QuickSwap é um fork do Uniswap que visa melhorar as deficiências das Exchangers descentralizadas atuais (DEXs) e dos market makers automatizados (AMMs) . A experiência do usuário é quase idêntica ao Uniswap. No entanto, a diferença é que o Uniswap é implantado no blockchain Ethereum , enquanto o QuickSwap é construído na rede Polygon.
O que é uma corretora Descentralizada, ou DEX?
Se você utiliza a Uniswap, a DEX mais utilizada da Ethereum, provavelmente já esta familiarizado com o mecanismo de uma corretora descentralizada. Basicamente, em uma DEX você sempre irá negociar criptomoedas em pares, sem que em nenhum momento haja interação com dinheiro fiat. Todas as transações em uma DEX, portanto, não tem interferência de um ente centralizador com algum grau de controle e ingerência sobre as contas e os fundos dos usuários, como ocorre em corretoras tradicionais.
As criptomoedas disponíveis para as transações são obtidas através de pools de liquidez, compostos por usuários da plataforma que estejam dispostos a deixar parte das suas criptomoedas paradas na rede em troca de remuneração.
O que é QuickSwap (QUICK) token, um protocolo da camada 2 no polígono?
Ethereum foi a primeira plataforma a possibilitar a criação de aplicativos descentralizados (dApps) e contratos inteligentes . Isso fez com que o Ethereum desfrutasse de um grande fluxo de protocolos e projetos a serem construídos em cima dele. Ao mesmo tempo, esse influxo também tornou a rede, às vezes, muito congestionada. Isso resultou em atrasos nas transações e tornou a plataforma cara para a implantação de dApps e contratos inteligentes.
Como a maioria das trocas descentralizadas facilita o comércio de tokens com base em ERC, mesmo as pequenas transações consumiam muito tempo e eram caras. Os AMMs baseados em Ethereum, por outro lado, usam os fundos do provedor de liquidez para facilitar os token swaps, que também estão sujeitos a taxas exorbitantes.
Para combater os problemas que envolvem a escalabilidade da rede Ethereum e as taxas de TPS, várias soluções de camada 2 surgiram nos últimos anos. Um deles é o Polygon, que usa um algoritmo de consenso de prova de aposta (PoS) para finalizar transações na rede principal Ethereum. Com o PoS, o Polygon conseguiu atingir mais de 65.000 transações por bloco e custa apenas alguns centavos. Além disso, os dApps construídos no Polygon são compatíveis com a rede blockchain Ethereum.
QuickSwap também é um dApp implantado no Polygon e é capaz de facilitar a troca de tokens baseada em Ethereum. Ele permite que os usuários negociem qualquer token ERC-20 e listem qualquer um desses tokens no QuickSwap para oferecer liquidez a pools de liquidez.
O que é um formador de mercado automatizado (AMM)?
Agora que abordamos a questão “o que é QuickSwap?” – é hora de olhar para os criadores de mercado automatizados. Os formadores de mercado automatizados (AMMs) facilitam a negociação peer-to-peer sem permissão usando pools de liquidez em vez de carteiras de pedidos. Em vez de comprar cripto de uma Exchanger centralizada , os AMMs usam fundos de provedores de liquidez para facilitar as trocas de token. Em vez de uma Exchanger centralizada mantendo a custódia de seus ativos e recebendo uma parte de cada transação que você fizer, uma Exchanger descentralizada (DEX), ou AMM, geralmente requer uma carteira de autocustódia, como a MetaMask. Os swaps de token estão sujeitos a uma taxa de provedor de liquidez (LP) e taxas de rede. No entanto, fornecer liquidez para AMMs é uma ótima maneira de obter uma receita passiva com finanças descentralizadas (DeFi)!
O modelo de formador de mercado automatizado (AMM) tornou-se cada vez mais popular desde a introdução do Uniswap. Desde então, uma variedade de AMMs surgiu seguindo o caminho do Uniswap, como PancakeSwap e SushiSwap. Este parece ser o método preferido de negociação para o usuário moderno de DeFi. De acordo com o DeFi Pulse , no momento em que este artigo foi escrito, US $ 23,97 bilhões estavam bloqueados em Exchangers descentralizadas (DEXs) e criadores de mercado automatizados (AMMs) no Ethereum. Além disso, o Uniswap ultrapassou a maior Exchanger centralizada, a Coinbase , em termos de volume de negócios em várias ocasiões.
Isso mostra que o modelo AMM é uma alternativa atraente para as trocas centralizadas. No entanto, as taxas de gás no Ethereum podem se tornar problemáticas ao usar AMMs se o congestionamento da rede for muito alto. Isso fez com que surgissem várias alternativas ao Uniswap, criadas em outras cadeias de blocos, como Binance Smart Chain (BSC).
O que é QUICK: Token Nativo QuickSwap
QUICK é o token de governança QuickSwap. A plataforma tem como objetivo fornecer aos membros da comunidade sua própria moeda virtual como uma alternativa de pagamento instantâneo confiável e segura às moedas fiduciárias para realizar transações. É um token ERC-20 que é interoperável com outros tokens baseados em Ethereum e pode ser comprado por meio da plataforma QuickSwap com ETH ou outros tokens, ou pode ser recompensado a LPs por fornecer liquidez.
Atualmente, a plataforma recompensa os LPs com uma taxa de transação de 0,3%. Essa taxa é dividida entre os LPs e o pool de liquidez do QuickSwap, Dragon’s Lair.
Como o QuickSwap é implantado no Polygon, que usa um modelo PoS para chegar a um consenso, os detentores de tokens QUICK podem apostar seus tokens por um período específico para gerar rendimento. Além disso, os detentores de Quick podem usar seus tokens para votar em alterações ou para fazer modificações em várias propostas relacionadas à troca QuickSwap.
A criptomoeda QuickSwap é um bom investimento?
Benefícios QuickSwap
Taxas de gás quase zero: embora as taxas de gás do Ethereum não sejam tão altas quanto eram há dois meses, os usuários ainda as consideram caras. Além disso, até que a transição da Ethereum para o PoS seja concluída, a rede continuará a enfrentar problemas de baixa escalabilidade e transações caras. Como o QuickSwap é baseado na rede Polygon, ele permite que os usuários armazenem, transfiram e usem tokens Ethereum a um custo quase zero.
Alta escalabilidade: a maioria das redes blockchain, incluindo Ethereum, ainda não está pronta para adoção em massa porque não pode ser escalada para suportar um grande número de transações e usuários em momentos específicos. O QuickSwap usa a rede Polygon, que resolve esses problemas e alcança escalabilidade ao tirar a carga do blockchain do Ethereum mainnet. Ele incorpora uma tecnologia de Plasma embutida para processar transações fora da cadeia antes de enviá-las para a rede Ethereum, oferecendo assim alto rendimento para os usuários QuickSwap.
Substituto com custo eficaz para a agricultura produtiva: A agricultura produtiva se refere à obtenção de rendimento (ou juros) para empréstimos e empréstimos , e a agricultura produtiva baseada em Ethereum tem seus atributos desagradáveis, como taxas de gás. No entanto, as transações no QuickSwap na rede Polygon custam apenas uma fração do custo. É por isso que o QuickSwap é uma solução de camada 2 atraente e econômica para obter rendimento em investimentos em criptomoedas . Além disso, isso aumenta ainda mais seu caso de uso DeFi para aqueles que não querem pagar altas taxas por transações relativamente pequenas.
Conclusão
Comparado a outros DEXs ou AMMs baseados em Ethereum, o QuickSwap baseado em polígono facilita as trocas de token a uma taxa muito mais rápida e custo acessível. Devido à sua alta escalabilidade e capacidade de facilitar transações econômicas, a plataforma se tornou uma fonte de referência para usuários que procuram negociar tokens baseados em ERC sem passar por intermediários. Apesar de ter apenas alguns meses de existência, o valor total bloqueado (TVL) do QuickSwap está perto de US $ 1 bilhão , o que prova que a comunidade criptográfica aceita e adota plataformas administradas pela comunidade, acessíveis e escalonáveis que também permitem que os usuários obtenham um alto rendimento em seus acervos .
Embora a plataforma tenha alcançado muito em um curto espaço de tempo, ela opera em um espaço muito competitivo. Conforme ele evolui e cresce em popularidade, ele atrairá vários usuários em todo o mundo, e somente até então o QuickSwap será colocado à prova se pode lidar com grandes quantidades de transações ou não.