A Pastel Network é uma plataforma baseada em blockchain para artistas e colecionadores publicarem e comprarem arte digital. A plataforma transforma obras digitais em ativos digitais não fungíveis para que você possa negociá-los livremente sem a necessidade de um intermediário.
O que é Pastel Network (PSL)?
A Pastel Network é uma blockchain de camada 1 totalmente descentralizada e amigável ao desenvolvedor que serve como o padrão de protocolo proeminente para tokens não fungíveis (“NFTs”) e tecnologia Web3. A infraestrutura Pastel permite que blockchains de camada 1 existentes, aplicativos descentralizados ou empresas de terceiros protejam criadores e colecionadores.
De colecionáveis e mídia digital a documentos e aplicativos, usuários e desenvolvedores podem certificar a raridade de ativos e armazenar dados para sempre. Protocolos leves fornecidos por APIs abertas interoperáveis, como Sense e Cascade, podem ser facilmente integrados nas redes existentes. Uma ampla variedade de aplicativos Web3 pode ser construída diretamente na Pastel Network, permitindo que os desenvolvedores aproveitem os recursos de registro escaláveis, processos de armazenamento e segurança do ecossistema mais amplo.
Vantagens do Pastel
Blockchain de camada 1 específico para aplicativos: desenvolvido especificamente para lidar com segurança com todos os casos de uso de missão crítica pertencentes ao ecossistema NFT e Web3.
- Totalmente sem permissão: Uma rede aberta de nós ponto a ponto, disponível a todos para participar do processo de consenso que a Rede Pastel usa para validar transações e dados.
- Taxas desprezíveis: A função de taxa dinâmica suporta taxas de transação insignificantes para solicitações dentro e fora da cadeia, reduzindo o atrito das camadas 1 de uso geral tradicionais.
- Armazenamento confiável: O sistema distribuído altamente redundante alcança armazenamento permanente. Pague uma vez, guarde para sempre.
- Interoperabilidade entre cadeias: integre nativamente os padrões Open-API e conecte ativos entre cadeias de maneira confiável.
- Secure Foundation: Arquitetura multicamadas desenvolvida para alcançar a máxima segurança de rede.
Construir com Pastel
- Protocolos de API aberta: Integre protocolos nativos como Sense e Cascade em seu próprio blockchain ou aplicativo nativo por meio de APIs da Web abertas e leves.
- Estrutura ágil de ticket inteligente: represente facilmente dados NFT no blockchain e adicione recursos personalizados ou atualize a funcionalidade existente no Pastel usando um esquema de ticket inovador construído com integridade de dados intrínseca.
- Módulos Pastel Developer: Desenvolva mercados on-chain ou aplicativos de terceiros diretamente na Pastel Network, com suporte de uma série de protocolos, APIs bem documentadas e funcionalidade gRPC para ajudar os criadores a começar.
Como funciona a Pastel Network (PSL)?
Curiosamente, o Pastel se inspira na arquitetura de vários projetos de criptomoedas diferentes. A equipe construiu a rede em cima do ZCash , um fork do Bitcoin. Portanto, ele usa o algoritmo de hash EquiHash, produz novos blocos a cada dois minutos e meio e implementa Zk-SNARKs para transações privadas na cadeia. Ao contrário do ZCash, no entanto, o Pastel não tem uma recompensa de fundador para financiar as operações. Em vez disso, eles implementaram um sistema de Masternodes inspirado no Dash que vota em recompensas.
Masternodes pastel
Embora a rede Pastel ainda tenha mineradores gerando novos blocos, os Masternodes são o cerne do sistema. Eles inspecionam e armazenam imagens de arte, além de facilitar as trocas entre os usuários. Em troca, eles recebem pagamentos de tokens PSL. Masternodes também recebem uma recompensa PSL de cada novo bloco.
A rede Pastel implementa um sistema de classificação e reputação para garantir que um Masternode malicioso, ou conjunto de Masternodes, não comprometa o blockchain. Sem entrar em muitos detalhes, a rede Pastel implementa a métrica de distância XOR para garantir que não haja jogo sujo entre os Masternodes. A métrica de distância XOR foi popularizada pela Dash e efetivamente classifica os Masternodes na ordem em que se deve receber a próxima recompensa do bloco.
Processo de rede pastel
A Rede Pastel inclui vários recursos que devem beneficiar a proveniência e o comércio de arte digital. O mais importante é o registro de obras de arte no blockchain Pastel. O processo é mais ou menos assim:
- Como artista, você cria um ID Pastel que o identifica exclusivamente.
- Com esse ID, você faz upload de arquivos de imagem para sua arte digital usando a plataforma Pastel.
- Você assina este arquivo com a chave privada do seu ID Pastel. A assinatura garante que outra parte, como um dos Masternodes, não possa adulterar sua arte.
- A rede Pastel utiliza o sistema de classificação de distância XOR para determinar quais Masternodes recebem sua obra de arte.
- Os Masternodes verificam a arte para um conteúdo indecente ou plágio. Em troca deste serviço, você paga a eles uma taxa de registro .
- Depois que três Masternodes aceitarem seu registro, o Masternode com a classificação mais alta escreverá seu tíquete para o blockchain Pastel.
- Por fim, o bilhete artístico fica ativo na rede assim que as transações associadas forem confirmadas.
Token PSL
O token PSL (“PSL”) serve como o token utilitário nativo e digital criptograficamente protegido da Pastel Network. Ao rodar em uma blockchain especializada e desenvolvida especificamente, a PSL é a base para acessibilidade. Inerentemente, o PSL capacita a economia sem permissão e sem fronteiras para NFTs e Web3.
Casos de uso de PSL
- Operações de rede: gere um PastelID, crie NFTs, envie tíquetes e execute solicitações de API aberta
- Participar: Operar um SuperNode e depositar garantias em troca do fornecimento de recursos computacionais, validação e serviços de segurança
- Governança: As partes interessadas podem iniciar e votar em várias propostas
Mecanismo deflacionário
Nas operações da rede principal, uma porcentagem de cada taxa de transação é distribuída para um endereço criptoficamente impossível de gastar, resultando em uma redução do fornecimento geral de PSL (“Prova de Queima”). Principais operações de rede que resultam em Proof of Burn: Criação de PastelID, Registro NFT, Ativação NFT, NFT Trade, Solicitação de sentido de API aberta é Solicitação de cascata de API aberta.
Onde comprar o token PSL?
A criptomoeda PSL pode ser negociada nas seguintes exchanges:
- MEXC
- KuCoin
- HitBTC
Previsão de Preço Pastel (PSL)
O preço do Pastel está previsto para atingir um nível máximo de $0.00385 ao longo de 2022. Já em 2023 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, em 2023, o preço do Pastel (PSL) pode atingir um nível máximo de $0.00741, com o preço médio de negociação de $0.00551. Em 2025 de acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, PSL deve cruzar um nível de preço médio de $0.00893. O valor mínimo esperado do preço do Pastel no final do ano atual deve ser $0.00825. Além disso, PSL pode atingir um nível de preço máximo de $0.00910.
O preço do Pastel está previsto para atingir o nível mais baixo possível de $0.00790 em 2030. De acordo com o nosso índice de previsão de preço cripto, o preço do PSL pode atingir um nível máximo possível de $0.0146, com o preço médio previsto de $0.0110.
Conclusão
Arte digital e blockchain andam juntos como Satoshi e Bitcoin. Embora vários projetos de blockchain estejam trabalhando com procedência artística (Pepe Cash, Codex Protocol , Mecenas), a moeda Pastel é única em sua implementação de Masternodes na tentativa de criar um sistema completamente descentralizado. O projeto ainda é jovem com muito a provar. Mas se a equipe puder colocar seu produto no mercado de maneira rápida e eficiente, a moeda Pastel pode se tornar o novo padrão para arte digital rara.