Plasm Network é um hub dApps em Polkadot que oferece suporte a Ethereum, Rollups e muito mais. O recurso Plasm torna a Web 3.0 escalonável mais rápida, barata e compatível com Ethereum, juntamente com a plataforma Smart Contract compatível com Polkadot.
O que é Plasm Network (PLM)?
Plasm Network é uma biblioteca de módulos em tempo real baseada no Substrate. É aí que os desenvolvedores podem adicionar recursos do Plasm à sua cadeia de substratos. Usando esta biblioteca, os desenvolvedores podem construir um blockchain escalonável em minutos. O substrato consiste em duas partes: Substrate Core e Substrate Runtime Module Library (SRML). O Plasm pode personalizar pontos-chave no substrato usando SRML e, a seguir, criar uma nova sequência orgânica do substrato. O Plasm é uma solução da camada 2 para dimensionar blockchains. O Plasm vai ajudar a reestruturar o potencial económico do blockchain, esta reestruturação vai permitir que o blockchain funcione de forma autónoma sem a necessidade de gestão de criadores e operadores. Em uma situação ideal, as cadeias de blocos de operadores podem ser dimensionadas sem quaisquer limites.
A Plasm Network pode ser considerada uma infraestrutura escalável e interoperável com Web3.0. A Plasm Network é construída em substrato. Portanto, o Plasm tem um potencial muito alto para se tornar o pára-quedas de Polkadot no futuro e funcionará como uma plataforma de contrato inteligente escalonável. Isso permite que o Plasm preencha o vazio no design de Polkadot. Escalabilidade é definitivamente um dos requisitos mais importantes de que os desenvolvedores DApps precisam e, se escolherem o Plasm, não precisarão se preocupar com escalabilidade.
Como Funciona Plasm Network (PLM)?
A Plasm Network visa criar a melhor plataforma de contrato inteligente para que os desenvolvedores de DApps em Polkadot não tenham que se preocupar com infraestrutura e apenas se concentrar em seus DApps. Além disso, qualquer desenvolvedor pode construir qualquer aplicativo na Plasm Network sem considerar sua escalabilidade. A Plasm Network resolve os dois maiores problemas: escalabilidade e interoperabilidade .
Capacidade de extensão
A maioria dos blockchains não pode escalar porque são projetados para “consenso descentralizado”. Seu TPS (Transactions Per Second) é muito menor do que um banco de dados centralizado e a quantidade de dados que podem ser armazenados em cada bloco é limitada. Portanto, no caso de um pico nas transações, a transação de um usuário pode ser: não confirmada, atrasada por muito tempo ou, pior ainda, falhar. Isso frustra os usuários familiarizados com a arquitetura tradicional.
- A escalabilidade no Plasm está resolvendo esses problemas
- Aumente as transações por segundo (TPS).
- Taxas de transação mais baratas.
- Uma ação pode ser concluída mais rapidamente.
Habilidade interativa
Existem vários blockchain que existem lá, mas a maioria deles não pode interagir uns com os outros, o que é uma grande perda para o ecossistema do blockchain. Se você deseja converter uma moeda da rede Bitcoin para a rede Ethereum, é necessário enviar essa moeda para uma bolsa centralizada, vendê-la, comprar outra e, por fim, retirá-la para sua carteira. Isso desperdiça tempo e custa uma quantia incalculável de dinheiro. Polkadot é um protocolo que permite que diferentes blockchains interajam perfeitamente entre si. E por causa disso, a Plasm Network está conectada ao Polkadot para aproveitar sua interoperabilidade. Cadeias diferentes interagem umas com as outras, e a escalabilidade do Plasm é definitivamente a melhor solução para a situação dos blockchains hoje.
Architecture Plasm Network
Com o sonho de se tornar um fornecedor de contrato inteligente para todo o sistema Polkadot, a arquitetura da Plasm deve provar que pode lidar com essa grande responsabilidade.
Será mais fácil de entender se você olhar para a figura abaixo: Plasm é essencialmente uma blockchain de camada 1 construída sobre o Substrato, também conhecido como “protocolos de Plasm maximizados”.
Além disso, a equipe de desenvolvimento da Plasm também desenvolve módulos como:
- O módulo Plasm consiste em 2 módulos principais: o Módulo do Operador e o Módulo DApps Seal.
- Módulo OVM (Optimize Virtual Machine): Este módulo irá invocar o contrato Plasm e interagir com os aplicativos construídos no Substrate.
- Módulo de Contrato: Este módulo será responsável pelo pagamento através do adaptador da camada 1.
Os aplicativos da Camada 2 podem ser criados através de adaptadores da Camada 1. Em modelos convencionais, podemos implementar o Plasm da Ethereum que consiste em muitos módulos gerenciados por uma série de contratos. De forma inteligente, com este modelo, você não pode prever exatamente quanto as taxas de transação irão custo para um aplicativo Plasm porque esses contratos inteligentes têm muitas camadas de lógica. Além disso, ter muitos contratos inteligentes torna mais difícil o entendimento dos desenvolvedores. Em vez disso, o OVM funciona de outra maneira simples, esses contratos inteligentes serão empacotados em três módulos: módulo OVM, módulo de Plasm e módulo de contratos.
Características da rede Plasm
Além de desenvolver módulos, a Plasm Network também possui recursos para incentivar os usuários a usar e contribuir com a rede para torná-la mais estável e forte.
Operator Trading: Operator Trading é um mecanismo de compra e venda de operações em aplicações Plasm. Com esse mecanismo, a execução de DApps terá suas recompensas específicas. Isso ajudará os mineiros a conseguirem mais se trabalharem duro. Obviamente, qualquer um pode se tornar um Operador Comercial, desde que seja designado pelos desenvolvedores. As operadoras, que compartilham os mesmos valores, podem apoiar-se mutuamente, concedendo-se mutuamente seus direitos. Esse mecanismo pode possibilitar que uma ou mais novas cadeias fora da cadeia no futuro interajam facilmente com a Rede Plasm.
Recompensa DApps: Este é um mecanismo de incentivo para desenvolvedores ou administradores de contratos inteligentes. Essas recompensas serão minhas quando um novo bloco nascer. Podemos ver na figura abaixo que 50% do DApps Reward irá para operadores de contrato inteligentes e Nominadores de DApps (40% para operadores de contrato inteligentes e 10% para Nominadores de DApps). Os mineiros podem obter mais tokens de PLM se seu contrato inteligente obtiver mais indicações dos indicados. Além disso, os mineiros receberão uma quantia de recompensa igual ao número de tokens colocados em seu contrato inteligente. Esse mecanismo incentivará os indicados a participar de contratos inteligentes e também resolverá problemas de pagamento para administradores.
Lockdrop: Lockdrop é uma nova maneira de distribuir tokens. Os participantes irão bloquear suas moedas (ETH, DOT, KSM …). Em troca, eles receberão um token de um projeto do qual desejam participar. O número de tokens retornados depende de quantos tokens estão bloqueados e por quanto tempo estão bloqueados.
Tokenomics
Lockdrop é uma nova forma de distribuir tokens. O primeiro bloco tinha 16.783 ETH bloqueado, o que é enorme e pode nos mostrar o interesse da comunidade pelo projeto Plasm. Os eventos de liberação de token serão separados para garantir que o projeto terá um fornecimento estável.
Lockdrop também possui outro mecanismo: Multi-lockdrop. O multi-lockdrop também pode ser entendido como vários lockdrops. Esse mecanismo ajudará a limitar o número de detentores de baleias (aqueles que possuem muitos tokens) se houver apenas alguns compradores iniciais. Além disso, esse mecanismo torna a distribuição mais justa e melhor. Além disso, a segurança e integridade de um blockchain depende de consertá-lo para os nós e detentores de tokens.
Se esse mecanismo se repetir continuamente, será mais fácil para o Plasm entender a distribuição de tokens para seus detentores e também reduzir os custos de manutenção para solução de problemas quando a rede fizer eventos de distribuição de código em notificação separada. A equação de vários eventos de bloqueio é sempre: a_1: a_2: a_ 3 = 6: 5: 4. Conforme mostrado abaixo, o token PLM a pagar pelo primeiro bloqueio é 1.200 PLM, o segundo bloqueio é 1.000 e o terceiro lote é 800 .
Token PLM
O token da Plasm Network é PLM e pode ser usado para:
Staking: O recurso de piquetagem do DApps Plasm é um recurso premium e, atualmente, apenas o Plasm oferece suporte a esse recurso no Ecossistema Polkadot. PLM apostando em DApps e também desenvolvedores DApps receberão recompensas dos indicados. Além de apostar em DApps, os Titulares de PLM também podem apostar na Rede Plasm, possivelmente em validadores ou até mesmo em um matcher. Esse recurso tornará a rede mais descentralizada e independente de administradores de rede. Além disso, como o Plasm é a camada 1 e oferece suporte a desenvolvedores que implantam na camada 2, os desenvolvedores da camada 2 DApps podem colocar tokens em contratos inteligentes que são executados na camada 1 e, em seguida, gerar aplicativos da camada 2. Isso é bom para ambos os lados porque os desenvolvedores da camada 2 podem tirar proveito do sistema Plasm e, por outro lado,
Taxas de transação: uma coisa com a qual todos concordam é que qualquer transação em qualquer rede blockchain está sujeita a taxas de transação e os tokens de PLM podem ser usados para taxas de transação.
Governança: os detentores de tokens de PLM também podem gerenciar a rede por meio de votação. Este recurso já está planejado e a equipe de desenvolvimento do Plasm o lançará no futuro.
Rede de Comunidade Plasm
A comunidade da rede Plasm é muito grande, incluindo projetos promissores na rede Polkadot, como Phala Network, Crust, Reef, Acala.
Conclusão
É fácil ver que a Plasm Network é a peça que faltava no ecossistema Polkadot. Contratos inteligentes são um recurso muito necessário para uma plataforma interativa como o Polkadot. Com módulos como OVM, Plasm , módulo de contratos, o Plasm terá mais possibilidades de interagir com DApps de camada 2. Além disso, escalabilidade do Plasm, TPS mais rápido, taxas de transação mais baratas com certeza é uma vantagem, enquanto blockchains populares como ETH estão ficando mais lentos e suas taxas de transação estão aumentando dia a dia. Se a Plasm Network ganhar o leilão de parachain, seu potencial certamente será enorme.
Isenção de responsabilidade : PortaCripto é um portal de notícias e não fornece nenhum conselho financeiro. O papel do PortaCripto é informar a comunidade sobre criptomoedas e sobre o que está acontecendo neste espaço. Faça sua própria diligência antes de fazer qualquer investimento. O PortaCripto não será responsável por qualquer perda de fundos.