Polygon é um protocolo de camada 2 projetado para dimensionar a velocidade do Ethereum e reduzir os custos enquanto estabelece uma estrutura para vincular blockchains compatíveis com Ethereum.
O que é Polygon (MATIC) Token?
https://www.youtube.com/watch?v=PKw0RTT1Hp4&t=49s
Polygon é uma solução de escalonamento Layer-2 criada para ajudar a trazer a adoção em massa para a plataforma Ethereum . Ele atende às diversas necessidades dos desenvolvedores, fornecendo ferramentas para criar aplicativos descentralizados escalonáveis (dApps) que priorizam o desempenho, a experiência do usuário (UX) e a segurança.
O Polygon consegue isso em grande parte devido à arquitetura técnica subjacente de sua Cadeia de Commit Proof-of-Stake (PoS) e sua solução de escalonamento L2 de Plasma Mais Viável (MoreVP). O blockchain PoS da Polygon serve como uma Cadeia de Compromisso para o Ethereum mainchain, atraindo mais de 80 Ethereum dApps para sua plataforma que transacionam sem instâncias de congestionamento de rede comum ao Ethereum e outros blockchains de Prova de Trabalho (PoW).
Como funciona Polygon?
O polígono funciona principalmente por meio de cadeias de Commit, que são redes de transação que operam adjacentes a uma cadeia de blocos principal – neste caso, Ethereum. As cadeias Commit agrupam lotes de transações e as confirmam em massa antes de retornar os dados para a cadeia principal. Teoricamente, o Polygon acabará tendo milhares de cadeias escalando juntas para aumentar o rendimento, com o potencial de um dia gerar milhões de transações por segundo (TPS) quando anexado a um mainchain como o Ethereum. Atualmente, o Polygon usa apenas a conectividade da Cadeia de confirmação para melhorar os tempos de transação, mas eventualmente usará outros mecanismos de escalonamento da camada 2, como rollups otimistas .
Embora totalmente focado no Ethereum no momento, a Polygon planeja desenvolver sua oferta de produto com foco em escalabilidade para oferecer suporte a outras cadeias de blocos e fornecer interoperabilidade entre cadeias diferentes entre diferentes protocolos.
Matic Token e Matic Wallet
O token Matic (MATIC) é o token nativo do Polygon e tem vários usos distintos, um deles sendo para alimentar o protocolo por meio de um mecanismo baseado em gás usado para pagar taxas de rede acumuladas a partir do poder computacional que a rede exerce para transferir dados. Esse mecanismo também permite que desenvolvedores de software e contribuidores de ecossistema criem dApps no Polygon, pagando tokens MATIC para usar a plataforma e sua estrutura de desenvolvimento.
MATIC pode ser armazenado na Carteira Matic, dando instantaneamente aos titulares a opção de apostar seus tokens e gerenciar seus próprios investimentos diretamente. A Carteira Matic foi projetada usando a tecnologia MoreVP da Polygon como uma solução fácil de usar para que os detentores de tokens MATIC gerenciem de forma segura e simples suas finanças cripto. A carteira foi construída para ser ultrarrápida e se integrar ao WalletConnect para garantir a segurança das chaves privadas de um usuário e para fornecer acesso a outros recursos do Polygon. A carteira também permite que os usuários se conectem com vários dApps, ponham seus tokens MATIC e mantenham outros tokens ERC-20.
No futuro, o Polygon espera se expandir além do Ethereum e ser usado para outros blockchains que estão criando seus próprios ecossistemas de finanças descentralizadas (DeFi). Para permitir a adoção em massa do DeFi, a nova infraestrutura de blockchain deve ser construída de maneira descentralizada, imutável e sem confiança , com alta escalabilidade e capacidade de entregar transações rápidas e baratas – um desafio que o Polygon espera enfrentar.
Usos do mundo real da Polygon Crypto Network
Pagamentos: A plataforma cripto Polygon foi projetada para permitir que os dApps acelerem os pagamentos, permitindo a liquidação quase instantânea do pagamento por meio da integração de interface de programação de aplicativos (API) especializada e kit de desenvolvimento de software (SDK). Esse processo permite que dApps, comerciantes e usuários aceitem ou paguem instantaneamente em qualquer tipo de criptomoeda – embora geralmente em tokens ERC-20 ou ETH. Este sistema está sendo implementado em três fases distintas:
- Ethereum (ETH) e pagamentos de token ERC-20
- Transferências de tokens de múltiplos ativos entre cadeias e pagamentos utilizando permutas atômicas em parceria com provedores de liquidez
- Sistema de pagamento baseado em Fiat que emprega provedores de liquidez fiat
Plataforma de empréstimo: a Polygon está construindo um mecanismo para permitir que os comerciantes analisem as classificações de crédito dos usuários que se inscreveram para usar a plataforma, avaliando seu histórico de transações. Esta funcionalidade é realizada em parceria com o Protocolo Dharma. O protocolo de empréstimo líder Aave tem mais de $ 1 bilhão de liquidez bloqueado em seus mercados de polígonos com mais de 8.000 usuários.
Jogos: a solução de escalonamento de cadeia lateral Layer-2 da Polygon torna os jogos baseados em blockchain mais rápidos e com melhor desempenho. Os jogos Blockchain ficam atrás dos sistemas tradicionais de jogos de console e PC devido à baixa velocidade de transação e alta latência da rede. Com a tecnologia de escalonamento Commit Chain da Polygon e a rede Ethereum trabalhando juntos, os desenvolvedores e jogadores serão capazes de construir e jogar jogos de forma mais eficaz. A capacidade do Polygon de ajudar a expandir a indústria de jogos de blockchain não poderia vir em melhor hora, já que tokens não fungíveis(NFTs) e os mercados de NFT estão impulsionando a popularidade da indústria de blockchain e criptografia em geral – com muitos jogadores comprando, vendendo e negociando diferentes tipos de NFTs no jogo. Top Gaming e NFT Dapps como Aavegotchi, Neon District, Zed Run e Cometh escalaram suas experiências de usuário com o Polygon.
Outros casos de uso:
o Polygon também foi desenvolvido para muitos outros casos de uso, como ajudar a perceber os tempos de liquidação rápidos necessários para permitir trocas descentralizadas (DEXs) para oferecer aos usuários negociações mais rápidas e mais baratas. Quickswap, Dfyn e ComethSwap são alguns dos DEXs Polygon que estão testemunhando altos volumes e atividades do usuário. Protocolos como Curve e mStable também garantiram trocas de stablecoin de baixo custo e baixo deslizamento. Além disso, a solução de escala de plasma da Polygon é capaz de agilizar as trocas atômicas de cadeia cruzada de ativos tokenizados e não tokenizados. A maioria dos dApps precisa de uma maneira de assinar transações sem enviar chaves privadas devido a questões de privacidade do usuário. Por causa de seus aprimoramentos de escalabilidade, o Polygon ajuda a habilitar uma estrutura de identidade aberta para design e uso de dApp.
Polígono está expandindo as capacidades de Matic
Originalmente conhecido como Matic Network e lançado em 2017, o objetivo principal do Polygon sempre foi construir a arquitetura de escalonamento Ethereum. Operando por vários anos como a Rede Matic, ela conseguiu isso com sua cadeia de PoS e solução de dimensionamento de cadeia lateral de plasma. Sua transição oficial para o Polygon – anunciada em fevereiro de 2021 – mantém a mesma missão, mas com um escopo recém-expandido e um conjunto de ambições tecnológicas dentro do ecossistema Ethereum.
Polygon difere de seu antecessor porque sua abordagem agora é multifacetada. O Polygon busca transformar o Ethereum em um verdadeiro ecossistema de múltiplas cadeias que se beneficia de todos os tipos de escalabilidade da Camada 2, não apenas das implementações iniciais fornecidas pela Rede Matic. O Polygon apresenta um conjunto de soluções para a crise de escalabilidade do Ethereum – daí a parte ‘poli’ da nomenclatura atualizada do projeto. A Polygon ainda lida principalmente com conectividade de sidechain e executa sua cadeia principal de PoS a partir de abril de 2021, mas tem planos de expandir sua caixa de ferramentas para incluir outras soluções de camada 2, como zkRollupse Optimistic Rollups, sidechains autônomos, cadeias corporativas, cadeias de segurança compartilhadas, bem como protocolos de comunicação entre cadeias. Como tal, o Polygon se descreve como um canivete suíço de escalonamento Ethereum e desenvolvimento de infraestrutura.
É importante observar que a infraestrutura já comprovada do Polygon – sua cadeia PoS e cadeias laterais de plasma – continuará ininterrupta. As novas adições e soluções de dimensionamento do Polygon serão inteiramente construídas em torno desses pilares. As soluções de dimensionamento da Polygon têm visto até agora uma ampla adoção com mais de 250 Dapps, ~ 20 milhões de txns e ~ 390 mil usuários de carteiras exclusivas.
Com o desenvolvimento de uma infraestrutura de escalonamento adicional e um ecossistema multi-cadeia completo, a Polygon espera transformar o Ethereum em uma ‘Internet de Blockchains’. O Polygon agora também conta com mais suporte direto dos principais desenvolvedores do Ethereum do que nunca, com vários membros da comunidade do Ethereum ingressando no Polygon em funções de consultoria – uma vantagem bem-vinda para o desenvolvimento e sucesso contínuo do projeto. Embora o roteiro do Polygon seja ambicioso, o projeto acumulou tecnologia, suporte e experiência para cumprir suas promessas. Embora ainda não se saiba até que ponto o Polygon pode ajudar a dimensionar a rede Ethereum, os benefícios de fazê-lo não podem ser subestimados.
A ascensão das soluções de dimensionamento da camada 2
Para competir com os sistemas legados de processamento de pagamentos, empréstimos e hospedagem de aplicativos, as redes blockchain devem se tornar altamente escaláveis. Isso significa ser capaz de acomodar um número exponencialmente crescente de usuários, transações e outros dados. No entanto, ao atingir escalabilidade, é imperativo que uma rede blockchain não sacrifique a descentralização e a segurança no processo. Esse desafio ficou conhecido como o trilema do blockchain , e muitas novas estratégias surgiram para tentar alcançar um equilíbrio suficiente de escalabilidade, descentralização e segurança em conjunto.
As soluções da camada 2 representam uma metodologia de aumento da taxa de transferência da camada de base, ou camada 1, cadeias de blocos abstraindo parte da carga computacional da cadeia principal para ocorrer tangencialmente em outros ambientes de cadeias de blocos que podem oferecer vantagens adicionais, como maior velocidade ou custos de operação mais baixos. A maioria das soluções de escalonamento da Camada 2 têm como objetivo aliviar o congestionamento da rede no Ethereum , que abriga a maioria dos aplicativos descentralizados (dApps)no ecossistema do blockchain hoje. Embora as soluções de escalonamento da Camada 2 possam vir em todas as formas e tamanhos e tenham abordagens diferentes para atingir objetivos semelhantes, elas são geralmente definidas como protocolos de terceiros que se integram a uma cadeia de blocos subjacente da Camada 1 para aumentar seu rendimento transacional.
A rede Ethereum experimentou seu maior tráfego de rede já registrado e volume de transações no início de 2021. O mesmo período sinalizou uma nova fase de crescimento para os projetos de escalonamento da camada 2 concorrentes, pois cada um competia para ser o primeiro a fornecer efetivamente uma solução de escalonamento viável para o rede massiva de blockchain. Isso desencadeou o que às vezes é coloquialmente conhecido como “as guerras de escalada”.
Tecnologia cripto de polígono e crescimento da plataforma
No primeiro semestre de 2021, a plataforma cripto Polygon (anteriormente Matic Network) se solidificou como uma das principais soluções de escalonamento Layer-2 para Ethereum e provou ser eficaz em aumentar a velocidade e usabilidade de Ethereum, ao mesmo tempo diminuindo o custos associados ao uso da rede . O Polygon ganhou força em grande parte devido à arquitetura técnica subjacente de sua Cadeia de Commit Proof-of-Stake (PoS) e sua solução de dimensionamento de Plasma Mais Viável (MoreVP). O sistema Commit Chain da blockchain PoS do Polygon serve como um conector para a cadeia principal Ethereum, atraindo centenas de Ethereum dApps para sua plataforma por meio de seu potencial para diminuir instâncias de congestionamento de rede comum a Ethereum e outras blockchains de Prova de Trabalho (PoW) .
Veja como funciona: Polygon Commit Chains agrupam lotes de transações e os confirmam em massa antes de retornar os dados para a cadeia principal. Teoricamente, o Polygon eventualmente terá milhares de cadeias escalando juntas para aumentar o rendimento, com o potencial de um dia gerar milhões de transações por segundo (TPS) quando anexado a uma cadeia principal como Ethereum.
Em julho de 2021, o Polygon facilitou aproximadamente 350 milhões de transações (com cerca de sete milhões de transações por dia), suportou mais de 600.000 endereços de carteira e integrado com mais de 350 dApps usando a rede cripto Polygon. Parte do crescimento do Polygon é devido ao seu potencial de economia de tempo e custo: em muitos casos, ele pode cortar custos para desenvolvedores de dApp e fornecer tempos de liquidação mais rápidos com muito menos congestionamento de rede do que seria o caso em construir diretamente na rede Ethereum. A plataforma recebeu alguma cobertura de cripto-mídia bastante significativa, enfatizando a velocidade, eficácia e crescimento exponencial da base de usuários do Polygon.
Casos de uso e parcerias mais proeminentes do Polygon
O Polygon experimentou um crescimento significativo graças a alguns casos de uso muito utilitários. Por exemplo, o Polygon habilitou uma ampla variedade de dApps para acelerar seu processamento de pagamento e atingir tempos de liquidação quase instantâneos. O aumento nas taxas de processamento de pagamento permitiu que dApps, comerciantes e usuários realizassem transações facilmente com criptomoedas. A Polygon também estabeleceu uma parceria com o Dharma Protocol para permitir que os comerciantes analisem as classificações de crédito dos usuários da plataforma com base em seu histórico de transações.
Por meio de uma parceria entre a Polygon e a plataforma de empréstimos Aave , esta última atingiu cerca de US $ 20 bilhões em valor total bloqueado (TVL) , com mais de um terço desse valor vindo de sua implantação no Polygon. Em poucos meses, a versão do Aave implantada no Polygon disparou de cerca de US $ 1 bilhão em liquidez bloqueada para mais de US $ 7 bilhões em julho de 2021.
A Polygon também se envolveu em parcerias e integrações com vários DeFi dApps, incluindo:
- Curva da plataforma de troca Stablecoin
- Trocas descentralizadas (DEXs) como Uniswap , SushiSwap , Injective , 0x , 1inch e Rede Kyber
- Augur de plataforma de apostas
- Protocolo de oceano do mercado de dados
- Plataforma de tokenização cross-blockchain RenVM
- Redes Oracle como Chainlink , Band Protocol e API3
- Novatos de DeFi, como BarnBridge, que também estão criando integrações de polígonos
Esses protocolos – e muitos mais – se beneficiam de custos reduzidos e maior eficiência funcional na rede cripto Polygon. O Polygon também aumentou a velocidade e diminuiu os custos associados a jogos baseados em blockchain e tokens não fungíveis (NFTs) . DApps de jogos e NFT e plataformas como Atari, OpenSea, Decentraland , Terra Virtua, Aavegotchi, Cometh e NiftyKit escalaram suas experiências de usuário com o Polygon.
Novas implementações de tecnologia
Embora a Polygon esteja ocupada construindo uma infraestrutura de escalonamento Layer-2 para Ethereum, o projeto planeja desenvolver sua oferta de produto focada em escalabilidade para oferecer suporte a outros blockchains e fornecer interoperabilidade cross-chain entre diferentes protocolos. O Polygon também planeja fornecer funcionalidade adicional além de sua conectividade de Cadeia de Compromisso, com a integração de outros mecanismos de escalonamento como rollups otimistas.
Em maio de 2021, a Polygon também anunciou o lançamento de um kit de desenvolvimento de software (SDK) que permitirá aos desenvolvedores implantar seus próprios blockchains autônomos conectados com Ethereum e protocolos Layer-2. O SDK do Polygon é projetado para ser uma solução plug-and-play para que os desenvolvedores personalizem facilmente certos parâmetros, como mecanismos de consenso e cronogramas de sincronização, para otimizar processos baseados em blockchain para plataformas e tarefas específicas. A abordagem da Polygon a esse respeito não é diferente daquela da rede Polkadot, que suporta uma rede “multichain” de blockchains interconectados e interoperáveis. Se o SDK do Polygon for amplamente adotado e integrado, haverá potencial para o Ethereum também se desenvolver em um ecossistema de várias cadeias.
Futuro da Polygon
Muitos especialistas em blockchain afirmam que o sucesso do Polygon e redes semelhantes em trabalhar para soluções de escalonamento cada vez mais eficazes para o blockchain Ethereum pode marcar uma transição para um futuro multichain, onde dApps populares são incentivados a lançar implantações em mais de uma rede blockchain a fim de alcançar um público mais amplo e melhor servir seus usuários.
Aproveitando implantações em várias plataformas, novos protocolos e dApps podem ser escalados com mais facilidade para uma base de usuários mais ampla. Com o desenvolvimento de infraestrutura de escalonamento adicional e a transição potencial para um ecossistema multichain completo, a rede cripto Polygon espera transformar Ethereum em uma “Internet de Blockchains”. Com mais suporte direto dos principais desenvolvedores do Ethereum do que nunca, e um histórico curto, mas bem-sucedido, o Polygon está bem posicionado para desempenhar um papel fundamental em tal transformação.
Qual a previsão de preço para a criptomoeda Polygon (MATIC)?
De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2025 o preço do MATIC deve cruzar um nível de preço médio de $8.557, o valor mínimo esperado do preço do Polygon no final do ano atual deve ser $9.453. Além disso, MATIC pode atingir um nível de preço máximo de $10.125.
Onde comprar MATIC
As principais exchanges onde você pode comprar, vender e negociar MATIC atualmente são:
- Binance
- BiONE
- ZebPay
- Coinbase Pro
- Huobi Global
- UniSwap
- WhiteBIT
- Hotbit.
Conclusão
O token Polygon trouxe um grande favor ao mundo da tecnologia ao criar um protocolo de camada 2 eficiente que pode ajudar a manter a força, conveniência, acessibilidade e desempenho geral do Ethereum. Com isso, os usuários do Ethereum podem aproveitar ainda mais os recursos do blockchain e criar serviços melhores no futuro.