A adoção da tecnologia Blockchain está crescendo no mundo empresarial, com os setores financeiro, de seguros e bancário na vanguarda desse crescimento. Várias plataformas de blockchain privadas estão atendendo ativamente a esse segmento lucrativo do mercado.
Duas plataformas de blockchain privadas que dominam as indústrias relacionadas a finanças no momento são Corda da R3 e Quorum da ConsenSys. Embora o Corda seja o líder indiscutível de mercado em finanças, seguros e bancos, o Quorum emergiu como um concorrente sério, apoiado por sua funcionalidade baseada em Ethereum.
O que é Quorum?
Quorum é uma plataforma de blockchain privada que foi criada como soft fork da Ethereum (ETH) em 2016 no JP Morgan Chase, uma das maiores organizações financeiras do mundo. Mantendo grande parte da funcionalidade útil do Ethereum, o Quorum adicionou recursos amigáveis à empresa, como privacidade da transação, acesso permitido e maior taxa de transferência da transação.
Quorum é um projeto de código aberto para o qual qualquer desenvolvedor pode contribuir. É baseado em uma das implementações originais do Ethereum – Go Ethereum . No entanto, as empresas podem criar suas próprias redes privadas protegidas no Quorum, um recurso de importância crítica para a maioria das empresas.
Sendo baseado no Ethereum, o Quorum desfruta de muitas das vantagens que vêm com a popularidade e ampla adoção do Ethereum. Por exemplo, a linguagem usada para o desenvolvimento de contrato inteligente no Quorum é Solidity, a linguagem de programação de fato escolhida no Ethereum. Como muitos desenvolvedores de blockchain já estão familiarizados com o Solidity, uma empresa que implementa o Quorum não terá falta de habilidades de programação para acessar.
Outra vantagem de ser baseado no Ethereum é a tokenização . Semelhante a outros blockchains privados, o Quorum permite que as empresas criem seus próprios tokens e moedas. Os tokens e moedas baseados no Quorum são automaticamente compatíveis com os padrões de tokens amplamente usados do Ethereum.
Como funciona o quorum?
A funcionalidade do Quorum imita grande parte da Ethereum, mas com as seguintes adições / melhorias que tornam o Quorum adequado para uso empresarial:
Permissão: os usuários do quorum podem criar redes protegidas baseadas em permissão, nas quais apenas os nós com permissão para participar fazem parte da rede.
Privacidade de dados: embora todos os dados de transações no Ethereum possam ser visualizados publicamente, o Quorum permite que você controle quem pode acessar e visualizar os dados. Os dados podem ser disponibilizados ao público, apenas para os nós participantes na rede privada ou apenas para um subconjunto selecionado dos nós participantes.
Maior velocidade de transação: A maioria dos usuários do Quorum normalmente atinge uma velocidade média de transações mais alta em comparação com o Ethereum, dependendo do mecanismo de consenso escolhido e da complexidade da rede. Enquanto o Ethereum gerencia cerca de 15 transações por segundo, o Quorum é capaz de algumas centenas de transações.
Como o Quorum permite redes privadas, que podem variar muito no número de nós participantes e outras configurações técnicas, e oferece um alto grau de personalização, é difícil saber com precisão uma velocidade de transação típica em todo o Quorum. Muitos casos de uso relataram velocidades de cerca de 200 transações por segundo.
Quem é o dono do Quorum?
O atual proprietário da Quorum, ConsenSys, construiu uma série de aplicativos corporativos na plataforma para ajudar as empresas a integrar rapidamente a tecnologia. Os aplicativos são principalmente voltados para os setores relacionados a finanças, a área em que o Quorum encontrou o uso mais ativo.
Alguns dos aplicativos relevantes para uma variedade de empresas incluem:
Tessera Private Transaction Manager. Este aplicativo foi projetado para facilitar ao máximo a criação e o gerenciamento de transações privadas no Quorum. É open-source e escrito em Java, uma linguagem popular com uma vasta base de desenvolvedores, tornando mais fácil para as empresas personalizar e manter o aplicativo.
Considerando que o principal motivo de muitas empresas para implementar blockchains privados é a privacidade de dados, o Tessera PTM é um aplicativo importante do qual as empresas se beneficiarão ao implementar o Quorum.
Pagamentos Codefi . Este aplicativo torna mais fácil para as empresas criarem sistemas de pagamento digital. As empresas podem emitir seus próprios tokens digitais e criar redes de liquidação B2B interorganizacionais.
Criar um sistema de pagamento digital do zero pode ser uma tarefa de programação complexa. Codefi Payments é uma solução out-of-the-box que pode ser usada para criar tal sistema em minutos.
Fluxo de trabalho do Codefi. O aplicativo Workflow facilita a criação e implantação rápida de uma rede interorganizacional com processos de negócios compartilhados simplificados. Este é um aplicativo útil para empresas que buscam otimizar uma cadeia de suprimentos complexa, por exemplo, no setor de varejo. Outro caso de uso para o aplicativo é a simplificação do processamento de sinistros de seguros complexos.
Codefi Orchestrate. A criação de uma rede blockchain totalmente funcional, especialmente envolvendo várias organizações, pode ser uma tarefa que consome muitos recursos. Uma grande equipe composta por desenvolvedores, arquitetos, gerentes de projeto, gerentes de segurança de blockchain e outros profissionais precisa estar envolvida. Pode levar meses ou anos e ainda estar sujeito a falhas funcionais ou de segurança.
Codefi Orchestrate é um aplicativo que automatiza o desenvolvimento dos principais componentes de rede do blockchain e pode literalmente cortar milhares, senão milhões, do esforço de desenvolvimento. Usando o Orchestrate, as empresas podem configurar rapidamente todos os componentes básicos necessários de um blockchain funcional.
O Quorum tem uma criptomoeda?
Da mesma forma que os outros grandes blockchains privados, o Quorum não tem uma criptomoeda em toda a plataforma. As empresas que criam suas próprias redes com permissão no Quorum podem criar seus próprios tokens ou moedas cripto.
Esses tokens ou moedas são compatíveis com os padrões de tokens da Ethereum. O Quorum suporta a criação de tokens fungíveis ( compatível com ERC20 ) e não fungíveis ( compatível com ERC721 ).
Quorum e JP Morgan Chase
Em 2019, o JP Morgan Chase, então proprietário do Quorum, lançou uma moeda chamada JPM para facilitar as transferências de valor entre empresas que usam o Quorum. JPM é uma moeda estável atrelada ao dólar americano. No entanto, o JPM não está disponível publicamente para compra e só pode ser usado para transferências B2B por empresas que mantêm depósitos em dólares americanos em contas bancárias do JP Morgan.
A promoção do JPM como uma criptomoeda foi fortemente criticada por alguns na comunidade do blockchain devido à sua natureza restritiva. Os críticos argumentam que o JPM, com sua dependência de depósitos em dólares no banco, não atende à definição de criptomoeda.
Quem está por trás do Quorum?
O Quorum foi desenvolvido em 2016 pelo JP Morgan Chase. O gigante bancário promoveu o Quorum como a solução definitiva de blockchain para o setor financeiro.
Quorum e ConsenSys
Em 2020, o JP Morgan Chase vendeu a Quorum para a ConsenSys, uma empresa de tecnologia e investimentos especializada em soluções baseadas em Ethereum. Alegadamente, o JP Morgan fez um “investimento estratégico” na ConsenSys na época do negócio. O tamanho do investimento não foi divulgado publicamente.
O que é ConsenSys?
A ConsenSys está sediada na Suíça e possui escritórios em cerca de 30 países. A empresa foi fundada em 2014 por dois empreendedores de tecnologia – Andrew Keys e Joseph Lubin.
Lubin não é uma pessoa obscura no mundo do blockchain – ele é um dos oito co-fundadores da Ethereum. Lubin ainda está contribuindo para o projeto Ethereum. Na ConsenSys, ele exerce a função de CEO.
O outro cofundador da empresa, Andrew Keys, deixou a ConsenSys em junho de 2019 para liderar uma empresa de investimento em tecnologia DARMA Capital. Antes de sua saída, Keys liderou a função de desenvolvimento de negócios globais na ConsenSys.
A ConsenSys levantou um total de US $ 75 milhões em Venture Capital (VC) em duas rodadas de financiamento. Na primeira rodada, em junho de 2019, um dos maiores conglomerados da Coréia do Sul, o SK Group , investiu US $ 10 milhões na empresa.
Durante a segunda e principal rodada de financiamento, em abril de 2021, a ConsenSys levantou $ 65 milhões de um total de 16 investidores. A equipe de investidores incluiu alguns dos nomes empresariais proeminentes, como JP Morgan Chase, MakerDAO , MasterCard e UBS.
Qual é o futuro do Quorum?
O futuro do Quorum parece bastante promissor. À medida que a tecnologia de blockchain ganha maior uso na esfera empresarial, grandes blockchain privados, como o Quorum, só se beneficiam.
O projeto é apoiado por algumas empresas muito importantes que atuam tanto como investidores no Quorum quanto como clientes dele. As principais empresas que adotaram o Quorum incluem Microsoft, HSBC, ING Group, LVMH, Novartis, para citar alguns.
Desafios para o crescimento do Quorum
O único problema que pode afetar negativamente o crescimento do Quorum na área empresarial é a presença de seu feroz concorrente Corda, do R3. Tanto a Quorum quanto a Corda se especializaram nos setores financeiros. Até agora, a Corda manteve a liderança sobre a Quorum nesses setores, e sua posição dominante no mercado a ajuda a controlar alguns dos clientes mais lucrativos do setor.
No entanto, como o mercado global de blockchain corporativo está crescendo com confiança, é improvável que a Quorum perca oportunidades de crescimento, com ou sem a presença da Corda.
Conclusão
O Quorum oferece às empresas um blockchain privado de alto desempenho que empresta alguns dos melhores recursos de seu blockchain pai, o Ethereum. Isso inclui os padrões de segurança, compatibilidade de código e tokens comuns da Ethereum.
Uma das principais vantagens do Quorum é o conjunto de aplicativos corporativos que tornam as tarefas de desenvolvimento de blockchain complexas muito fáceis. Criar sistemas de pagamento, configurar a privacidade da transação ou criar uma rede inteira de blockchain não são mais processos caros e demorados ao usar o conjunto de aplicativos corporativos do Quorum.
Como os setores relacionados a finanças e outros estão adotando cada vez mais soluções de blockchain empresariais, espere que o Quorum seja um convidado frequente nas manchetes de notícias do setor.