Com o número de blockchains aumentando no espaço cripto, o compartilhamento de dados e tokens entre diferentes redes tem sido um desafio. Alguns projetos estão enfrentando esse problema construindo pontes entre redes para facilitar a transferência de ativos.
A Polygon Bridge foi projetada para aumentar a interoperabilidade entre as blockchains Polygon e Ethereum. Com uma carteira de criptomoedas compatível, os usuários podem facilmente transferir tokens para frente e para trás.
O que é o Polygon Bridge
Polygon é uma estrutura para criar redes blockchain compatíveis com Ethereum e soluções de dimensionamento. Ele visa enriquecer o ecossistema Ethereum, fornecendo ferramentas para criar aplicativos descentralizados escaláveis ( DApps ) e aumentar o rendimento das transações do Ethereum com taxas mais baixas. Algumas plataformas populares de Finanças Descentralizadas ( DeFi ) já foram implantadas no Polygon, como Aave, Curve e SushiSwap.
Para interagir com DApps e ferramentas no Polygon, você precisa transferir seus ativos para a rede Polygon. É aqui que entra a Polygon Bridge. A Polygon Bridge é um canal de transação cross-chain sem confiança entre Polygon e Ethereum. Ele permite que os usuários transfiram tokens ERC e tokens não fungíveis (NFTs) para a cadeia lateral Polygon, tudo por meio do uso de contratos inteligentes.
Como funciona a Polygon Bridge?
A Polygon Bridge usa uma arquitetura de consenso duplo para otimizar a velocidade e a descentralização. Ele também suporta transições de estado arbitrárias em sidechains, que são compatíveis com a Ethereum Virtual Machine (EVM). As transferências de token entre cadeias podem ser alcançadas instantaneamente sem riscos de terceiros ou limitações de liquidez do mercado.
Ao fazer a ponte de tokens pela Polygon Bridge, não haverá alterações no suprimento circulante do token. Os tokens que saem da rede Ethereum são bloqueados e o mesmo número de tokens será cunhado na rede Polygon como tokens atrelados em uma base de 1:1. Ao fazer a ponte dos tokens de volta ao Ethereum, os tokens atrelados no Polygon serão queimados e os do Ethereum serão desbloqueados durante o processo.
Existem dois tipos de ponte no Polygon para transferência de ativos, a Ponte Proof of Stake (PoS) e a Ponte Plasma. A PoS Bridge, como o nome sugere, adota o algoritmo de consenso Proof of Stake (PoS) para proteger sua rede. Os depósitos na Ponte PoS são concluídos quase instantaneamente, mas as retiradas podem demorar um pouco para serem confirmadas. A PoS Bridge suporta a transferência de ether (ETH) e a maioria dos tokens ERC.
Por outro lado, a Plasma Bridge suporta a transferência do token MATIC nativo da Polygon e certos tokens Ethereum (ETH, ERC-20 e ERC-721). Ele usa a solução de dimensionamento Ethereum Plasma para oferecer maior segurança. Consulte a documentação oficial para obter mais detalhes técnicos.
Como fazer a ponte de tokens do Ethereum para o Polygon através da PoS Bridge?
Para conectar tokens do Ethereum ao Polygon, você precisa de uma carteira de criptomoedas compatível , como MetaMask. Se você não tiver uma carteira MetaMask, siga as etapas deste tutorial para criar uma. Você também precisará baixar e instalar a extensão do
Faça login na Polygon Web Wallet clicando em Polygon Bridge.
Em seguida, você precisa conectar sua carteira de criptomoedas. Neste exemplo, usaremos o Metamask.
Você será solicitado a assinar uma mensagem para conectar sua carteira MetaMask à sua carteira Polygon. Esta assinatura não custará nenhuma taxa. Verifique o URL para certificar-se de que você está no site correto e clique em Assinar para continuar.
Você deve ser redirecionado para a interface do Polygon Bridge. Caso contrário, clique em [Bridge] na barra de menu à esquerda.
Para enviar seus tokens da rede principal Ethereum para o Polygon, vá para a guia [Deposit]. Clique no nome do token para escolher o token para fazer a ponte. Neste exemplo, usaremos éter (ETH). Insira o valor e clique em [Transferir].
Leia as notas importantes e clique em [Continuar] quando estiver pronto.
Você também verá a taxa de gás estimada para esta transação. Se estiver de acordo com os custos do gás, clique em [Continuar] para prosseguir.
Revise os detalhes de sua transação, incluindo o valor do token e a taxa de transação estimada, antes de clicar em [Continuar].
Observe que a ponte PoS é protegida por validadores. Se você decidir transferir fundos de volta para a rede Ethereum, pode levar até 3 horas.
Você será solicitado a assinar e aprovar a transferência em sua carteira MetaMask. Verifique se os detalhes estão corretos e clique em [Confirmar].
Uma vez confirmado, espere os tokens chegarem na sua carteira Polygon. Você pode clicar em [View on Etherscan] para verificar o status da transação.
Como fazer a ponte de tokens do Polygon para o Ethereum através da PoS Bridge?
Você também pode usar o Polygon Bridge para transferir tokens do Polygon para o Ethereum. Da mesma forma, você precisará de uma carteira de criptografia compatível, como MetaMask.
Como mencionado, existem duas pontes na rede Polygon: a Plasma Bridge e a PoS Bridge. O tempo de retirada varia dependendo de qual Polygon Bridge você está usando. A retirada da PoS Bridge geralmente leva de 45 minutos a 3 horas, enquanto a Plasma Bridge pode levar até 7 dias.
Vamos ver como transferir do Polygon para o Ethereum através da PoS Bridge.
Clique em [Retirada] na interface [Ponte]. Escolha os tokens que deseja transferir para a rede Ethereum.
Você provavelmente notará que há um botão [SWITCH BRIDGE] ao lado de [Transfer Mode]. A plataforma selecionará automaticamente a ponte compatível para sua transferência com base no token que você escolher.
A Ponte PoS é recomendada para transferir tokens do Polygon para o Ethereum. Ele suporta a transferência de Ether (ETH) e outros tokens Ethereum, incluindo ERC-20, ERC-721, ERC-1155 e muito mais.
Após selecionar o token, insira o valor que deseja enviar e clique em [Transferir].
Leia as notas importantes e clique em [Continuar] quando estiver pronto.
Você também verá o pop-up [Visão geral da transferência] com a taxa de gás estimada para esta transação. Se estiver de acordo com os custos do gás, clique em [Continuar] para prosseguir.
Você pode revisar os detalhes de sua transação, incluindo o valor do token, a ponte que está usando e a taxa de gás estimada antes de clicar em [Continuar].
Você precisa assinar e aprovar a transferência em sua carteira MetaMask. Verifique se os detalhes estão corretos e clique em [Confirmar].
Uma vez confirmado, espere os tokens chegarem na sua carteira Polygon. Você pode clicar em [View on Etherscan] para verificar o status da transação.
Em seguida, você verá o progresso da transferência. Sua retirada será iniciada na rede e os validadores de PoS verificarão sua transação. Pode levar até 3 horas para ser concluído, mas você não precisa fazer nada.
Assim que sua transação for validada, você precisa reivindicar os tokens para sua carteira MetaMask. Clique em [Continuar] e você poderá ver os ativos quando a retirada for concluída.
Como fazer a ponte de tokens do Polygon para o Ethereum através da Plasma Bridge?
Se você deseja transferir MATIC ou outros tokens Polygon para o Ethereum, você pode fazê-lo através da Plasma Bridge. Observe que a Plasma Bridge suporta apenas a transferência de tokens ERC-20 e ERC-721, que incluem ETH e MATIC.
Neste exemplo, transferiremos tokens MATIC do Polygon para o Ethereum usando o MetaMask. Por padrão, a carteira MetaMask está conectada apenas à rede principal Ethereum . Você precisa adicionar a rede Polygon à sua carteira antes de poder visualizar seu MATIC e iniciar o processo.
Adicionando Polígono ao MetaMask
Existem dois métodos para adicionar a rede Polygon à sua carteira MetaMask. O método padrão é adicioná-lo manualmente (consulte Como adicionar polígono ao MetaMask ). No entanto, você também pode usar a interface Polygon Wallet para adicionar rapidamente o Polygon à lista de rede do seu MetaMask.
Para fazer isso, clique no botão [Switch to Polygon] na parte superior. Certifique-se de que você já conectou sua carteira MetaMask.
Você verá um pop-up de sua extensão MetaMask com os detalhes da rede Polygon. Clique em [Aprovar].
Feito. A rede Polygon foi adicionada ao seu MetaMask. Agora, você precisa mudar sua MetaMask da Ethereum Mainnet para a rede Polygon. Você pode fazer isso clicando em [Alternar rede].
Agora você pode ver MATIC em sua carteira MetaMask.
Ponte MATIC para Ethereum usando MetaMask
Vá para a interface [Bridge] e clique em [Retirada]. Escolha [Matic Token] na lista de tokens, insira o valor e clique em [Transferir].
O sistema selecionará automaticamente [Plasma Bridge] para o modo de transferência.
Leia as notas importantes e clique em [Continuar] quando estiver pronto.
Você também verá a taxa de gás estimada para esta transação. Se estiver de acordo com os custos do gás, clique em [Continuar] para prosseguir.
Revise os detalhes de sua transação antes de clicar em [Continuar].
Um pop-up MetaMask aparecerá para você confirmar a transação. Clique em [Confirmar] e você verá a transferência em andamento.
Você precisa confirmar manualmente três transações para uma transferência do Plasma Bridge. A primeira é iniciar sua retirada da carteira Polygon, que pode levar até 3 horas.
Uma vez que o checkpoint chega, significa que sua transação é validada no blockchain Ethereum. Você precisa confirmar uma segunda transação para iniciar o período de desafio. Esta é uma medida para oferecer maior segurança nas transações de saque.
Após o período de desafio, tudo o que você precisa fazer é clicar em [Continuar] para enviar os tokens MATIC para sua carteira MetaMask.
Conclusão
A interoperabilidade da Polygon Bridge permite que os usuários transfiram seus ativos entre as blockchains Ethereum e Polygon. O Polygon Bridge oferece uma alternativa para usuários que desejam experimentar diferentes plataformas DeFi e DApps disponíveis na rede Polygon.