 62,71% de seu preço em 1º de abril para seu preço de $ 0,3992 em 21 de junho de 2021.
A criptomoeda Ren está atualmente classificada em 100º por valor de mercado, com cerca de 997 milhões de REN em circulação. O token tem um fornecimento fixo de 1 bilhão, do qual 60,2% foi vendido a investidores e ao público em 2018. Do fornecimento restante, 19,9% foi alocado para um fundo de reserva, 9,9% foi emitido para assessores, fundadores e Ren membros da equipe e 10% foram alocados para desenvolvimento.
Uma vez que todas as taxas de transação na rede são pagas no token cunhado (ou queimado) correspondente, o único objetivo do token REN é para a garantia da Darknode. Como tal, os movimentos de preços da REN refletem mais de perto as tendências gerais do mercado do que o destino da própria rede. Atualmente, 18,3% do fornecimento da REN está encerrado em colateralização Darknode.
Previsão de preço REN 2021
O final do ano passado foi difícil de dizer adeus. Principalmente devido à pandemia, prevalecem as tendências negativas que elevam o preço da REN a 20 cêntimos. Porém, o início de 2021 significou que o preço da REN poderia dar adeus a todas as tendências de preços negativas e pessimistas para o mundo das criptomoedas, especialmente para o mercado da REN, poderia significar o início de uma era de esperanças e promessas carregadas de otimismo.
No mundo das criptomoedas como REN, pode haver uma previsão de milagres, pode haver mágicas no curto prazo também. Cinco anos é muito tempo. Com a vacina pandêmica vindo à tona, de acordo com as previsões dos especialistas, isso pode significar um boom para a REN. Os investidores em criptomoedas sempre planejam o longo prazo, e não o curto prazo. No final de 2021, o preço REN pode ultrapassar o nível de preços de $ 1,4.
Previsão de preço da criptomoeda Ren para os proximos anos
Aqui estão algumas previsões de vários sites. Em primeiro lugar, a previsão de preço REN do WalletInvestor é bastante otimista. O site diz que a REN deve atingir US $ 1,124 em um ano e US $ 2,929 em cinco anos.
A previsão de preço para a criptomoeda Ren para o final de 2021 aponta para US $ 0,9927. acredita-se que o token vai chegar a $ 1,26 em setembro de 2022 e $ 1,50 por ano a partir disso, mas que vai cair para $ 1,46 em setembro de 2024. Previsão de preço Ren para 2025 é de $ 2,29 em setembro, e em setembro de 2026 vai chegar a $ 2,56 . Um ano depois, o preço da Ren está previsto em US $ 2,73, com a Ren atingindo US $ 2,94 em setembro de 2028.
Em Outras previsões acredita-se que o preço da moeda REN atingirá cerca de US $ 0,816 no final de 2021. E cerca de US $ 1,91 em 1º de setembro de 2022 e cerca de US $ 3,43 por ano a partir daí. A mesma data em 2024 deve fazer com que a REN fique em cerca de US $ 5,37, e 12 meses depois deve ser de cerca de US $ 7,73. A previsão do preço das moedas REN para 1º de setembro de 2026 é de cerca de US $ 10,49.
A criptomoeda Ren é um bom investimento?
A criptomoeda REN pode ser uma opção de investimento lucrativa. Preço de Ren igual a 0,335 USD no início deste ano. Com base em nossa previsão da REN, um aumento de preço de longo prazo é esperado; o prognóstico de preços para 2025 é de cerca de US $ 5.
Conclusão
A rede Ren tem crescido em um ritmo forte e experimentou um fluxo constante de integrações em uma variedade de aplicativos DeFi. Em 28 de maio de 2021, a rede relatou que havia sido usada para fornecer mais de $ 5 bilhões de liquidez e gerou mais de $ 8 milhões em taxas sobre mais de 10 blockchains e integrações.
O projeto continua altamente ativo e adicionou novas pontes apenas para MATIC, Fantom ( FTM ) e Avalanche ( AVAX ) no mês passado. À medida que o projeto continua a expandir seu suporte para mais redes, o aumento da adoção deve seguir-se aos aplicativos DEX que buscam acessar a liquidez , percebendo assim a proposta de valor da rede como um dark pool descentralizado .
Mais do que a maioria dos projetos, as fortunas da rede Ren estão em grande parte ligadas aos aplicativos DeFi que ela capacita. Uma queda significativa no volume de DeFi pode prejudicar gravemente os operadores Darknode, o que significa que a rede pode ser testada em breve pela recente corrida de criptografia.
Muitos projetos DeFi ainda procuram soluções de interoperabilidade satisfatórias, o que representa espaço para crescimento e competição. A rede ainda enfrenta um grande desafio de um grande número de outros projetos de interoperabilidade, pois um vencedor claro ainda não se materializou.
Perguntas Frequentes
Onde posso comprar REN?
Agora você pode comprar REN em um bom número de bolsas de criptomoedas, incluindo Binance. Depois de configurar sua conta de negociação em uma das bolsas que negociam REN, você precisará transferir seu BTC ou ETH da Coinbase para essa bolsa específica. Isso é feito por meio de um sistema de carteira.
Você pode apostar REN?
Os detentores de tokens Ren podem apostar na REN e ganhar uma infinidade de ativos em vez do ativo nativo, limitando a pressão de venda dos ganhos de recompensa.
Onde os tokens REN são armazenados?
Ren (REN) está na rede Ethereum (ERC-20), portanto, pode ser armazenado usando qualquer carteira compatível com ETH.
O que pode ser construído com RENVM?
O RENVM serve como um plug-in para finanças descentralizadas e, portanto, qualquer dApp pode incorporar os recursos do RENVM em seus aplicativos e contratos inteligentes existentes. Um cuidado extra foi tomado para garantir que RENVM seja combinável com aplicativos blockchain e DeFi existentes.
A REN oferece anonimato completo para todas as transações?
A REN aprimora a privacidade dos usuários criptografando dados do remetente, quantidade e destinatário em transações de assinatura única publicadas em seu livro-razão de blockchain público, especificamente para transações envolvendo endereços protegidos.
A REN ultrapassará $ 1?
Claro, as estrelas parecem bastante favoráveis para o próximo ano. Ainda que o último ano não tenha sido um período muito motivador do ponto de vista global, o ano em curso deve ser de grandes mudanças no cenário econômico para a maioria dos países e para melhor!
Na verdade, a moeda ultrapassou a marca de $ 1 no mês de fevereiro.
Como faço para armazenar REN na carteira?
As carteiras de criptomoeda que suportam REN incluem My Ether Wallet (MEW – desktop), Atomic Wallet (móvel), Trust Wallet (móvel) e a carteira Exodus (móvel e desktop). As carteiras de criptomoedas de hardware que suportam REN incluem Ledger, Trezor e KeepKey. Como REN é um token ERC-20, ele pode ser armazenado em praticamente qualquer carteira que suporte Ethereum. Como tal, não faltam carteiras de software e carteiras de hardware onde você pode armazenar seus tokens REN.