Orbs é uma nova infraestrutura de blockchain pública projetada para ser usada por empresas de grande escala que oferecem produtos reais no mundo real. Hoje, a tecnologia blockchain e criptomoeda, sem dúvida, têm um enorme potencial, mas muitas moedas e produtos ainda não têm muito uso além da especulação de investimento. Além disso, muitas empresas que poderiam se beneficiar dessa tecnologia estão ficando claras devido à sua complexidade.
A Orbs quer mudar isso e, portanto, criar a oportunidade para que essa tecnologia tenha valor real para as empresas. Por meio de seu próprio token ORBS e integrações com os maiores blockchains, como Ethereum e Bitcoin , o Orbs pretende revolucionar o uso de blockchain e trazê-lo para as ruas.
“Acho que as tecnologias de blockchain podem introduzir novos modelos econômicos revolucionários, novas formas de monetização, novos modelos de negócios, e acho que isso vai mudar este mundo completamente.”
Tal Kol, cofundador da Orbs
O que é o Orbs Blockchain?
Orbs é uma infraestrutura de blockchain pública israelense lançada em março de 2019 com o objetivo de facilitar a entrada de empresas no reino da tecnologia de blockchain. Aqui, os desenvolvedores podem construir os serviços de back-end (aplicativos) de que precisam em uma plataforma descentralizada, aberta e sem permissão, mantendo a governança.
A Orbs se diferencia por meio de seu suporte a aplicativos permitidos desenvolvidos por empresas com fins lucrativos existentes, bem como pelo suporte a DApps . Atualmente, a Orbs se concentra principalmente em aplicativos de finanças descentralizadas ( DeFi ), já que são considerados mais relevantes para as empresas, e o espaço está crescendo exponencialmente.
Como os orbs são estruturados?
Orbs é um blockchain híbrido que permite que as empresas criem os aplicativos de que precisam. Para esse fim, ele é estruturado com uma pilha de blockchain completa e uma base de código que inclui uma experiência de desenvolvedor ponta a ponta, cobrindo tudo o que é necessário para criar e executar aplicativos de blockchain. Conforme descrito em seu white paper de visão geral da tecnologia , ele possui os seguintes recursos:
Consenso híbrido de duas camadas: Orbs procura preencher a lacuna entre blockchains públicos e privados por ter uma infraestrutura sem permissão, mas permitindo aplicativos com permissão. Dessa forma, os Orbs podem permitir a segurança no nível do blockchain, mas também a governança do aplicativo pelos produtores do aplicativo. Os produtores também podem optar por fazer a transição para uma estrutura sem permissão posteriormente, caso desejem.
Cadeias virtuais: cada aplicativo no Orbs é executado em sua própria cadeia virtual e, portanto, é independente. Isso torna a execução mais suave e evita que seja afetado por outros aplicativos pertencentes a outras empresas. Os validadores Orbs executam essas cadeias virtuais em paralelo, o que significa que o pool de validadores sem permissão é completamente compartilhado e instalado em toda a rede, garantindo assim a segurança e a descentralização.
Prova de interesse (PoS) sobre Prova de trabalho (PoW): Apesar de Orbs ter um mecanismo de consenso PoS, ele depende de Ethereum mainnet, uma rede PoW, para evitar qualquer jogo sujo durante as eleições para validadores. Isso ocorre porque o PoW oferece verificação externa, enquanto em um consenso de PoS , os participantes são os validadores, o que significa que os validadores estariam validando suas próprias escolhas .
Helix Consensus Algorithm (RPoS): Este é um protocolo de consenso que permite uma validação mais rápida de transações. Ele faz isso selecionando aleatoriamente um conjunto fixo de nós por bloco e, em seguida, validando-os por meio do consenso. A aleatoriedade comum e verificável é alcançada por meio de Prova de aposta aleatória (RPoS), que garante escalabilidade, justiça e segurança.
Contratos inteligentes poliglotas: Para ser competitivo e acessível ao maior número de empresas possível, a Orbs oferecerá contratos inteligentes em vários idiomas, incluindo JavaScript e Go. Isso não apenas torna a construção de um aplicativo mais acessível, mas também incentiva a reutilização da biblioteca de contratos inteligentes. Além disso, o Orbs oferece não determinismo, permitindo total interoperabilidade com contratos inteligentes na rede principal Ethereum e com aplicativos do mundo real localizados em sistemas existentes ou bancos de dados que não estão na cadeia.
Taxas: Orbs visa atrair negócios para longe de blockchains privados com sua oferta, mas para ser competitivo, deve ter taxas semelhantes. As taxas de blockchain públicas são altas e, devido ao mercado de licitação compartilhado sobre recursos limitados, também são imprevisíveis.
As cadeias virtuais independentes da Orbs para cada aplicativo significa que cada aplicativo recebe recursos de computação separados, o que significa que as taxas são previsíveis e podem ser pagas como uma taxa mensal. A alocação dinâmica de recursos por cadeia virtual também significa que os recursos de execução não flutuam tanto, o que significa que não há escassez e, portanto, as taxas podem ser mantidas baixas.
Como funciona o bloco Orbs?
A Orbs usa um sistema de consenso Proof-of-Stake (PoS) para gerenciar sua rede e escalabilidade. De acordo com este sistema, os membros operam a rede por meio de um programa de incentivos:
Delegadores Orbs: Os delegados ajudam a contribuir para o sucesso da rede piquetando seus tokens ORBS. Ao fazer isso, eles transferem seus direitos de voto para um Guardião e recebem uma recompensa anual de até 8% de seus tokens ORBS apostados.
Guardiões Orbs: Guardiões são os representantes das estacas e atuam como auditores. Eles monitoram os Validadores e usam seus direitos de voto, transferidos para eles dos Delegados, para realizar eleições e eleger novos Validadores. Os guardiões são responsáveis por distribuir recompensas de aposta aos seus Delegados e devem ter uma aposta própria mínima de 8% de sua aposta total delegada.
Validadores Orbs: Os validadores são os operadores de nós profissionais que executam o sistema. Eles executam as redes virtuais usando taxas e são recompensados por isso. Os validadores também precisam travar uma aposta para participar, pois isso lhes dá mais motivos para agir positivamente.
Usar um sistema PoS reduz a pegada de carbono do blockchain e, portanto, torna-o mais sustentável a longo prazo. No entanto, Orbs é executado no sistema PoW de Ethereum, o que prejudica um pouco isso.
Orbs e Ethereum
O blockchain Orbs é um blockchain híbrido, em que muitas de suas funções são executadas no Ethereum. Por exemplo, o token ORBS (um token ERC-20), as funções de piquetagem, delegação e votação operam sobre contratos Ethereum e usam o valor do Ethereum como um auditor objetivo. Isso adiciona segurança, pois os responsáveis e validadores são incapazes de manipular a rede ou o processo de votação.
Usar o consenso PoW da Ethereum também significa que os Orbs podem evitar os ataques cibernéticos de longo alcance que são um risco maior no PoS , mantendo a boa escalabilidade. No entanto, isso tira um pouco de sua independência e coloca a questão de quão seguro será quando o Ethereum V2.0 for lançado , já que isso irá mover o Ethereum para um sistema PoS também.
O que é o token ORBS?
O token ORBS (ORBS) foi lançado em abril de 2019 como um token ERC-20 e é usado para executar o protocolo Orbs. É utilizado para liquidar quaisquer taxas relacionadas à execução de aplicativos e como sistema de incentivos para garantir a eleição descentralizada e segura dos Validadores do sistema. É a única forma de pagamento aceita na plataforma.
Análise de Preço ORBS
O ORBS está avaliado em pouco menos de US $ 0,10, com valor de mercado de US $ 216,5 milhões. Isso está significativamente acima de seu custo inicial de cerca de US $ 0,03, mas abaixo do pico de cerca de US $ 0,30 em abril de 2021.
Como pode ser visto no gráfico de preços acima, o ORBS parece ter seguido o padrão do BTC. Ambas as criptomoedas permaneceram praticamente estáveis ao longo de 2019, com uma forte alta em abril de 2021, seguida por uma forte queda em julho. Ambos começaram a se recuperar por volta de junho / julho de 2021, e ambos terminaram consideravelmente acima de seus respectivos valores de 2019.
Essas tendências geralmente podem ser vistas em toda a linha devido à redução do BTC em 2020 e à queda das criptomoedas em 2021 . Diferente do BTC, entretanto, o ORBS tem um suprimento total muito alto de 10 bilhões de tokens, em comparação com o suprimento total muito menor do BTC de 21 milhões de moedas. O pequeno suprimento total da BTC é uma das coisas que mantém seu valor alto, devido às regras padrão de oferta e demanda e, portanto, o volume muito maior de ORBS manterá seu próprio custo baixo.
Qual é o futuro dos Orbs?
Ao olhar para o gráfico de preços, pode-se ver que abril de 2021 foi quando o valor do ORBS finalmente ficou em alta. Isso foi em parte graças ao mercado de alta inicial de 2021 das criptomoedas, estimulado por um grande aumento no investimento em criptomoedas durante 2020: Em 2020, a MicroStrategy investiu mais de US $ 1 bilhão em BTC , enquanto o investimento em criptomoeda da Grayscale atingiu um total de US $ 10 bilhões em novembro de 2020.
Além disso, e com relevância particular para ORBS, foi a mudança para abraçar a tecnologia de criptomoedas e blockchain por empresas e bancos. Gigantes da tecnologia, incluindo PayPal e Square, foram os primeiros a começar a construir com essa tecnologia, enquanto o Escritório de Controladoria da Moeda dos Estados Unidos (OCC) aprovou publicamente o uso da tecnologia blockchain pelos bancos . Essas decisões de empresas significaram que a blockchain Orbs, que oferece suporte a aplicativos permitidos desenvolvidos por empresas com fins lucrativos existentes, era agora relevante e em uma posição privilegiada.
A oferta da Orbs de aplicativos com fins lucrativos autorizados, onde a empresa pode manter o controle e ter segurança garantida de blockchain, torna-o desejável. Além disso, o fato de incluir contratos inteligentes poliglotas o torna muito mais acessível para empresas menores e, assim, expande seu alcance.
No entanto, sua confiança no Ethereum, e o fato de que o Ethereum é muito mais estabelecido e oferece um produto semelhante, levanta a questão de se os negócios não serão simplesmente direcionados para lá. A Orbs certamente tem uma oferta atraente e está trabalhando para reduzir as taxas para aumentar sua vantagem competitiva em relação às plataformas centralizadas. Se conseguir isso, suas perspectivas parecem boas, com conveniência, acessibilidade, segurança e custo ao seu lado. No entanto, resta saber se as empresas serão atraídas.
Conclusão
Orbs fica entre blockchains públicos como Ethereum e privados como Hyperledger . Ele consolida as duas demandas em um só lugar: a segurança do blockchain descentralizado e a governança e conveniência da centralização. No entanto, apesar de ter uma pilha de blockchain de ponta a ponta completa, ele ainda depende muito do Ethereum para sua segurança e recursos de auditoria de PoW.
Não está claro como os Orbs serão afetados quando o Ethereum 2.0 for totalmente implementado, e ele se move para um consenso PoS. Sua capacidade de oferecer construção de aplicativos com uma estrutura autorizada e, em seguida, a oportunidade de mudar para uma estrutura sem permissão de forma tão tranquila é certamente um benefício adicional.
Isso, junto com seus contratos inteligentes poliglotas, cria a oportunidade perfeita para as empresas migrarem para a tecnologia blockchain. A estrutura de taxas mais baixa e previsível dos orbs pode até impedi-los de se mudar para Ethereum quando isso acontecer. A tecnologia de criptomoeda e blockchain está se tornando cada vez mais popular, e a Orbs tem uma boa oferta para esse exato momento. O que resta saber, no entanto, é se será bom o suficiente para afastar as empresas de blockchains mais estabelecidos.