Definição do ponto pivô
Os pontos de pivô são indicadores usados em análises técnicas – principalmente por day traders – que auxiliam na identificação de uma criptomoeda ou da tendência geral de outro ativo.
O que é um ponto dinâmico de estoque?
Um ponto de pivô da ação, como são comumente chamados, é calculado por meio de uma média relativamente básica das máximas e mínimas intradiária de um ativo, em conjunto com o preço de fechamento do dia anterior. Simplificando, se uma criptomoeda está sendo negociada acima do ponto de pivô, presume-se que seja alta . Por outro lado, se um ativo estiver sendo negociado abaixo do ponto de pivô, presume-se que a tendência de baixa continuará.
Além de incorporar a alta, a baixa e o fechamento anterior de um ativo, os pontos de pivô também usam o suporte projetado e os níveis de resistência – locais onde os comerciantes antecipam que uma criptomoeda pode encontrar suporte de compra ou pressão de venda . Romper esses níveis indica aos comerciantes que o ativo está tendendo em uma direção de alta ou de baixa.
Como identificar pontos de pivô?
Como são calculados os pontos dinâmicos
ara começar, a fórmula técnica para o cálculo dos pontos de pivô é a seguinte:
Ponto de pivô = (High + Low + Close) / 3
Resistência = 1 (ponto pivô × 2) – Baixo
Resistência 2 = ponto de pivô + (Alto – Baixo)
Suporte 1 = (ponto de pivô × 2) – Alto
Suporte 2 = ponto de pivô – (Alto – Baixo)
Vamos supor que estejamos calculando um ponto de pivô na terça-feira. Se for esse o caso, devemos pegar a alta, a mínima e o fechamento a partir de segunda-feira.
Primeiro, adicionamos os preços altos, baixos e próximos. Depois, dividimos essa soma por três e marcamos esse preço no gráfico como o ponto pivô.
Agora que sabemos o ponto de pivô, podemos calcular dois níveis de resistência e suporte usando as fórmulas fornecidas acima.
Cálculos alternativos dos pontos de pivô
Alguns analistas técnicos calculam os pontos de pivô usando uma variação que inclui o preço de abertura de um ativo na fórmula. Como tal, a fórmula é semelhante a esta:
Ponto dinâmico = (abertura de hoje + máxima de ontem + mínima de ontem + fechamento de ontem) / 4
Naturalmente, incorporar o preço de abertura na equação muda os dois níveis de suporte e resistência .
Além disso, alguns analistas técnicos criaram suas próprias – e mais complexas – variações de pontos de pivô – embora alguns sintam que as variedades mais complicadas prejudicam a facilidade de uso do indicador.
Como usar indicadores de ponto dinâmico?
Os pontos dinâmicos são indicadores intradiários que podem ser usados para negociar uma ampla variedade de ativos e instrumentos. No entanto, é importante observar que eles são estáticos e não se movem ao longo do dia – ao contrário de outros indicadores técnicos, como médias móveis e osciladores . Isso oferece uma vantagem notável, pois os comerciantes são capazes de identificar antecipadamente seu plano de negociação intradiário.
Geralmente, os traders de análise técnica de ponto-pivô podem procurar vender uma criptomoeda se seu preço cair abaixo de um ponto-pivô no início do dia. Alternativamente, os negociantes de pivô do Bitcoin podem procurar entrar em posições longas se o oposto acontecer e o BTC subir acima do ponto de pivô. Os dois níveis de resistência e suporte podem ser usados como alvos potenciais para realização de lucros ou definição de perdas de parada.
No entanto, como é o caso com todos os indicadores técnicos, os pontos de pivô são mais bem usados em conjunto com outros indicadores técnicos em uma estratégia de negociação bem definida. Por exemplo, se um nível de suporte ou resistência também coincide com um nível de Fibonacci , um negociante pode achar esse nível reforçado e mais válido. O mesmo princípio se aplica às médias móveis populares.
Um exemplo de uso dos pontos de pivô com os níveis de Fibonacci
Usando o gráfico acima como exemplo, podemos ver que o preço do Bitcoin CME Futures poderia ser potencialmente reforçado em torno do ponto de pivô atual próximo a $ 52.000, uma vez que existe um nível de Fibonacci em $ 51.000. Isso pode significar que os comerciantes ansiosos para comprar ou entrar em uma posição longa podem estar interessados em fazê-lo na faixa de $ 51.000 a $ 52.000. Os comerciantes de baixa, entretanto, podem olhar para fechar uma posição vendida em torno do segundo nível de suporte, perto de $ 42.000, uma vez que também está próximo de um nível chave de Fibonacci.
Conclusão
Os pontos de pivô são indicadores relativamente simples usados em análises técnicas que podem permitir que os negociantes planejem sua estratégia intradiária com antecedência. Calculá-los é muito fácil, mesmo para alguém que é completamente novo em negociação.
Os pontos de pivô não são de forma alguma o indicador técnico mais popular, mas muitos traders os consideram úteis quando combinados com outros indicadores técnicos, como médias móveis ou níveis de Fibonacci.
Também é importante lembrar que os pontos de pivô são inerentemente preditivos – o que significa que eles não garantem a correção. Como acontece com todos os indicadores técnicos, eles não garantem resultados lucrativos