A Quant Network foi lançada em 2018 com o objetivo de conectar blockchains e outras redes existentes em todo o mundo. O token Quant (QNT) da Quant Network é negociado a $ 80,15 por token com um fornecimento circulante de 12 milhões de QNT, para uma capitalização de mercado total de $ 969 milhões.
O que é o token Quant Network?
Blockchains diferentes têm funções diferentes e não existe uma solução única para todos. A maioria dos blockchains também tem ecossistemas diferentes que tratam de problemas diferentes.
Quant Network foi criada para combater isso e facilitar a interoperabilidade entre blockchains. Ele usa seu Overledger OS, um sistema operacional que permite que os aplicativos funcionem em diferentes blocos de blocos, o que permite uma comunicação contínua entre várias redes.
A Distributed Ledger Technology (DLT) é usada em quase todos os setores hoje por diferentes razões, mas por ser uma tecnologia complicada que não se integra a diferentes gerações de sistemas, ela não pode atingir seu potencial total.
A criptomoeda Quant Network é uma plataforma simples e segura que torna a interoperabilidade conveniente ao conectar qualquer rede a qualquer DLT no mundo. No entanto, é um projeto de código fechado que requer uma licença para ser usado.
No momento, a plataforma Quant suporta Bitcoin , Ethereum , Ripple , Stellar , EOS, IOTA , Constellation, blockchain Quorum do JP Morgan e blockchain Hyperledger Fabric.
O Overledger OS não conecta apenas blockchains, mas muitos tipos de DLT, banco de dados, sistema CRM e muito mais. Não requer nenhum blockchain adicional, e é isso que torna o processo suave e perfeito.
Essas redes são conectadas por meio de uma única API, o que significa que os desenvolvedores podem ter acesso a esses DLTs em um período de tempo muito curto. Isso ocorre porque a infraestrutura necessária para executá-los já existe.
A criptomoeda Quant Network também permite que as pessoas criem contratos inteligentes em blockchains que nem mesmo os suportam (como Bitcoin). As pessoas também podem usar o Quant para criar aplicativos de várias cadeias, também conhecidos como mApps. Esses mApps podem ser executados em várias cadeias simultaneamente porque exigem recursos diferentes de redes diferentes.
Para acessar o Overledger OS, usuários e desenvolvedores precisam comprar o token Quant nativo (QNT). Quant também é usado para criptografar e assinar transações e transferir ativos digitais entre diferentes cadeias.
Como funciona a criptomoeda Quant Network?
Os detalhes de como funciona a Quant Network não foram divulgados ao público. Isso ocorre porque não é um projeto de código aberto. O que sabemos é que não é um blockchain. A Quant Network é um ecossistema que contém os seguintes elementos:
- Overledger OS
- Aplicativos multicadeia (mApps)
- The Overledger Network
- The Overledger Network Marketplace
- O Tesouro
- O token QNT
O Overledger OS é o coração do ecossistema. É um sistema operacional blockchain interoperável que permite que seus usuários acessem várias cadeias simultaneamente. É “hiper-descentralizado”, o que significa que executa e armazena dados em vários blocos de blocos em vez de apenas um.
Não está claro como exatamente o Overledger OS funciona, mas é baseado na tecnologia Kubernetes de código aberto do Google. Essa tecnologia permite que um aplicativo ofereça suporte a um grande número de usuários sem travar, corrigindo automaticamente qualquer erro encontrado.
Os usuários têm que pagar uma taxa anual de licenciamento. A compra desta licença permite que os usuários criem mApps no sistema operacional. Eles são diferentes dos dApps , que são construídos em um único blockchain (principalmente Ethereum).
Um mApp é composto de Contratos de Tratado , programas que executam vários contratos inteligentes em diferentes blockchains. A rapidez com que esses mApps são executados depende de qual blockchain foi usado para criá-los. Por exemplo, um mApp construído no Ethereum seria capaz de executar apenas 15 transações por segundo, enquanto um mApp criado no Solana seria capaz de executar 65.000 transações por segundo.
Diferentes recursos de diferentes blockchains podem ser usados para executar esses mApps. Por exemplo, você pode usar Solana por sua velocidade e Bitcoin por seus recursos de privacidade.
O Overledger Network Marketplace permite que as pessoas comprem e vendam mApps e seus dados. As transações neste mercado são executadas por meio do Tesouro , contratos inteligentes criados no Ethereum. O Tesouro cobra uma pequena taxa que vai para a Quant Network.
As empresas usam o Tesouro para pagar in fiat por licenças que são então usadas para comprar tokens QNT. Esses tokens ficam bloqueados no Tesouro durante a licença.
Finalmente, a moeda QNT é um token ERC-20 que é usado para acessar a plataforma Overledger no ecossistema Quant Network.
Quem está por trás da criptomoeda Quant Network?
A empresa Quant Network foi fundada por Gilbert Verdian em 2015. Ele teve a ideia de um sistema que permite a interoperabilidade entre vários blockchains ao trabalhar no setor de saúde. Antes de fundar a empresa, Verdian ocupou cargos de prestígio em empresas como BP Oil, Price Waterhouse Coopers e Ernst & Young.
Em 2015, Verdian fundou o Blockchain ISO Standard TC307 , que agora está sendo usado por 57 países para o desenvolvimento de blockchain. O padrão ISO TC307 tornará possível a interoperabilidade entre diferentes cadeias de blocos e permitirá que as redes de cadeias de blocos funcionem dentro de sistemas existentes e redes que estão em uso hoje.
Verdian acredita que a interoperabilidade dará início a uma nova era de inovação e produtividade. Por exemplo, a conformidade com KYC não seria mais necessária se houvesse bancos de dados compartilhados que já contivessem todas as informações.
“Um bom exemplo”, diz Verdian, “é o reconhecimento da identidade de uma pessoa por uma entidade em uma blockchain que será reconhecida e compreendida por todas as outras blockchain e todas as entidades conectadas a elas”.
A visão de Verdian de blockchains interconectados pode parecer um pouco ambiciosa, considerando que seu próprio site diz que a interoperabilidade de blockchain era considerada irrelevante , e acreditava-se que um único blockchain assumiria o mercado, em vez disso. Apesar disso, Verdian percebeu o quão importante a interoperabilidade se tornaria para a adoção em massa acontecer , e ele tem estado na vanguarda do problema desde então. Verdian acredita que a Quant Network é um projeto único, razão pela qual a maior parte da tecnologia que ela usa é patenteada.
Histórico de preços do token QNT
No início de 2021, o preço do QNT estava em torno de US $ 37,15. Ele atingiu seu maior recorde de $ 94,46 no final de junho de 2021. Depois de apenas alguns dias, o preço caiu para $ 68,68 e, uma semana depois, voltou a subir para $ 80,15. A queda desde seu ponto mais alto pode ser atribuída ao FUD causado pela proibição da mineração de bitcoin na China.
Apesar disso, entretanto, parece estar bastante estável considerando que a maioria das outras altcoins no mercado não está indo muito bem.
Atualmente, a classificação da CoinMarketCap da QNT é a 75ª e tem uma capitalização de mercado de $ 970 milhões, com um fornecimento circulante de 12 milhões de QNT.
O QNT provavelmente verá um aumento em seu preço, porque o que a Quant Network está fazendo é único e inovador, e irá encorajar a adoção em massa da tecnologia blockchain.
Qual é o futuro da criptomoeda Quant Network?
O objetivo da Quant Network é criar um ecossistema que conecte todos os blockchains e DLTs, tornando mais fácil a transferência de dados e aplicativos de uma rede para outra. A equipe Quant não quer se restringir apenas à criptografia – ela também planeja introduzir sua tecnologia em outros setores, como saúde, cadeia de suprimentos e serviços financeiros.
Verdian quer que Quant seja a Microsoft ou a Apple da blockchain. Ele quer usar suas conexões nos setores público e privado para apresentar o Overledger OS como a solução de interoperabilidade para governos e bancos centrais.
Verdian é claramente ambicioso e tem grandes planos para Quant. Ele tem pressionado as empresas a adotar a tecnologia blockchain desde que ouviu falar dela pela primeira vez em 2009.
O ICO da Quant Network foi realizado em 2018, mas só conseguiu levantar $ 11 milhões, vendendo apenas 10 milhões de tokens, apesar de um limite rígido de $ 40 milhões. Isso causou alguns problemas no início, pois a equipe não foi capaz de atingir a maioria de seus marcos.
Em julho de 2020, no entanto, eles receberam uma quantia não divulgada de financiamento da Alpha Sigma Capital , que os ajudou a atingir as metas que haviam delineado em seu roteiro.
Quant Network não tem muita concorrência no momento, o que pode tornar mais fácil para eles se tornarem o player dominante oferecendo uma solução para o problema de interoperabilidade, mas também significa que o que eles se propuseram a fazer pode não ser tão fácil como parece.
Atualmente, o QNT não está listado na maioria das principais bolsas, o que faz com que se pergunte quais são os planos da Quant Network para ele. O que acontecerá com o QNT quando o Overledger OS for mainstream? Isso é algo que só o tempo dirá.
Conclusão
Gilbert Verdian, o fundador da Quant, é apaixonado por este projeto e tem sido um defensor da tecnologia de blockchain por muitos anos. A questão da interoperabilidade existe há muito tempo em quase todos os setores.
A Quant Network está trabalhando com governos, bancos centrais e várias outras organizações para revolucionar a maneira como tudo funciona. Quant Network não é um blockchain, mas sim um ecossistema que visa conectar blockchains a todas as outras redes existentes.
A Quant Network está resolvendo um problema que certamente levará à adoção em massa do blockchain e mudará a forma como os dados são registrados.