pNetwork é um protocolo de roteamento multi-cadeia de código aberto para fornecer interoperabilidade em uma variedade de blockchains independentes. Essas funcionalidades cross-blockchain permitem, por exemplo, o lançamento de tokens “embrulhados” chamados pTokens que dependem da manutenção de um peg de 1 para 1 entre o blockchain nativo e o blockchain do host (por exemplo, Bitcoins empacotados para operar no blockchain Ethereum). O pNetwork Token PNT serve como o token de governança para o pNetwork DAO, a moeda de staking para nós pNetwork e a moeda de recompensa pelos serviços oferecidos por esses nós.
O que é pNetwork (PNT)?
A pNetwork abriga uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO) que governa a própria rede, juntamente com as pontes pTokens e suas dinâmicas. Especificamente, eles podem decidir operar um nó de validação ou ajudar a moldar seu futuro votando em propostas de melhoria de pTokens por meio do pNetwork DAO.
A pNetwork fornece a base para um sistema verdadeiramente descentralizado e é, de fato, uma realização de seus objetivos de descentralização progressiva. O sistema pTokens passará por uma série de atualizações para alcançar uma rede de validadores totalmente descentralizada, a pNetwork, onde vários operadores (ou seja, validadores) garantirão que não haja um único ponto de falha. A pNetwork será lançada como uma rede com permissão, que evoluirá rapidamente para uma rede sem permissão. É uma rede aberta, pública e independente construída sobre Ethereum com um sistema de governança embutido.
pNetwork DAO
O pNetwork DAO estará aberto para qualquer pessoa participar e contribuir para o desenvolvimento do sistema pTokens por meio de um mecanismo de votação baseado em token. Os membros do DAO iniciarão os processos de votação para influenciar o desenvolvimento e o futuro do sistema pTokens. A introdução de uma rede subjacente representa uma melhoria em relação ao modelo inicial, pois fortalece a segurança das pontes dos pTokens, minimizando vários riscos, pois a rede é suportada por várias partes.
Qualquer pessoa pode tornar-se membro DAO e contribuir para que a rede seja efetivamente descentralizada, assumindo um papel ativo no sucesso do projeto. Os membros DAO e validadores dentro da rede representam as chaves para sua descentralização, capturando a essência desses conceitos pioneiros do movimento financeiro descentralizado.
Para que serve o pNetwork (PNT)?
- Provisão de liquidez – Os pTokens formarão um ponto de troca auditável, seguro e descentralizado para transações financeiras multi-blockchain. Melhore a liquidez externa para DApps ETH DeFi.
- Transacione ou mova tokens de diferentes redes – Os detentores de pToken podem mover sua moeda entre cadeias sem precisar se preocupar com segurança e operações de indexação entre cadeias.
- Recompensa – É um incentivo para os validadores e um meio para a comunidade participar ativamente do mecanismo de votação do pNetwork DAO.
- Mineração – pNetwork permite aos usuários minerar. Os mineradores protegem e verificam as transações para proteger o blockchain e sua continuidade, os validadores protegem e verificam o movimento de ativos de cadeia cruzada.
- Staking – O pNetwork permite staking e o interesse é maturado com base nos tokens em jogo, tornando as recompensas mais altas para os membros mais investidos, e é distribuído para membros que participam ativamente dos mecanismos de votação DAO.
Como o pNetwork é protegido?
pNetwork é protegido através do enclave. O enclave representa a caixa de proteção segura na qual as chaves privadas para ambas as blockchains correspondentes podem ser geradas, armazenadas e usadas para a assinatura da transação que financia e queima pTokens. Ele é usado para validar blocos de entrada e suas transações, garantindo que apenas transações válidas de qualquer cadeia possam fazer com que sua contraparte transacional igual e oposta seja assinada pelo enclave.
A segurança inerente dos enclaves TEE combinada com o atestado remoto e código de código aberto permite que as partes interessadas auditem independentemente instâncias de enclave em execução. O código disponível publicamente deixa claro todos os processos que o enclave é e não é capaz de realizar, enquanto o atestado remoto confirma que esse código-fonte aberto é realmente o que está sendo executado no enclave. Por causa disso, mesmo os escritores de enclave não podem incluir pontos de entrada ocultos que podem comprometer a segurança da chave privada do enclave devido à natureza de código aberto do código do enclave.
pTokens
O pTokens visa ser um sistema de código aberto descentralizado que facilita a movimentação de ativos entre cadeias e visa eliminar a necessidade de um intermediário confiável, criando um incentivo criptoeconômico por meio de um token de governança. Ao alimentar as atividades dos validadores, o token PNT é um elemento-chave do método de staking na base da rede.
O sistema pTokens é o capacitador para conexões unidirecionais e bidirecionais entre uma variedade de redes blockchain. A classificação de navegação dessas conexões depende dos recursos exclusivos de cada protocolo blockchain. A ponte pTokens é uma maneira segura e transparente para que ativos criptográficos sejam movidos entre cadeias. Ele pode ser construído para cada direção de uma conexão entre duas redes independentes, para que qualquer ativo seja movido para qualquer blockchain.
Três elementos-chave são necessários para que uma ponte pTokens seja configurada, a saber: um nó completo para cada blockchain sendo uma ponte, enclaves seguros rodando dentro de TEEs e uma rede de validadores que cooperam em conjunto para gerar e gerenciar a(s) chave(s) privada(s) usado para orquestrar os processos de peg-in e peg-out
Token PNT
O token pNetwork (PNT) será introduzido no sistema como uma forma de implementar a governança liderada pela comunidade e como um incentivo para que os atores da rede desempenhem seus papéis. Função do token PNT no sistema O token PNT representa um elemento-chave do sistema, pois alinha incentivos para todos os participantes. O PNT é aproveitado internamente pelo sistema pTokens para permitir operações para validadores e membros DAO.
O pNetwork Token (PNT) é alavancado dentro do sistema como um incentivo para que todos os atores participem da descentralização do sistema e da verificação do movimento cross-chain de ativos. Os membros do DAO poderão expressar suas preferências em relação a uma variedade de propostas de melhoria apostando seus tokens PNT dentro da Organização Autônoma Descentralizada e votando de acordo. O fornecimento circulante do token PNT será limitado a 60 milhões de tokens.
Onde comprar PNTtoken?
PNT pode ser comprado em várias bolsas de criptomoedas principais, algumas das maiores são: Binance, CoinW, BingX e Bitrue.
Previsão de Preço pNetwork (PNT)
O preço do pNetwork está previsto para atingir um nível máximo de $0.695 ao longo de 2022. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do pNetwork (PNT) pode atingir um nível máximo de $1.337, com o preço médio de negociação de $0.995. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2025 PNT deve cruzar um nível de preço médio de $1.612.
O valor mínimo esperado do preço do pNetwork no final do ano atual deve ser $1.489. Além disso, PNT pode atingir um nível de preço máximo de $1.643. O preço do pNetwork está previsto para atingir o nível mais baixo possível de $1.427 em 2030. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, o preço do PNT pode atingir um nível máximo possível de $2.632, com o preço médio previsto de $1.983.
Conclusão
O projeto pNetwork foi lançado no final de 2019 (originalmente chamado de pTokens) como uma solução de cadeia cruzada conectando vários blockchains e ativos, com sua primeira solução de ponte de cadeia cruzada conectando Bitcoin e Ethereum entrando em produção em 5 de março de 2020. Isso foi seguido pelo lançamento de uma variedade de outras conexões de cadeia cruzada para permitir a movimentação de ativos e, posteriormente, NFTs e dados entre ecossistemas. Hoje, a pNetwork fornece conexões em mais de 15 redes (incluindo vários ambientes blockchain muito diferentes e redes de dimensionamento Ethereum). Paralelamente, o protocolo passou por evoluções posteriores com o objetivo de tornar o sistema cada vez mais descentralizado.